Nos dias 28 e 29 de março, o Instituto Federal Catarinense realizou, no auditório do Campus Brusque, o Seminário de abertura dos trabalhos de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para o exercício de 2024-2028. Durante os dois dias de intenso trabalho, gestores, estudantes, docentes e técnico-administrativos participaram de palestras e mesas-redondas, conduzindo os primeiros debates para construção do Plano.
O PDI é o documento que identifica a instituição no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e que pretende desenvolver. “O documento se configura como um importante instrumento de gestão democrática que materializa o planejamento institucional — nesse caso, especificamente, para os próximos cinco anos”, elabora a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFC, Jamile Delagnelo Fagundes da Silva.
Confira os registros fotográficos do evento nesta galeria.
A relevância da participação
A reitora do IFC, Sônia Regina Fernandes, destacou a importância do movimento participativo em torno do PDI. “Além de vir ao encontro do que a Lei de Diretrizes e Bases estabelece no que diz respeito a gestão participativa das instituições de ensino, esse momento representa a materialidade de uma concepção ética, política e conceitual de gestão onde todos têm voz, têm vez, e podem nos dizer o que fizemos bem e o que ainda precisa ser feito nos próximos anos”.
“Vir, pensar e planejar o IFC faz parte de um momento e um processo democrático e participativo do qual todos nós, por meio das nossas formas de pensar e estar no mundo contribuímos para um IFC inclusivo e que cumpre o seu papel social à luz do direito à educação”, completou a reitora.
O próximo passo é a realização de reuniões regionais de discussão do PDI em cada um dos campi do IFC. O cronograma completo de atividades está disponível na página do PDI no site do IFC. “Todas as etapas da elaboração do documento foram pensadas de tal forma que a comunidade possa, seja de forma presencial ou virtual, se envolver, participar e contribuir nesse importante processo decisório”, ressalta a pró-reitora Jamile.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller, com reportagem de Cristiana Riffel
Fotos: Cecom/Reitoria/Carlos Pieri, Cristiana Riffel e Gabriela Maia