Atualizado em 01/02/2021 11:08

Nota do Comitê de Crise: reunião de 19/11/2020 – Relacionada aos estágios obrigatórios e não obrigatórios, jovem aprendiz e demais atividades práticas para estudantes adolescentes na faixa etária de 16 a 18 anos. (Link aqui) (Autorização bolsistas adolescentes).

A extensão no âmbito do IFC é um processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos, visando o desenvolvimento socioeconômico sustentável local e regional. Envolve necessariamente a comunidade externa.

Ações

As ações da extensão são o conjunto de práticas e atividades que ultrapassam as fronteiras da instituição de ensino, integrando a comunidade acadêmica ao público externo, visando a intervenção na realidade e a socialização do conhecimento.

Programas

Programa de Extensão é o conjunto articulado de projetos e outras ações ou atividades de extensão, e.g. curso, evento, prestação de serviços, etc., preferencialmente de caráter orgânico institucional, multidisciplinar e integrado às atividades de ensino e/ou de pesquisa.

Projetos

Projeto de Extensão é a ação ou atividade formalizada, com objetivo específico e prazo determinado, visando resultado de mútuo interesse, para a sociedade e para a comunidade acadêmica , e integrada às atividades de ensino e/ou de pesquisa.

Cursos

Curso de Extensão é ação pedagógica de caráter teórico e prático, presencial ou a distância, planejado para atender às necessidades da sociedade, visando ao desenvolvimento, à atualização e ao aperfeiçoamento de conhecimentos, com critérios de avaliação definidos.

Eventos

Evento de Extensão é a ação que implica a apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, com o envolvimento da comunidade externa, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela instituição.

Prestações de Serviço

Prestação de Serviço — conjunto de ações tais como consultorias, laudos técnicos e assessorias, vinculadas às áreas de atuação da instituição, que dão respostas às necessidades específicas da sociedade e do mundo do trabalho, priorizando iniciativas de diminuição das desigualdades sociais.

Produtos

Produtos- materiais didáticos, tais como livros, apostilas, manuais, cartilhas, vídeos, filmes, softwares, CDs e outros, articuladas com às Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa-Inovação e de Extensão.

  • As informações acima foram baseadas no Regulamento de Programa de Extensão e Projeto de Extensão do Instituto Federal Catarinense, aprovado pela RESOLUÇÃO Nº 062 – CONSUPER/2013, localizado aqui.

 

Fluxo de processos da Coordenação de Programas, Projetos e Ações

Passo

Setor

Procedimento

1

Proponente/

coordenador (docente ou TAE)

Elabora proposta para submissão (pode ser programa, projeto, curso, evento ou produto).

2

Proponente/coordenador

Submete a proposta no módulo SIGAA Extensão e seleciona o edital que pode ser:

Edital de fluxo contínuo: quando a proposta não necessita de recursos financeiros.

Edital específico: quando o edital prevê a concessão de bolsas e/ou recursos financeiros.

A proposta deve preencher todos os requisitos do edital e ser preenchido conforme as especificações do sistema SIGAA.

3

Chefia imediata do proponente/

coordenador

Autoriza ações de Extensão no sistema SIGAA.

4

Coordenação de Extensão dos campi ou Reitoria (conforme definido pelo edital)

O presidente deverá reunir o Comitê de Extensão para deliberar sobre as propostas e emitir o parecer o qual deverá ser registrado em ata.

5

Avaliadores ad hoc

Caso esteja previsto no edital, a proposta de ação de Extensão será enviada para avaliadores ad hoc.

6

Presidente do Comitê de Extensão do IFC (COMEXT) ou Presidente do Comitê de Extensão dos campi (conforme previsto em edital)

Registra no SIGAA a avaliação final da proposta.

7

Proponente/ coordenador

Coloca a proposta aprovada em execução no SIGAA. Enquanto a ação de Extensão estiver em execução, é possível ao coordenador do projeto gerenciar equipes organizadoras, gerenciar participantes, gerenciar inscrições, cadastrar bolsistas e planos de trabalho.

8

Coordenação de Extensão dos campi

Acompanha a execução das ações de Extensão.

9

Proponente/coordenador

Preenche o relatório parcial da ação de Extensão (quando exigido em edital).

10

Proponente/coordenador

Preenche o relatório final da ação de Extensão e realiza a prestação de contas conforme estabelecido em edital.

11

Presidente do Comitê de Extensão do IFC (COMEXT) ou Presidente do Comitê de Extensão dos campi (conforme previsto em edital)

Analisa os relatórios com o Comitê e insere o parecer final sobre o relatório no SIGAA.

12

Após a aprovação definitiva da ação de Extensão, o sistema SIGAA disponibilizará os certificados para o coordenador e demais colaboradores da ação de Extensão, bem como para os participantes, se for o caso.

 

Clique AQUI e obtenha mais informações sobre as ações de extensão do Instituto Federal Catarinense.

Link do SIGAA para acesso pela Comunidade Acadêmica:

https://sig.ifc.edu.br/sigaa/public/home.jsf#