Sistema SIG fora do ar – esclarecimentos

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

O Sistema SIG — do qual o IFC é usuário, juntamente com outras instituições de ensino por todo o país — sofreu um ataque virtual nesta sexta-feira e, em virtude disso, se encontra atualmente indisponível.  Até o momento, não tivemos previsão de prazo para correção e/ou mitigação da falha por parte da UFRN (instituição desenvolvedora do sistema, e detentora de sua propriedade intelectual), com a qual o Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Instituto atua em colaboração para adereçar esta questão.  

A falha explorada parece estar ligada a  uma biblioteca estruturante do SIG.  Por questões de segurança e proteção aos dados do IFC, não há possibilidade técnica de se colocar o sistema no ar antes das orientações da UFRN e aplicação das correções desenvolvidas pelo IFC. Até lá, o sistema permanece desligado.

Diante deste quadro, e devido à amplitude do ataque, o restabelecimento dos serviços ainda pode demorar algum tempo. Por isso, recomenda-se que os prazos de editais, reuniões e demais instâncias subsidiadas por documentos emitidos pelo SIG, e questões acadêmicas sejam reconsiderados para minimizar os prejuízos à comunidade.

A DTI trabalha desde às 6h desta sexta-feira (29/10) para resolver esta questão. Já foram tomadas as seguintes providências:

 

  • Identificação da extensão do ataque, que não comprometeu a integridade nem ocasionou fuga de informações armazenadas; 

 

  • Produção de cópias dos sistemas para posterior disponibilização das autoridades competentes.;

 

  • Comunicação do problema à UFRN (que prontamente nos atendeu) e fornecimento dos dados necessários para que pudessem nos auxiliar na correção. 

 

  • Investigação e possíveis correções de infraestrutura

 

Assim que for constatada a viabilidade de se colocar o sistema de volta no ar, a comunidade acadêmica será prontamente comunicada.

Atualização – 03/11:

Em ação conjunta entre o IFC e UFRN, foi disponibilizado uma correção para mitigar o problema ocorrido no dia 29/10/2021.

Agora a correção será homologada no ambiente do IFC e após testes, o acesso ao sistema SIG será liberado para a comunidade.

A previsão é que o sistema retorne amanhã, dia 04/11 até o meio dia.