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Quem somos

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) é um órgão de assessoramento e encontra-se ligado, na Reitoria, à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social, e em cada campus, diretamente à Direção-geral.

A atuação do NAPNE dos campi deve ser articulada com o NAPNE central, ao qual é subordinado na definição das políticas e estratégias, embora diretamente vinculado à Direção-geral do Campus.

*O NAPNE tem como finalidade:

I – Desenvolver ações de implantação e implementação de Programas e Políticas de inclusão, conforme as demandas existentes em seus campus e região de abrangência.

II – Promover na instituição a cultura da educação para a inclusão, promovendo a quebra das barreiras atitudinais, educacionais e arquitetônicas.

*Ao NAPNE compete:

I – A disseminação da cultura da inclusão no âmbito do IFC através de projetos, assessorias e ações educacionais, contribuindo para as políticas de inclusão das esferas municipal, estadual e federal;

II – Mediar as negociações e convênios com possíveis parceiros para atendimento das pessoas com necessidades específicas;

III – Avaliar e propor diretrizes e metas a serem alcançadas, no tocante a Inclusão no âmbito do IFC;

IV – Auxiliar na implementação de políticas de acesso e permanência dos alunos com necessidades educativas específicas de acordo com a legislação vigente;

V – Manifestar-se, sempre que se fizer necessário, sobre assuntos didático-pedagógicos e administrativos, relacionados à inclusão;

VI- Promover eventos que envolvam a capacitação de servidores para as práticas inclusivas em âmbito institucional.

Acesse aqui o Regulamento do NAPNE do Instituto Federal Catarinense.

 

Contatos NAPNE – Reitoria (napneifc@ifc.edu.br)

Contatos NAPNE – Campus

 

*Conheça os resultados da pesquisa realizada pelo NAPNE em 2015, acesse aqui o Relatório!*

 

** Clique na imagem abaixo e visualize as publicações do NAPNE sobre inclusão e acessibilidade no Informativo IFC. **

NAPNE Informativo