A forma de ingresso aos cursos superiores do IFC, a partir de 2015, será 100% através do SiSU. Para isso, é importante que todo candidato que pretende fazer curso superior no IFC se inscreva e faça a prova do ENEM/2015.
Para ingressar na graduação do IFC, o candidato precisa percorrer cinco passos simples:
1) Fique de olho no período de inscrição do ENEM 2015;
2) Faça a sua inscrição no ENEM 2015;
3) Não perca a PROVA do ENEM 2015;
4) Participe do SiSU 2015/2016;
5) Início das aulas do Superior no IFC – Março/2016.
Você deve estar se perguntando: o que é o ENEM?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. A partir de 2009, passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Foram implementadas mudanças no Exame que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFs), para a mobilidade acadêmica e para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.
Respeitando a autonomia das universidades, a utilização dos resultados do Enem para acesso ao ensino superior pode ocorrer como fase única de seleção ou combinado com seus processos seletivos próprios. No IFC, a partir deste ano, o ingresso aos cursos SUPERIORES será 100% pelo resultado do ENEM, através do SiSU.
Ainda tem dúvidas sobre o ENEM? ACESSE <portal.inep.gov.br/web/enem/perguntas-frequentes>.
E o SiSU?
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
O processo seletivo do SiSU é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet. O IFC participa APENAS da primeira edição, que acontece em JANEIRO de cada ano.