A extensão no âmbito do IFC é um processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos, visando o desenvolvimento socioeconômico sustentável local e regional. Envolve necessariamente a comunidade externa.

Ações

As ações da extensão são o conjunto de práticas e atividades que ultrapassam as fronteiras da instituição de ensino, integrando a comunidade acadêmica ao público externo, visando a intervenção na realidade e a socialização do conhecimento.

Programas

Programa de Extensão é o conjunto articulado de projetos e outras ações ou atividades de extensão, e.g. curso, evento, prestação de serviços, etc., preferencialmente de caráter orgânico institucional, multidisciplinar e integrado às atividades de ensino e/ou de pesquisa.

Projetos

Projeto de Extensão é a ação ou atividade formalizada, com objetivo específico e prazo determinado, visando resultado de mútuo interesse, para a sociedade e para a comunidade acadêmica , e integrada às atividades de ensino e/ou de pesquisa.

Cursos

Curso de Extensão é ação pedagógica de caráter teórico e prático, presencial ou a distância, planejado para atender às necessidades da sociedade, visando ao desenvolvimento, à atualização e ao aperfeiçoamento de conhecimentos, com critérios de avaliação definidos.

Eventos

Evento de Extensão é a ação que implica a apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, com o envolvimento da comunidade externa, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela instituição.

Prestações de Serviço

Prestação de Serviço — conjunto de ações tais como consultorias, laudos técnicos e assessorias, vinculadas às áreas de atuação da instituição, que dão respostas às necessidades específicas da sociedade e do mundo do trabalho, priorizando iniciativas de diminuição das desigualdades sociais.

Produtos

Produtos- materiais didáticos, tais como livros, apostilas, manuais, cartilhas, vídeos, filmes, softwares, CDs e outros, articuladas com às Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa-Inovação e de Extensão.

  • As informações acima foram baseadas no Regulamento de Programa de Extensão e Projeto de Extensão do Instituto Federal Catarinense, aprovado pela RESOLUÇÃO Nº 062 – CONSUPER/2013, localizado aqui.

 

Fluxo de processos da Coordenação de Programas, Projetos e Ações

Passo

Setor

Procedimento

1

Proponente/

coordenador (docente ou TAE)

Elabora proposta para submissão (pode ser programa, projeto, curso, evento ou produto).

2

Proponente/coordenador

Submete a proposta no módulo SIGAA Extensão e seleciona o edital que pode ser:

Edital de fluxo contínuo: quando a proposta não necessita de recursos financeiros.

Edital específico: quando o edital prevê a concessão de bolsas e/ou recursos financeiros.

A proposta deve preencher todos os requisitos do edital e ser preenchido conforme as especificações do sistema SIGAA.

3

Chefia imediata do proponente/

coordenador

Autoriza ações de Extensão no sistema SIGAA.

4

Coordenação de Extensão dos campi ou Reitoria (conforme definido pelo edital)

Envia para o Comitê de Extensão do campus (no SIGAA vai somente para o coordenador de Extensão, que é o presidente do Comitê). O presidente deverá reunir o Comitê de Extensão para deliberar sobre as propostas e emitir parecer sobre a validade, relevância social e viabilidade técnica e científica, que deverá ser registrada em ata.

5

Avaliadores ad hoc

Caso esteja previsto no edital, a proposta de ação de Extensão será enviada para avaliadores ad hoc.

6

Presidente do Comitê de Extensão do IFC (COMEXT) ou Presidente do Comitê de Extensão dos campi (conforme previsto em edital)

Registra no SIGAA a Avaliação final da proposta.

7

Proponente/ coordenador

Coloca a proposta aprovada em execução no SIGAA. Enquanto a ação de Extensão estiver em execução, é possível ao coordenador do projeto gerenciar equipes organizadoras, gerenciar participantes, gerenciar inscrições, cadastrar bolsistas e planos de trabalho.

8

Coordenação de Extensão dos campi

Acompanhar a execução das ações de Extensão.

9

Proponente/coordenador

Preenche o relatório parcial da ação de Extensão (quando exigido em edital ).

10

Proponente/coordenador

Preenche o relatório final da ação de Extensão e realizar a prestação de contas conforme estabelecido em edital.

11

Presidente do Comitê de Extensão do IFC (COMEXT) ou Presidente do Comitê de Extensão dos campi (conforme previsto em edital)

Analisa e emite o parecer final sobre o relatório no SIGAA.

12

Após a aprovação definitiva da ação de Extensão, o sistema SIGAA disponibilizará os certificados para o coordenador e demais colaboradores da ação de Extensão, bem como para os participantes, se for o caso.

 

Clique AQUI e obtenha mais informações sobre as ações de extensão do Instituto Federal Catarinense.

Link do SIGAA para acesso pela Comunidade Acadêmica:

https://sig.ifc.edu.br/sigaa/public/home.jsf#