Atualizado em 17/03/2020 11:08

PROGRAMAS E PROJETOS E AÇÕES DE EXTENSÃO – 2019

Item

Edital

Título do Projeto

Objetivo

Coordenador[a] do Projeto de Extensão

Estudantes bolsistas do Ensino Médio

Estudantes bolsistas de Graduação

Resultados obtidos e trabalhos publicados

1

130 – 2018

A PRODUÇÃO LEITEIRA NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DE ABELARDO LUZ: Novas adequações.

Objetivo Geral Contribuir para o Arranjo Produtivo Local do Leite como a principal forma de produção e trabalho dos assentamentos rurais de Abelardo Luz.

MARLUSE CASTRO MACIEL/AURO CÉSAR BRAGA

4

Relatório AURO CESAR BRAGA

2

130 – 2018

Ações de pesquisa, extensão e ensino para a desmistificação do consumo da carne suína.

Conscientizar os comerciantes, consumidores, adolescentes e alunos sobre o consumo de carne suína e como esse alimento pode gerar novas rendas e promover a saúde da população, já que se trata de uma proteína de origem animal.

ERIANE DE LIMA CAMINOTTO

2

Relatório ERIANE DE LIMA CAMINOTTO

3

130 – 2018

Perfil lipídico do músculo Longissimus dorsi em carcaças de leitões suplementados com melaço como palatabilizante da dieta

Avaliar o efeito do melaço como palatabilizante pós-peletização sobre o perfil lipídico do músculo Longissimus dorsi da carcaça de leitões em fase de crescimento.

FABIANA MOREIRA

2

Relatório FABIANA MOREIRA

4

130 – 2018

Alojamento e formas de arraçoamento de fêmeas suínas gestantes sobre a reprodução e bem-estar animal

Verificar o alojamento coletivo e formas de arraçoamento de fêmeas suínas durante a gestação em relação a parâmetros reprodutivos e de bem-estar animal.

IVAN BIANCHI

2

Relatório IVAN BIANCHI

5

130 – 2018

Patologia Veterinária: ferramenta para tomada de decisão no controle e e profilaxia em animais domésticos e selvagens.

Gerir ações de controle e profilaxia de doenças em animais domésticos e selvagens por meio do desenvolvimento de uma ferramenta de auxílio a tomada de decisões baseada na análise dos resultados de exames anatomopatológicos

JOICE SELEME MOTA

2

Relatório JOICE SELEME MOTA

6

130 – 2018

Estudo da influência do arraçoamento automatizado sobre o controle do escore de condição corporal de fêmeas suínas alojadas em baias coletivas.

Gerar soluções tecnológicas, a partir da integração de conhecimentos da área de Informática e Física, para problemas encontrados no manejo nutricional de fêmeas suínas alojadas em baias coletivas na UEA de Suinocultura do IFC-Araquari.

LEANDRO MARCOS SALGADO ALVES

2

1

Relatório LEANDRO MARCOS SALGADO ALVES

7

130 – 2018

O ecossistema do Rio Parati, Araquari/SC como fonte de alimento e a sustentabilidade ambiental.

Avaliar a qualidade marinha ambiental do Rio Parati, promover a educação ambiental na comunidade de Araquari junto ao poder público, e expor os resultados obtidos no Ensino Superior e Técnico do Instituto Federal Catarinense, provendo discussões e pensamentos críticos entre os estudantes sobre a qualidade ambiental do Rio Parati como recurso natural do município.

ROBERT LENOCH

2

Relatório ROBERT LENOCH

8

130 – 2018

Características da carcaça e da carne de novilhos Hereford e Braford certificados oriundos de diferentes sistemas de terminação

Avaliar o efeito do sistema de terminação sobre as características da carcaça e da carne de novilhos Hereford e Braford certificados de acordo com o protocolo do Programa Carne Pampa®.

VANESSA PERIPOLLI

2

9

130 – 2018

Transferência de tecnologia para o monitoramento ambiental por drones em aterros sanitários regulados e recursos hídricos no Vale do Itajaí – SC

Implementar parte da tecnologia de uma patente concebida no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da FURB por meio de uma parceria de cooperação firmada com a AGIR. Mais precisamente, constitui a adaptação do artefato tecnológico concebido para o monitoramento de enchentes em tempo real para a fiscalização da utilização de recursos naturais. Desta forma, a proposta visa readequar a utilização de VANT (Veículo Aéreo Não-Tripulado) de rotor para as necessidades de gestão ambiental de áreas de risco. Trata-se da utilização do protótipo desenvolvido no Núcleo de Estudo da Tecnociência NET para o processo de controle dos mananciais de abastecimento hídrico e depósito de resíduo sólidos legais no município de Timbó/SC. Isto envolve, por um lado, alinhamento das competências acumuladas na FURB e, por outro, identificação das necessidades técnicas da AGIR. De forma geral a proposta de transferência tecnológica entre a FURB e a AGIR objetiva, portanto, a transformação da competência científica desenvolvida na FURB num bem coletivo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade do Vale do Itajaí.

PÉRICLES ROCHA DA SILVA

2

Relatório PÉRICLES ROCHA DA SILVA

10

130 – 2018

Cine Cuca IFC Brusque: o cinema como ferramenta de formação crítica

Conceber as exibições de cinema como ferramentas de aprendizagem para o desenvolvimento de formação crítica e multicultural.

EDDY ERVIN ELTERMANN

4

Relatório EDDY ERVIN ELTERMANN

11

130 – 2018

Ervaterapia – Horta comunitária de ervas medicinais

Conscientizar a comunidade de Brusque e região sobre os malefícios do uso indiscriminados de fármacos, enfatizando a utilização de ervas medicinais como tratamento alternativo.

TATIANE SUELI COUTINHO

2

Relatório TATIANE SUELI COUTINHO

12

130 – 2018

Controle de Salmonella entérica Heidelberg utilizando microemulsões de óleo essencial de Citrus limonia Osbeck e ações informativas sobre perigos e prejuízos causados pela bactéria na avicultura

Pesquisar a atividade biológica do óleo essencial extraído da casca de Citrus limonia Osbeck em promover a redução e/ou eliminação de células de Salmonella entérica Heidelberg que são problemas na avicultura.

ALESSANDRA FARIAS MILLEZI

2

Relatório ALESSANDRA FARIAS MILLEZI

13

130 – 2018

O bem-estar animal como ferramenta de ensino, pesquisa e extensão.

Utilizar a disciplina de etologia do curso de medicina veterinária como ferramenta para pesquisar o enriquecimento ambiental de instalações de suínos, objetivando proporcionar maior grau de bem-estar aos animais; O conhecimento gerado durante a disciplina em conjunto com os resultados da pesquisa envolvendo todos os discentes, será aplicado em um produtor de suínos local.

AMANDA D AVILA VERARDI

2

Relatório AMANDA D AVILA VERARDI

14

130 – 2018

A Matemática vai à escola: ação integradora entre ensino, pesquisa e extensão como estratégia de contribuição aos primeiros anos do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Concórdia

Integrar ações de ensino, pesquisa e extensão no tocante a Alfabetização Matemática, por meio de um trabalho que tem a itinerância como pressuposto de intervenção.

FLAVIANE PREDEBON TITON

1

1

Relatório FLAVIANE PREDEBON TITON

15

130 – 2018

Campo Agrostológico do IFC – Difusão de tecnologia e inovação nas metodologias de ensino de manejo e utilização de pastagens

Fomentar a intensificação e a sustentabilidade do setor de produção de ruminantes na região do Alto Uruguai Catarinense e incrementar as ações de ensino do IFC Concórdia, promovendo aulas práticas, divulgação de informações e visitas em um campo agrostológico de plantas forrageiras.

JULIANO ROSSI DE OLIVEIRA

2

Relatório JULIANO ROSSI DE OLIVEIRA

16

130 – 2018

CONTROLE DA EMERGÊNCIA FOLICULAR EM OVINOS

Acompanhar a dinâmica ovariana de ovelhas após a associação de diferentes protocolos hormonais e dar assistência técnica na área de Reprodução aos produtores de ovinos do Município de Concórdia e região.

LUCIO PEREIRA RAUBER

2

Relatório LUCIO PEREIRA RAUBER

17

130 – 2018

Indução experimental de Leite Instável não Ácido (LINA) através de restrição alimentar e avaliação dos componentes do leite, sangue e urina em busca de solução ao produtor

Avaliar o aparecimento de LINA em vacas mantidas em alimentação com atendimento de diferentes percentuais das exigências nutricionais, assim como a elaboração de cartilhas e palestras para os produtores levando informações e elucidando as causas.

LUISA WOLKER FAVA

2

Relatório LUISA WOLKER FAVA

18

130 – 2018

Capacitação, implementação e avaliação da cultura de leite na fazenda (on farm culturing) como recurso técnico voltado ao uso reduzido de antimicrobianos em rebanhos bovinos leiteiros no meio oeste catarinense

Desenvolver uma ação integrada (ensino, pesquisa e extensão) voltada à capacitação, implementação e avaliação da cultura de leite na fazenda, em arranjos produtivos localizados no meio oeste catarinense, com vistas ao uso reduzido de antimicrobianos nos rebanhos.

MARCELLA ZAMPOLI TRONCARELLI

2

Relatório MARCELLA ZAMPOLI TRONCARELLI

19

130 – 2018

A Extensão unindo a Farmacovigilância à Informática

Aplicar a Metodologia Dáder a partir das entrevistas com os proprietários de animais submetidos a terapia medicamentosa. Objetivos Específicos: Contribuir com a disseminação de informações de farmacovigilância a comunidade local, difundindo tais conhecimentos.

MARIO LETTIERI TEIXEIRA

2

Relatório MARIO LETTIERI TEIXEIRA

20

130 – 2018

A necropsia como ferramenta de indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão na Veterinária

Diagnóstico das doenças que acometem os animais de produção na região Oeste de Santa Catarina.

RICARDO EVANDRO MENDES

2

Relatório RICARDO EVANDRO MENDES

21

130 – 2018

Diagnóstico etiológico por PCR de pneumonias em animais de produção necropsiados no Oeste Catarinense.

Realizar diagnóstico confirmatório por PCR dos agentes etiológicos causadores de pneumonias em ruminantes e suínos necropsiados no oeste de Santa Catarina.

TEANE MILAGRES AUGUSTO GOMES

2

Relatório TEANE MILAGRES AUGUSTO GOMES

22

130 – 2018

Ciência por meio de ações de extensão e de ensino junto a agricultores familiares e estudantes envolvendo populações locais de feijão comum

Avaliar o potencial agronômico de populações locais de feijão comum em estabelecimentos rurais de agricultores e na área experimental do curso de Agronomia do IFC – Concórdia; Apresentar a comunidade (agricultores e estudantes) por meio da realização de dias de campo características peculiares das populações locais de feijão que ainda estão sendo conservadas pelos agricultores familiares da região.

VOLMIR KIST

2

Relatório VOLMIR KIST

23

130 – 2018

Estudo comparativo do processo de soldagem MIG/MAG nas modalidades CURTO CIRCUITO CONVENCIONAL, CURTO CIRCUITO CONTROLADO (CCC) e PULSADA, visando-se à soldagem de chapas finas de aço alta resistência e baixa liga (ARBL).

Desenvolver parâmetros adequados para a soldagem automatizada de aços ARBL, utilizando-se o processo MIG/MAG nas modalidades CURTO CIRCUITO CONVENCIONAL, CURTO CIRCUITO CONTROLADO e PULSADA, nas posições PLANA e VERTICAL, visando-se comparar as diferentes modalidades de processo quanto a questões relacionadas à operacionalidade do processo, ao aporte térmico, aos ciclos térmicos de soldagem, à microestrutura e às propriedades mecânicas resultantes na junta soldada.

ALOYSIO ARTHUR BECKER FOGLIATTO

2

Relatório ALOYSIO ARTHUR BECKER FOGLIATTO

24

130 – 2018

Sistema de controle pid e monitoramento via wi-fi de temperatura para fornos de tratamento térmico da empresa kratochvil

Testar e, em sequência, disponibilizar um sistema de controle simples e de baixo custo para controlar e registrar a curva de aquecimento ou resfriamento de um forno tipo mufla.

EDUARDO AUGUSTO FLESCH

2

Relatório EDUARDO AUGUSTO FLESCH

25

130 – 2018

Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos, Culturais e Sociais Locais (APLs), com a utilização da liga fundida Pb-Sn eutética como meio de resfriamento no banho do tratamento térmico de martêmpera, incentivando a integração do Ensino, Pesquisa e Extensão.

Desenvolver em conjunto com as empresas Metalúrgica Kratochvil Ltda e a INDUCAL – Ferramentaria, Modelação e Usinagem, um meio de resfriamento inovador para o tratamento térmico de martêmpera utilizando a liga fundida Pb-Sn eutética.

MARIO WOLFART JUNIOR

2

Relatório MARIO WOLFART JUNIOR

26

130 – 2018

Estudo da refrigeração de corte criogênica na usinagem de torneamento CNC

Reduzir o desgaste da aresta de corte na operação de desbaste em usinagem CNC de materiais metálicos de difícil usinabilidade via refrigeração criogênica.

RODRIGO CARDOSO COSTA

2

Relatório RODRIGO CARDOSO COSTA

27

130 – 2018

Instrumentação e controle para aplicação de MPPT em inversor fotovoltaico

Desenvolver a placa de instrumentação para ler as variáveis de estado e assim poder rastrear o MPP para maximizar a produção de energia inversor.

TIAGO DEQUIGIOVANI

2

Relatório TIAGO DEQUIGIOVANI

28

130 – 2018

Adaptabilidade da cultura do gladíolo na Região do Alto Vale do Itajaí, SC

Caracterizar o crescimento e o desenvolvimento do gladíolo na região do Alto Vale do Itajaí, a partir da data ótima de plantio simulado pelo aplicativo Phenoglad em diferentes sistemas de cultivo; capacitar estudantes do curso no tema de estudo; e fomentar o cultivo do gladíolo na região.

ALEXANDRA GOEDE DE SOUZA

2

Relatório ALEXANDRA GOEDE DE SOUZA

29

130 – 2018

Unidade Demonstrativa de videira e produção de mudas de qualidade no Alto Vale do Itajaí

Incentivar o desenvolvimento da Viticultura no Alto Vale do Itajaí.

CLAUDIO KESKE

2

Relatório CLAUDIO KESKE

30

130 – 2018

Promoção da fruticultura no Alto Vale do Itajaí: Treinamento a agricultores familiares, construção de unidades demonstrativas e pesquisas para produção de mudas nativas.

Promover a fruticultura no Alto Vale do Itajai, em várias frentes.

CLENILSO SEHNEN MOTA

2

Relatório CLENILSO SEHNEN MOTA

31

130 – 2018

Agro4.0 – Desenvolvimento de um sistema baseado em inteligência artificial para monitoramento e controle de cultivares empregando a tecnologia de rede de sensores e estação meteorológica via redes de rádio frequência de longa distância e consumo mínimo de energia

Desenvolver um sistema baseado em inteligência artificial para monitoramento e controle de cultivares empregando a tecnologia de rede de sensores e estação meteorológica via redes de rádio frequência de longa distância e consumo mínimo de energia e propiciar qualificação profissional (ensino e extensão) no contexto das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 de alunos, de agricultores e de entusiastas da região do Alto Vale do Itajaí.

DENISE FERNANDES

2

Relatório DENISE FERNANDES

32

130 – 2018

Desenvolvimento de sistema de visão artificial para automação de processos da indústria metal mecânica

Desenvolver um protótipo funcional de sensor de triangulação laser para soldagem.

EDUARDO BIDESE PUHL

2

Relatório EDUARDO BIDESE PUHL

33

130 – 2018

MonitAgro – Monitoramento de Atividades Agropecuária utilizando Sensores e Internet das Coisas.

Elaborar um modelo para Monitoramento de Atividades Agropecuária em pequena propriedade familiar utilizando Sensores e Internet das Coisas.

FABIO ALEXANDRINI

2

Relatório FABIO ALEXANDRINI

34

130 – 2018

Inspeção Periódica e Calibração de Pulverizadores na Região do Alto Vale do Itajaí – SC

Realizar a inspeção de pulverizadores na região do Alto Vale do Itajaí, avaliar o estado dos pulverizadores em uso na agricultura, avaliar a calibração dos pulverizadores das propriedades, estudar a necessidade da implantação de inspeções periódicas em tais máquinas na Região do Alto Vale do Itajaí. Informar e apresentar aos responsáveis pelas pelo usos destes equipamentos sobre o estado de conservação dos mesmos e soluções para sua adequação ao uso.

FABRICIO CAMPOS MASIERO

2

Relatório FABRICIO CAMPOS MASIERO

35

130 – 2018

Academia 4.0 – Desenvolvimento de um sistema instantâneo e online de avaliação de desempenho de atletas em exercícios de musculação e fisioterápicos empregando tecnologia da Internet das Coisas (IoT)

Desenvolver um sistema instantâneo e online de avaliação de desempenho de atletas em exercícios de musculação e fisioterápicos empregando tecnologia da Internet das Coisas (IoT) e também propiciar qualificação profissional (extensão) no contexto das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 de bolsistas, de fisioterapeutas, de profissionais de educação física e de entusiastas da região do Alto Vale do Itajaí.

MARIO LUCIO ROLOFF

2

Relatório MARIO LUCIO ROLOFF

36

130 – 2018

Clube de Matemática: RaXa KuCa

Estimular a formação dos estudantes do Ensino Médio nas carreiras de ciências exatas, engenharias e computação, por meio da participação em olimpíadas do conhecimento, em especial as olimpíadas de Matemática.

MICHELI CRISTINA STAROSKY ROLOFF

2

Relatório MICHELI CRISTINA STAROSKY ROLOFF

37

130 – 2018

Projeto de Formação, Apoio à Organização e Participação de Professores e Alunos em Feiras de Matemática, Ciência e Tecnologia.

Apoiar a formação, organização e participação de docentes e acadêmicos em Feiras de Matemática, Ciência e Tecnologia do IFC – Campus Rio do Sul e das Instituições co-promotoras (FURB, Secretaria de Estado de Educação, Gerências Regionais de Educação do Estado de SC, Secretarias Municipais de Educação), de forma a possibilitar a relação do ensino da matemática com a vida comunitária, transformando-a em um instrumento para melhoria da qualidade de vida dos estudantes e dos professores.

PAULA ANDREA GRAWIESKI CIVIERO

2

Relatório PAULA ANDREA GRAWIESKI CIVIERO

38

130 – 2018

Instalação, avaliação e divulgação de coleções de amoras pretas e de pimentas e seus produtos, safra 2019-2020.

Reinstalar e manter coleções de amoras pretas e de pimentas no Campus Santa Rosa do Sul do IFC e outra coleção de pimentas na zona rural de Sombrio visando divulgar e estimular o consumo e a produção pequenas frutas e de espécies do gênero Capsicum na região Sul de Santa Catarina, servindo como forma de diversificação cultural e estimulando a produção de frutas e hortaliças que podem tornar-se importante fonte de renda para população local.

EDUARDO SEIBERT

2

Relatório EDUARDO SEIBERT

39

130 – 2018

Propagação assexuada de espécies de frutíferas nativas, exóticas e florestais para comunidades rurais do Litoral Sul de Santa Catarina

Coletar, propagar, caracterizar aspectos botânicos e morfológicos de espécies florestais e frutíferas nativas da mata atlântica visando encontrar melhor meio de propagação assexuada das mudas.

IVAR ANTONIO SARTORI

2

Relatório IVAR ANTONIO SARTORI

40

130 – 2018

Seletividade de herbicidas e controle de plantas daninhas no gergelim

Avaliar a seletividade de herbicidas aplicados em pós-emergência no gergelim, bem como a resposta as alterações na dose dos principais herbicidas seletivos; e controle de plantas daninhas na cultura.

MARCOS ANDRE NOHATTO

2

Relatório MARCOS ANDRE NOHATTO

41

130 – 2018

Produtos da abelhas para a difusão de conhecimento da criação de abelhas do gênero apís e melíponas.

Difundir entre os produtores, alunos e visitantes do IFC Campus Santa Rosa do Sul, a preservação e a importância das abelhas introduzidas e nativas na conservação do meio ambiente e na produção de alimentos; difundir a criação de abelhas Apis mellífera em áreas rurais e de Meliponídeos em centros urbanos.

MIGUELANGELO ZIEGLER ARBOITTE

2

Relatório MIGUELANGELO ZIEGLER ARBOITTE

42

130 – 2018

Implantação e manutenção de horta comunitária na comunidade de vila nova – santa rosa do sul/sc

Ampliar a qualificação no âmbito da agricultura familiar, tendo ênfase nas hortas comunitárias, com vistas a fortalecer o capital social e as redes agroalimentares alternativas em prol de um APL.

SUZANA MARIA POZZER DA SILVEIRA

2

Relatório SUZANA MARIA POZZER DA SILVEIRA

43

130 – 2018

Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Hardware e Software (LabPDHS)

Proporcionar um ambiente de ensino, pesquisa e extensão na área de computação, oferecendo a comunidade interna e externa ao IFC um ambiente para capacitação e experimentação para o desenvolvimento de software e hardware por demanda.

AIRTON ZANCANARO

2

Relatório AIRTON ZANCANARO

44

130 – 2018

MULHERES QUE MUDARÃO O MUNDO

Oferecer um espaço de discussão, resgate, aprendizado, integração e apoio entre estudantes meninas para as áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

KARINE AREND

2

1

45

130 – 2018

Literatura, Leitura Literária no Ensino Médio: quebrar barreiras, ampliar fronteiras.

Identificar como a literatura e os hábitos de leitura literária dos alunos do ensino médio integrado e do ensino médio regular se apresentam e quais atividades são desenvolvidas para implementar estratégias de leitura literária.

RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO

4

Relatório RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO

46

130 – 2018

Análise quantitativa da mistura diesel/biodiesel através de plataforma de fluorescência

Utilizar biodiesel obtido de fonte oleaginosa residual e consequente desenvolvimento de uma metodologia de análise quantitativa da mistura biodiesel/diesel, de forma rápida, de baixo custo e com alta confiabilidade, utilizando plataforma de espectroscopia de fluorescência desenvolvida em laboratório.

TIAGO ANDRADE CHIMENEZ

4

Relatório TIAGO ANDRADE CHIMENEZ

47

130 – 2018

Trilhando São Francisco do Sul: Educação Ambiental, esporte e qualidade de vida.

Mapear, pesquisar e incentivar a utilização de trilhas ecológicas, realizadas na restinga e na mata atlântica para caminhadas em São Francisco do Sul.

SANDRO AUGUSTO RHODEN

4

Relatório SANDRO AUGUSTO RHODEN

48

130 – 2018

Núcleo de Estudos Teatrais: uma experiência de ensino, pesquisa e extensão

Proporcionar à comunidade acadêmica do IFC – Campus São Francisco do Sul, um processo de sensibilização estética e cultural, por meio de curso de iniciação ao teatro.

VIRGILIO COELHO DE OLIVEIRA JUNIOR

4

Relatório VIRGILIO COELHO DE OLIVEIRA JUNIOR

49

130 – 2018

Automação do diorama do centro histórico de São Francisco do Sul

Objetiva-se satisfazer o administrador da maquete, implementado um sistema sofisticado, inteligente e personalizável de automação industrial, agregando novo interesse da comunidade às atração do museu. Pretende-se também aproximar-se de empresas e instituições, criando novas oportunidades de pesquisa e extensão. Espera-se que os discentes recuperem e solidifiquem os conhecimentos nas diversas áreas que abrangem um sistema completo de automação, como circuitos elétricos, instalações elétricas, eletrônica e sistemas digitais. Ressalta-se também a importância do afastamento do ambiente puramente acadêmico, com o estabelecimento de prazos, metas, orçamentos e reuniões de planejamento. Deseja-se também aproximar a comunidade e a instituição de ensino, trazendo aos contribuintes sistemas desenvolvidos localmente.

VITOR MATEUS MORAES

3

Relatório VITOR MATEUS MORAES

50

130 – 2018

Matemática na Terceira Idade

Contribuir para a elevação da inclusão social de idosos no municipal de Sombrio, visando fortalecimento da autoestima, estimular a memória e o desenvolvimento do raciocínio lógico, propiciando ambientes de aprendizagem. Auxiliando-os na superação de suas dificuldades. utilizando-se das linhas modernas de pensamento.

ELIZETE MARIA POSSAMAI RIBEIRO

2

Relatório ELIZETE MARIA POSSAMAI RIBEIRO

51

130 – 2018

Produção audiovisual, linguagens e humanidades

Fomentar a pesquisa e o ensino por meio da integração curricular nos cursos Técnicos em Informática e Hospedagem Integrados ao Ensino Médio por meio de ações envolvendo disciplinas técnicas e do ensino médio sobre temas relativos aos Direitos Humanos, diversidade e cidadania, utilizando como recurso didático-pedagógico a produção audiovisual.

MARA JULIANE WOICIECHOSKI HELFENSTEIN

2

Relatório MARA JULIANE WOICIECHOSKI HELFENSTEIN

52

130 – 2018

Ensino de lógica de programação para alunos do Ensino Fundamental II na cidade de Videira – SC

Ensino de lógica de programação para estudantes do ensino fundamental II em Videira – SC, com vistas ao desenvolvimento do seu raciocínio para resolução de problemas cotidianos e lógicos-matemáticos.

DIEGO RICARDO KROHL

2

Relatório DIEGO RICARDO KROHL

1

134 – 2018

Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão – SEPE

A (SEPE) tem como objetivo geral a construção de conhecimentos pautados na tríade enfatizada em seu próprio nome, assim como a divulgação de trabalhos desenvolvidos em nível regional, também relacionados ao ensino, a pesquisa e a extensão, promovendo a integração entre estudantes, professores, pesquisadores e sociedade, através de um espaço para apresentação e discussão de trabalhos realizados em nível médio, superior e pós graduação, em diferentes áreas: ciências agrárias, informática, química, educação e multidisciplinar.

Daniel da Rosa Farias

DANIEL DA ROSA FARIAS

2

134 – 2018

IV FÓRUM REGIONAL CONTRA ABUSO E VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O objetivo de todo o evento é: de ampliação e fortalecimento de redes de proteção dos direitos da criança e do adolescente;

de capacitação, organização e instrumentalização das estruturas, equipamentos, serviços e pessoal que trabalham nas linhas de proteção e de defesa dos direitos da criança e do adolescente;

da criação e aperfeiçoamento dos mecanismos de participação social da juventude em ações de redução da violência e fortalecimento do convívio social e comunitário;

de pactuação para que abusadores, agressores e violadores sejam responsabilizados pelos seu atos independente da pessoa que for, posição social que ocupar e da qual instituição pertencer.

ROBERTO DOMBROSKI DE SOUZA

ROBERTO DOMBROSKI DE SOUZA

3

134 – 2018

SEMINÁRIO INTEGRADO IFC E FURB DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Desafios e Perspectivas

Oportunizar o debate e o aprofundamento das reflexões relativas aos desafios e às possibilidades da Educação Profssional e Tecnológica no cenário atual. Favorecer a ampliação dos horizontes de conhecimento aos estudantes do mestrado profEPT e demais interessados no tema (público interno e externo).

INGE RENATE FROSE SUHR

INGE RENATE FROSE SUHR

4

134 – 2018

O que você quer ser quando crescer? I Mostra de profissões do IFC de Brusque: Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

Divulgar o curso e os trabalhos dos estudantes, docentes e técnico-administrativos do curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do Campus Brusque.

ANGELA MARIA DE MENEZES

ANGELA MARIA DE MENEZES

5

134 – 2018

II FACCHU (FORMAÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA E CULTURAL E HUMANÍSTICA E…)

Divulgação à comunidade brusquense dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelo IFC – Campus Brusque; Seleção de trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos campus para participação na XII MICTI a ser realizada em 2019; Formação acadêmica, técnico científica e cultural; Formação de público acadêmico e cultural por meio de mostras e apresentações culturais.

JULIO CESAR PEDROSO

JULIO CESAR PEDROSO

6

134 – 2018

I MOSTRA DE PROFISSÕES DO IFC CAMPUS BRUSQUE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Divulgar o curso e os trabalhos dos estudantes, docentes e técnico-administrativos do curso Superior de Licenciatura em Química do campus Brusque.

FRANK DIETER KINDLEIN

FRANK DIETER KINDLEIN

7

134 – 2018

X FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO

Incentivar o ensino, a pesquisa, a extensão e o desenvolvimento de projetos científicos; Motivar a comunidade acadêmica para a pesquisa científica e para a busca de soluções para os problemas da sua realidade; Consolidar os grupos de pesquisa nas Instituições; Motivar o interesse pela investigação científica em todas as áreas de natureza técnica e humanística, objetivando o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias; Proporcionar, ao corpo discente, docente e técnico-administrativo, a oportunidade de aperfeiçoar atividades de orientação e de pesquisa científica; Propiciar o contato da comunidade regional com o meio científico, tecnológico e cultural; Proporcionar a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

MICHELA CANCILLIER

MICHELA CANCILLIER

8

134 – 2018

10º Encontro de Tecnologia da Informação e Comunicação

Promover um evento que promova a formação complementar e continuada dos discentes e docentes dos cursos da área de Informática possibilitando aos participantes adquirirem conhecimentos em tópicos emergentes na área de computação e informática, bem como proporcionar a integração dos alunos de outros cursos do campus e a comunidade interna e externa.

ALEXANDRE DE AGUIAR AMARAL

ALEXANDRE DE AGUIAR AMARAL

9

134 – 2018

Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia

Apresentar trabalhos acadêmicos de cunho científico ou didático, de estudantes do ensino médio, técnico, subsequente e superior e de pós-graduação, desenvolvidos sob a orientação de pelo menos um professor orientador; Incentivar o desenvolvimento de atividades de pesquisas técnico-científicas, com foco interdisciplinar; estimular o espírito científico nos discentes, docentes e comunidade em geral, evidenciando o

valor da pesquisa e extensão, a busca por soluções criativas, a análise e a interpretação de fatos no desenvolvimento humano e no progresso social; Divulgar as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas nas dependências do Campus; proporcionar um espaço para compartilhar experiências de

pesquisas interinstitucionais e instigar a produção de trabalhos de qualidade, através de premiações para as diferentes categorias.

MARIO LETTIERI TEIXEIRA

MARIO LETTIERI TEIXEIRA

10

134 – 2018

IV FEPEX – Feira de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Fraiburgo

Divulgar trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, concluídos e em andamento, desenvolvidos por alunos regularmente matriculados em cursos de nível médio profissionalizante, superior e regularmente matriculados ou egressos de cursos de pós-graduação lato sensu do IFC Campus Fraiburgo. Objetiva também a participação da comunidade, visando a socialização dos conhecimentos desenvolvidos na instituição e a obtenção de demandas da sociedade, as quais poderiam ser tratadas nos eixos de ensino, pesquisa e extensão. Por fim, objetiva selecionar trabalhos a serem apresentados na MICTI.

MARCELO VOLPATTO MARQUES

MARCELO VOLPATTO MARQUES

11

134 – 2018

1º Congresso de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação do Vale do Rio do Peixe

Integrar o Campus Luzerna aos profissionais e população local, estimulando participação da comunidade externa ao campus nas diversas atividades como palestras, mini-cursos e 2 mini-eventos para apresentação de trabalhos.

RICARDO ANTONELLO

RICARDO ANTONELLO

12

134 – 2018

III Semana Acadêmica do Ensino Médio Integrado no IFC Luzerna

Promover atividades interdisciplinares e extracurriculares para o aluno. Integrar alunos de diversas turmas. Troca de conhecimento e aprendizado sobre áreas diversificadas. Promover apresentações artísticas e culturais pelos alunos e servidores

KATIELLE DE MORAES BILHAN

KATIELLE DE MORAES BILHAN

13

134 – 2018

VII SECITEC e Semana da Engenharia no IFC Luzerna

Promover a divulgação dos trabalhos científicos desenvolvidos no IFC. Selecionar trabalhos para XII MICTI; Apresentar técnicas e tecnologias diferentes das previstas no PPC dos cursos envolvidos. Promover atividades interdisciplinares e extracurriculares para o aluno.

MARCELO MASSOCCO CENDRON

MARCELO MASSOCO CENDRON

14

134 – 2018

XX Feira do Conhecimento Tecnológico e Científico – FETEC 2019

Incentivar o educando para o desenvolvimento e socialização de trabalhos de iniciação científica e às atividades de ensino, pesquisa e extensão; Despertar interesse pelo processo de ensino-aprendizagem através da produção e aprofundamento de conhecimentos científicos e tecnológicos; Promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação de metodologias envolvendo alunos e servidores (IFC – Campus Rio do Sul) e a comunidade; Socializar resultados de programas, projetos de pesquisa e extensão e experimentos desenvolvidos no Campus e em outras instituições de ensino da região, nas mais diversas áreas do conhecimento; Promover a integração entre o IFC – Campus Rio do Sul e a comunidade da qual ele faz parte; Selecionar trabalhos para apresentação na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia / Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC) e na Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI).

ANDRE DA COSTA

ANDRE DA COSTA

15

134 – 2018

Terceira Edição da Semana de Ensino, Tecnologia e Inovação Científica (SETIC)

Promover a aproximação de pesquisadores, extensionistas e estudantes das instituições de ensino da rede pública e privada com a Ciência e a Tecnologia, por meio de um evento que realize atividades de divulgação científica em linguagem acessível.

LAERCIO LUEDERS

LAERCIO LUEDERS

16

134 – 2018

III JIAL- JOVENS IDEIAS DA AMÉRICA LATINA

Criar espaço para implementação de novas ideias.Possibilitar a exposição de projetos multidisciplinares. Estabelecer contato e parceria com a comunidade em que o IFC, campus São Bento do Sul, está inserida. Fomentar pesquisa e extensão. Criar conexões com outros campi. Dar visibilidade aos projetos realizados por professores do IF assim como da rede pública e privada.

RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO

RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO

17

134 – 2018

EVENTO ACADÊMICO DOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Desenvolver atividades de integração entre o curso de Automação Industrial e Engenharia Elétrica, visando a disseminação do conhecimento; Possibilitar aos alunos de Engenharia Elétrica no desenvolvimento das atividades complementares obrigatórias, conforme o PPC do curso; Enaltecer a formação do conhecimento contextualizado, visando a um objetivo interconectado ao mundo do trabalho. Promover atividades contínuas de integração entre disciplinas dos cursos.

LUCAS KNEBEL CENTENARO

LUCAS KNEBEL CENTENARO

18

134 – 2018

VII Feira de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPEX)

Divulgação de trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão da comunidade acadêmica do IFC/CSFS;Selecionar trabalhos para XI MICTI; Promover a interação e a troca de saberes e experiências desenvolvidos nas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão no âmbito do IFC – Campus São Francisco do Sul e demais Campi da instituição; Aproximar outras intuições de Ensino e Pesquisa da região e a comunidade francisquense.

PATRICIA DEVANTIER NEUENFELDT

PATRICIA DEVANTIER NEUENFELDT

19

134 – 2018

Minicursos/Oficinas de saberes: construção da prática profissional

Apresentar na forma de oficinas e minicursos as potencialidades do IFC, gerando oportunidades ao público discente e comunidade em geral externa, trabalhando para o desenvolvimento regional.

MARCOS ANDRE NOHATTO

MARCOS ANDRE NOHATTO

20

134 – 2018

III – Exposição Tecnológica da Agricultura Familiar – AGROTEC

Propagar o conhecimento desenvolvido pelos grupos de estudos do IFC Campus Santa Rosa do Sul; Oportunizar à comunidade o acesso aos resultados dos projetos do IFC; Fortalecer a marca do IFC Campus Santa Rosa do Sul na região; Incentivar os servidores e estudantes do Campus a participarem dos projetos; Incentivar a divulgação dos resultados obtidos nos projetos nos eventos de ensino, pesquisa e extensão do IFC.

MAURICIO DUARTE ANASTACIO

MAURICIO DUARTE ANASTACIO

21

134 – 2018

II Encontro Sul Catarinense de Apicultura e Meliponicultura

Proporcionar aos apicultores e meliponicultores melhorias no seu sistema de produção;Desenvolver nos alunos do IFC Campus Santa Rosa do Sul a capacidade crítica e proporcionar a interação com os apicultore e meliponicultores.Propagar o conhecimento desenvolvido pelos grupos de estudos do IFC Campus Santa Rosa do Sul;Oportunizar à comunidade o acesso aos resultados dos projetos do IFC;Fortalecer a marca do IFC Campus Santa Rosa do Sul na região;Incentivar os servidores e estudantes do Campus a participarem dos projetos.

MIGUELANGELO ZIEGLER ARBOITTE

MIGUELANGELO ZIEGLER ARBOITTE

22

134 – 2018

8ª FICE – feira de Iniciação Científica e Extensão

Incentivar a pesquisa, a extensão, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de projetos científicos multidisciplinares;motivar a comunidade escolar para a pesquisa científica e para a busca de soluções para os problemas da realidade, na qual o educando está inserido;consolidar os grupos de pesquisa nas Instituições;motivar o interesse pela investigação científica em todas as áreas da natureza técnica e humanística, objetivando o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias;proporcionar ao corpo discente, docente e técnico a oportunidade de aperfeiçoar atividades de orientação, de ensino, de pesquisa e de extensão;

oportunizar o contato da comunidade regional com o meio científico, tecnológico e cultural.

ANGELA MARIA CROTTI DA ROSA

ANGELA MARIA CROTTI DA ROSA

23

134 – 2018

VIII – Semana de Estudos Agropecuários

Promover a atualização dos estudantes técncios em Agropecuária, produtores rurais e demais profissionais do setor agropecuária nas áreas de produção animal, vegetal, gestão rural e geotecnologias, além de proporcionar maior interação entre a cominudade acadêmica do IFC Campus Videira e a sociedade videirense.

ANDRESSA FERNANDA CAMPOS

ANDRESSA FERNANDA CAMPOS

24

134 – 2018

VI – Semana da Computação e Informática (SCI)

Proporcionar um momento de integração, interação e aprendizagem entre os discentes, professores e comunidade em atividades científicas, didáticas e culturais.

KENNEDY FERREIRA ARAUJO

KENNEDY FERREIRA ARAUJO

25

134 – 2018

III Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia

Refletir sobre as questões atuais que intervêm no cotidiano escolar e na formação de professores, ampliando os horizontes sobre a docência.

MARCOS ROHLING

MARCOS ROHLING

26

134 – 2018

IV SIEPEX – Seminário Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão

Socializar, internamente, os resultados de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos por servidores da instituição;

Compartilhar os projetos desenvolvidos a fim de que todos os servidores tenham conhecimento do que ocorre na instituição.

GILSON RIBEIRO NACHTIGALL

GILSON RIBEIRO NACHTIGALL

27

134 – 2018

Formaturas do IFC – Campus Videira

Atender as demandas necessárias para realização das formaturas dos cursos ofertados pelo IFC – Campus Videira.

LIZETE CAMARA HUBLER

LIZETE CAMARA HUBLER

1

135 – 2018

Programa DiverPet

Ações com crianças na faixa etária de 7 a 9 anos, estudantes da segunda e terceira série de uma escola pública municipal na cidade de Araquari – SC e com as crianças participantes do CRAS do mesmo município, ensinando a confeccionar brinquedos e utensílios de manejo de enriquecimento ambiental de cães e gatos, utilizando materiais recicláveis, de baixo custo, praticando a sustentabilidade em prol da saúde animal e bem estar animal e humano, além de ações de concessão de material educativo para a população do bairro Porto Grande.

EUNICE AKEMI KITAMURA

1

Edital finaliza somente em 30/08/2020.

2

135 – 2018

Movimento pela Interação Animal – MIA

Proporcionar a interação entre animais e pessoas de diferentes segmentos. Objetivos específicos: Estimular nos pacientes idosos e portadores de necessidades especiais a movimentação, atividade motora e sensorial com a participação de animais; Promover a diminuição da ansiedade e o estresse nas pessoas envolvidas; Estimular a socialização do público assistido com os integrantes do grupo; Proporcionar atividades lúdicas para os participantes por meio da interação com os animais; Difundir noções de bem-estar e comportamento animal.

MARLISE POMPEO CLAUS

1

Edital finaliza somente em 30/08/2020.

3

135 – 2018

Ervaterapia – Horta Comunitária com ervas medicinais

Promover a conscientização da comunidade interna, que serão multiplicadores, sobre a utilização excessiva de remédios alopáticos, tendo as ervas medicinais como tratamento alternativo.

TATIANE SUELI COUTINHO

2

Edital finaliza somente em 30/08/2020.

4

135 – 2018

PROLES: Programa leite seguro

Propor medidas de melhoria da qualidade do leite de modo a contribuir para a segurança alimentar desse produto.

ALESSANDRA FARIAS MILLEZI

1

Edital finaliza somente em 30/08/2020.

5

135 – 2018

Programa de extensão: Diagnóstico por necropsia em animais de produção – reduzindo prejuízos da propriedade rural

Diagnóstico das doenças que acometem os animais de produção na região Oeste de Santa Catarina.

RICARDO EVANDRO MENDES

1

Edital finaliza somente em 30/08/2020.

6

135 – 2018

PROGRAMA “MOVIMENTO EM REDE DAS FEIRAS DE MATEMÁTICA”

Promover a expansão e processo de implantação das Feiras de Matemática nas regiões do estado de Santa Catarina que possuem campus do IFC e Unidades Federativas do Brasil e a formação de professores, gestores e estudantes, de forma a possibilitar a relação do ensino da matemática com a vida comunitária, transformando-a em um instrumento para garantia de reflexões críticas da sociedade e ampliação do conhecimento matemático dos estudantes.

FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA

1

Edital finaliza somente em 30/08/2020.

7

135 – 2018

CTG Rincão dos Guris

Difundir as artes, a tradição, os usos, os costumes e a cultura da Região Sul do Brasil no IFC – Campus Rio do Sul.

ROGERIO KRAUSE

2

Edital finaliza somente em 30/08/2020.

8

135 – 2018

Núcleo de Estudos Teatrais (NET): uma proposta de ensino, pesquisa e extensão

Proporcionar à comunidade acadêmica do IFC – Campus São Francisco do Sul, um processo de sensibilização estética e cultural, por meio de curso de iniciação ao teatro.

VIRGILIO COELHO DE OLIVEIRA JUNIOR

2

Edital finaliza somente em 30/08/2020.

9

135 – 2018

MINHOCA NA CABEÇA

Facilitar a compreensão dos professores da rede pública de ensino sobre a construção e manejo de sistema de compostagem orgânica de baixo custo e sua utilização como ferramenta didática para o desenvolvimento de conteúdos das disciplinas de Biologia, Geografia, e Ciências com foco no meio ambiente e na sustentabilidade.

SABRINA MENDES BOEIRA

1

Edital finaliza somente em 30/08/2020.

10

135 – 2018

Programa de Extensão em Agroecologia na Bacia do Mampituba – territórios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Extremo Sul Catarinense

Constituir, no campus Santa Rosa do Sul, um grupo de pesquisa-ação em agroecologia e desenvolvimento rural sustentável composto por docentes, técnicos administrativos, alunos do curso de agronomia, representantes de movimentos sociais, agricultores e agricultoras, visando desenvolver, de forma sistêmica, atividades de ensino, pesquisa e extensão de caráter socioambiental junto às comunidades rurais na área de abrangência do campus; e consolidar no campus um Núcleo de Estudos em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, composto por membros internos e externos à Instituição de Ensino, para articular ações visando a promoção do desenvolvimento sustentável em sua área de abrangência e que possa servir de fonte de inspiração para iniciativas semelhantes nos demais campi do IFC.

ANDRE LUIZ RODRIGUES GONCALVES

1

Edital finaliza somente em 30/08/2020.

11

135 – 2018

Programa para o desenvolvimento da apicultura e meliponicultura no litoral sul catarinense

Proporcionar aos apicultores e meliponicultores melhorias na produção através da participação em encontros a ser realizados no IFC Campus Santa Rosa do Sul e no Encontro Catarinense de Apicultores que será realizado em São Joaquim; Desenvolver nos alunos do IFC Campus Santa Rosa do Sul a capacidade crítica e proporcionar a interação com os apicultore e meliponicultores.

MIGUELANGELO ZIEGLER ARBOITTE

1

Edital finaliza somente em 30/08/2020.

12

135 – 2018

Programa de ensino de lógica de programação para alunos do Ensino Fundamental II em Escolas Públicas de Videira – SC

Ensinar programação para estudantes do ensino Fundamental II com vistas a aprimorar o raciocínio lógico, auxiliar na resolução de problemas cotidianos e estimular o interesse pela Informática.

DIEGO RICARDO KROHL

1

Edital finaliza somente em 30/08/2020.

1

136 – 2018

PORTAL DE OPORTUNIDADES: uma janela de solidariedade para jovens estudantes em busca do primeiro emprego

Criar um portal que possibilite aos adolescentes serem percebidos por empregadores dispostos a oferecerem o primeiro emprego para um jovem, onde eles tenham acessos aos perfis dos jovens e que também possam divulgar vagas de trabalho e estágio por meio do que estamos chamando de “Portal de Oportunidades: uma janela solidária para o primeiro emprego de jovens”.

ALDELIR FERNANDO LUIZ

2

Relatório RIAD MATTOS NASSIFFE

2

136 – 2018

Informática Básica com internet e o uso das Mídias para adultos e idosos

Promover a inclusão digital de adultos e idosos por meio do uso da informática básica, possibilitando-lhes uma maior familiaridade com o universo da sociedade da informação e comunicação, favorecendo a inclusão digital dos participantes do curso.

ROSANGELA DE AMORIM TEIXEIRA DE OLIVEIRA

1

Relatório ROSANGELA DE AMORIM TEIXEIRA DE OLIVEIRA

3

136 – 2018

A meditação como ferramenta auxiliar no controle do estresse

Conscientizar a comunidade de Brusque sobre os benefícios da prática meditativa na vida cotidiana diminuindo os efeitos do estresse e da ansiedade.

TATIANE SUELI COUTINHO

2

Relatório TATIANE SUELI COUTINHO

4

136 – 2018

Luz do Saber: um caminho de inclusão e aprendizagem

Oferecer recursos que contribuam para o processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos, bem como para a inclusão digital; Utilizar o método analítico de alfabetização de Paulo Freire para o ensino contextualizado da leitura e da escrita, adaptado às mídias digitais; Desenvolver atividades específicas de escrita no ambiente virtual, além de estruturar outras para impressão no ambiente de lápis e papel; Oferecer textos e músicas como elementos para enriquecer o ambiente alfabetizador; Disponibilizar atividades que permitam um aperfeiçoamento ortográfico das principais dificuldades identificadas na língua portuguesa; Sistematizar e difundir uma metodologia crítica de alfabetização, pela qual o educando também resgate sua oralidade, autoexpressão e aprenda a desenvolver uma visão mais crítica dos fatos do cotidiano; Promover a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.

VANESSA COELHO DOS REIS

2

Relatório VANESSA COELHO DOS REIS

5

136 – 2018

Atividades assistidas com cães e gatos – Projeto Pelo Especial

Promover a melhora social, emocional ou física de pessoas com deficiência ou internadas em hospital através de Atividades Assistidas por Animais utilizando cães e gatos.

AMANDA D AVILA VERARDI

1

Relatório AMANDA D AVILA VERARDI

6

136 – 2018

IFCommunity Garden

Utilizar horta comunitária e medicinal como recursos terapêutico, pedagógico e de capacitação profissional.

VLADIMIR SCHUINDT DA SILVA

2

Relatório VLADIMIR SCHUINDT DA SILVA

7

136 – 2018

Tecendo histórias, bordando vidas

Bordar vidas a partir do ensino e práticas de técnicas do bordado manual com mulheres idosas e mulheres em situação de vulnerabilidade social do município de Ibirama, SC.

FRANCISLETH PEREIRA BATTISTI

1

Relatório FRANCISLETH PEREIRA BATTISTI

8

136 – 2018

Mulheres da Velha: Quando o resgate a historicidade se torna oportunidade de revolução e emancipação

Contribuir para o empoderamento, emancipação e autonomia das mulheres por meio de atividades que promovam o conhecimento (político, econômico, jurídico, etc), a cultura, a auto-estima, a cidadania e a saúde. Estimular o pensamento crítico de forma a se enfrentar o machismo, as violências contra as mulheres e as desigualdades de gênero. Auxiliar na desconstrução dos estereótipos, promovendo uma educação para a liberdade de gênero. Estimular a busca pela realização profissional e independência financeira e econômica.

JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA SILVA

1

Relatório JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA SILVA

9

136 – 2018

Análise do Movimento de Praticantes da Equoterapia

Analisar, via formalismos de sistemas dinâmicos, dados quantitativos dos praticantes de Equoterapia, buscando correlações entre patologia, praticante ou cavalo a partir do movimento recebido no tratamento equoterápico; Estudar sobre os estímulos de movimentos que o cavalo proporciona ao praticante na Equoterapia; Obter medidas dos estímulos, em praticantes e cavalos, com acelerômetros, por meio do sensor desenvolvido na parte anterior da pesquisa.

ANTONIO JOAO FIDELIS

1

Relatório ANTONIO FIDELIS

10

136 – 2018

Trote Solidário

Estimular os calouros de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação, estendendo o convite aos demais servidores do campus, em parceria com a ONG Fundação Cidadania, a ida ao Hemosc para realizar doações de sangue no início e fim do semestre; Organizar ações lúdicas de trabalho voluntário com visitas a asilos, creches e hospitais com os calouros dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação, estendendo o convite aos demais alunos e servidores do campus; – Promover ações de arrecadação de alimentos, fraldas e objetos de higiene pessoal entre os calouros de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação bem como entre os demais alunos e servidores do campus, para serem doados a asilos e creches.

RANUZY BORGES NEVES

1

Relatório RANUZY BORGES NEVES

11

136 – 2018

Círculos de Leitura e CRAS – transformação e literatura

Estabelecer parceria com CRAS para promover acesso a atividades de leitura literária , sobretudo por meio de Círculos de Leitura como incentivo de nova leitura do mundo. Oferecer espaços de convívio e vivências desafiadoras em que a literatura possa ser o “instrumento”; Estimular a leitura em crianças e adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias; Desenvolver atividades que lúdicas estimulem a participação e o desenvolvimento de potencialidades e a fruição das inúmeras leituras; Incentivar atividades literárias conjugadas as demais áreas.

RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO

2

Relatório RAQUEL CARDOSO DE FARIA E CUSTODIO

12

136 – 2018

Matemática na terceira idade: Experiência, memória e saberes ressignificando conceitos

Valorizar os saberes dos idosos, aproximá-los dos conceitos matemáticos e ressignificá-los trazendo sentido no seu cotidiano.

ANA CRISTINA QUINTANILHA SCHREIBER

1

Relatório ANA CRISTINA QUINTANILHA SCHREIBER

13

136 – 2018

CLICANDO NA TERCEIRA IDADE

Oferecer cursos de informática básica para idosos, alfabetizados que tenham interesse em conhecer o “mundo da informática”; oportunizar aos alunos do curso técnico em informática a preparação para atuarem como monitores/instrutores e informática.

SANDRA VIEIRA

2

Relatório SANDRA VIEIRA

14

136 – 2018

Ensino de lógica de programação para alunos do Ensino Fundamental II da Escola de Educação Básica Padre Bruno Pokolm

Ensinar programação para estudantes do ensino Fundamental II da Escola de Educação Básica Padre Bruno Pokolm, com vistas a aprimorar o raciocínio lógico, auxiliar na resolução de problemas cotidianos e estimular o interesse pela Informática.

DIEGO RICARDO KROHL

1

Relatório DIEGO RICARDO KROHL

1

03 – 2019

Acompanhamento das Atividades da Coordenação Geral de Extensão – Campus Concórdia

Conceder bolsa a estudante do IFC-Concórdia para colaborar com a Coordenação de Extensão do campus nas diversas ações de Extensão (programas, projetos, eventos, cursos, prestação de serviços e produtos), conforme disposto no presente edital.

MARIO LETTIERI TEIXEIRA

1

Relatório Concórdia

2

03 – 2019

APOIO A COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO DO CAMPUS VIDEIRA

Conceder bolsas a estudantes do IFC para colaborarem com as Coordenações nas diversas ações de Extensão (programas, projetos, eventos, cursos, prestação de serviços e produtos).

THALES FELLIPE GUILL

1

Relatório VIDEIRA

3

03 – 2019

Araquari – Bolsa para auxílio à Coordenação da Extensão

Auxiliar os trabalhos executados pela Coordenação de Extensão do IFC Campus Araquari; Acompanhar o desenvolvimento dos projetos registrados e em vigência, junto a respectiva coordenação; Cadastrar os Projetos de Extensão aprovados na Coordenação, no site e na planilha controle; Levantar dados e informações sobre demandas da comunidade externa do IFC para elaboração de novos projetos de extensão; Acompanhar e contribuir com as ações relacionadas aos egressos; Contribuir com os estudos para o engajamento da comunidade acadêmica em atividades de extensão integradas à pesquisa e inovação, articuladas com as comunidades locais.

FERNANDA WITT CIDADE

1

Relatório Araquari

4

03 – 2019

Concessão de bolsas para auxílio a coordenação de Extensão no IFC Campus Luzerna

Apoiar e fortalecer as ações de extensão e auxiliar nas demais atividades relacionadas a coordenação de extensão.

MARCELO MASSOCCO CENDRON

1

Relatório Luzerna

5

03 – 2019

Auxílio à coordenação de Extensão IFC- Campus São Francisco do Sul- 2019

Auxiliar nas atividades realizadas pela coordenação de extensão do Campus São Francisco do Sul.

CAMILA DE CARLI

1

Relatório São Francisco do Sul

6

03 – 2019

Concessão de bolsa para auxílio à CGEX Campus Santa Rosa do Sul ano 2019

Desenvolver e aprimorar a relação do IFC Campus Santa Rosa do Sul com a comunidade escolar interna e externa.

MARCOS ANDRE NOHATTO

1

Relatório Santa Rosa do Sul

7

03 – 2019

CONCESSÃO DE BOLSAS PARA AUXILIO AS COORDENAÇÕES DE EXTENSÃO

Acompanhar o desenvolvimento dos projetos registrados e em vigência; Levantar dados e informações sobre demandas da comunidade externa do IFC para elaboração de novos projetos de extensão; Acompanhar e contribuir com as ações relacionadas aos egressos; Contribuir com os estudos para o engajamento da comunidade acadêmica em atividades de Extensão integradas à Pesquisa e Inovação, articuladas com as comunidades locais; Colaborar com a coordenação de extensão na elaboração de relatórios e levantamento de informações solicitadas pela PROEX, PROPI, NIT ou agências de fomento; Acompanhar e auxiliar na divulgação de editais publicados, internos/externos; Assessorar servidores e estudantes no preenchimento das demandas das atividades de extensão; Auxiliar na busca de parcerias entre o Instituto e a iniciativa privada e/ou órgãos públicos; Auxílio na realização de eventos do campus relacionados ao ensino, pesquisa e extensão; Participar em ações de extensão em diversas áreas de atuação; Auxiliar na elaboração e execução das mais diversas ações de extensão, assim como na divulgação destas para a comunidade; Buscar e divulgar vagas de estágio e/ou de oportunidade de trabalho para alunos.

ALESSANDRO IAVORSKI

1

Relatório São Bento do Sul

8

03 – 2019

CONCESSÃO DE BOLSAS PARA AUXÍLIO ÀS COORDENAÇÕES DE EXTENSÃO DOS CAMPI DO IFC

A concessão de bolsas tem como objetivo o auxílio às atividades realizadas pelas coordenações de Extensão dos campi do IFC a serem executadas no ano de 2019. O apoio se dará por meio de concessão de bolsas a estudantes de ensino superior ou médio, com recursos da Pró-Reitoria de Extensão, mediante apresentação de propostas no sistema SIGAA – módulo Extensão, na modalidade projeto. As atividades propostas devem atender aos requisitos e critérios estabelecidos neste edital.

ALESSANDRO BAGATINI

1

Relatório Sombrio

9

03 – 2019

Concessão de bolsa para auxílio à Coordenação de Extensão do Campus Ibirama

Apoiar e fortalecer as ações da Coordenação de Extensão, estágios e egressos do Campus Ibirama.

ELISA LOTICI HENNIG

2

Relatório Ibirama

10

03 – 2019

Concessão de Bolsa para auxilio à Coordenação de Extensão, Estágios e Egressos – Campus Fraiburgo

Colaborar com a coordenação de extensão na elaboração de relatórios e levantamento de informações solicitadas; – Acompanhar e contribuir com as ações relacionadas aos egressos; – Auxiliar em eventos relacionados à Extensão; – Buscar parcerias e convênios com empresas para encaminhamentos de estágios; -Auxiliar na elaboração e execução das mais diversas ações de extensão, assim como na divulgação destas para a comunidade; -Acompanhar e auxiliar na divulgação de editais publicados, internos/externos; – Contribuir com os estudos para o engajamento da comunidade acadêmica em atividades de Extensão integradas à Pesquisa e Inovação, articuladas com as comunidades locais; – Atender de forma rápida, eficiente e segura o servidor e/ou aluno que procurar a Coordenação de Extensão.

PAULO ROBERTO RIBEIRO NUNES

2

Relatório Fraiburgo

11

03 – 2019

Acompanhamento da Coordenação de Extensão do campus Camboriú

Selecionar um estudante do IFC campus Camboriú para colaborar com a coordenação nas ações de Extensão. Apoiar e fortalecer as ações da coordenação de Extensão e contribuir com o aprofundamento dos estudos e mapeamento das atividades de Extensão, bem como com o engajamento com os arranjos produtivos, sociais e culturais locais.

MICHELA CANCILLIER

1

Relatório Camboriú

12

03 – 2019

Ações Extensionistas no IFC – campus Blumenau.

Apoiar e fortalecer as ações da coordenação de Extensão e contribuir com o aprofundamento dos estudos e mapeamento das atividades de Extensão, bem como com o engajamento com os arranjos produtivos, sociais e culturais locais. O bolsista deve desenvolver ações de auxílio a coordenação, atuando de forma construtiva, agilizando os processos da Extensão.

PÉRICLES ROCHA DA SILVA

1

Relatório Blumenau

1

18 – 2019

Auxílio a Coordenação de Extensão de Rio do Sul

Apoiar e fortalecer as ações da Coordenação de Extensão do campus Rio do Sul Contribuir com o engajamento com os arranjos produtivos, sociais e culturais locais.

Claudio Keske

1

Relatório Rio do Sul

2

18 – 2019

Auxílio à Coordenação de Extensão – Campus Brusque

Buscar interação sistematizada com a comunidade, por meio da participação de servidores e discentes em ações integradas com instituições públicas e privadas e com entidades da sociedade civil; * Incentivar a prática que contribua para o desenvolvimento da consciência social, ambiental e política, formando profissionais-cidadãos. * Buscar no processo de desenvolvimento da sociedade, caminhos alternativos para os interesses e necessidades das comunidades

Ângela Maria Menezes

1

Relatório Brusque

3

18 – 2019

Apoio à Coordenação de Extensão – Campus Avançado Abelardo Luz

Buscar apoio à coordenação de extensão de modo a fortalecer das diversas ações de extensão realizadas no campus Avançado Abelardo Luz; contribuir com o aprofundamento dos estudos e mapeamento das atividades de Extensão realizados, bem como com o engajamento com os arranjos produtivos, sociais e culturais locais.

Nazaré Nunes Barbosa Cesa

2

Relatório Abelardo Luz