O Programa Instituição Amiga do Empreendedor é coordenado por um grupo interinstitucional, formado por representantes do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu), e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Associação dos Cursos de Graduação em Administração – ANGRAD, da Fundação Getúlio Vargas – FGV, de Instituições de Educação Superior e outras Instituições que poderão ser convidadas a participar.

As Micro e Pequenas Empresas – MPEs são de grande importância para economia de um país. A Constituição Brasileira prevê tratamento diferenciado e favorecido às MPEs e, em virtude da capacidade do brasileiro para empreender, o Programa “Instituição Amiga do Empreendedor” fomenta a profissionalização dos empreendedores e estudantes com o objetivo de ampliar as habilidades, os conhecimentos e as atitudes para alcançar os seguintes objetivos específicos:

– Aumentar o índice de sucesso e sobrevivência dos pequenos negócios e geração de riqueza;

– Aprimorar o perfil empreendedor e o ato de empreender;

– Reduzir e mitigar os riscos para o empreendedor;

– Promover os atributos pessoais e competências interdisciplinares que formam a base de um comportamento e mentalidade empresarial (criatividade, espírito de iniciativa, aceitação de risco, autoconfiança, independência, etc.);

– Contribuir para a geração de conhecimento na educação empreendedora e na instigação de atitudes para o empreendedorismo.

Poderão participar do Programa Instituição Amiga do Empreendedor as Instituições de Ensino Superior – IES em atividade e regularmente credenciadas nos seus respectivos sistemas de ensino. As condições do programa incluem disponibilizar gratuitamente espaços físicos de interlocução dentro do ambiente das instituições de ensino superior (IES) para orientação e capacitação de empreendedores e potenciais empreendedores. O espaço do empreendedor, a depender da instituição, poderá atuar nas seguintes temáticas: empreendedorismo, mercado, modelo de negócio, legislação, finanças e gestão.

O Campus Videira, localizado na Rodovia SC 135, km 125, Bairro Campo Experimental em Videira (SC), cujo telefone de contato é o (49) 3533-4900, dispõe de um espaço com empreendedoras atuantes:

Nome

Função

E-mail para contato

Local

Angela Maria Crotti da Rosa

Mediadora IAE/IFC

angela.rosa@ifc.edu.br e/ou extensao.videira@ifc.edu.br

Coordenação Geral de Estágios e Extensão

Celia de Paula Antunes Crestani

Empreendedora

celiaantunescrestani@gmail.com

Campus Videira

Sala C07

Marlene Costa de Souza

Empreendedora

marlenegata09@hotmai.com

Vilma Pazin Crotti

Empreendedora

adm_hellp@hotmail.com


Portaria Conjunta nº 78, de 29 de setembro de 2016
– Portaria que instituiu o Grupo Interinstitucional para definir proposta de criação e regulamentação do Projeto Instituição Amiga do Empreendedor.
Documentos norteadores:

Portaria Interministerial nº 5, de 28 de setembro de 2017 – Portaria de criação do Programa Instituição Amiga do Empreendedor.

Termo de Adesão do Instituto Federal Catarinense – Comprovante de que o IFC é uma Instituição Amiga do Empreendedor.

Site Oficial do Programa Instituição Amiga do Empreendedor – Contem todas as informações pertinentes para auxiliar outras instituições a fazerem parte do Programa, bem como, o acesso ao sistema do IAE.

Apresentação Instituição Amiga do Empreendedor – Descreve o programa com dados nacionais que demonstram a necessidade de iniciativas de orientação empreendedora.