O Centro de Línguas do IFC (CLIFC) organiza, a partir da próxima sexta-feira (26), o 1º Ciclo de Lives do CLIFC. O evento, que terá transmissão ao vivo por meio do canal oficial do IFC no YouTube, traz em sua programação uma série de conferências com especialistas da área, abordando temas relativos ao ensino, à aprendizagem e ao uso das línguas adicionais nas esferas acadêmica, pessoal e profissional.
A palestra de abertura tem início às 14h do dia 26, com o tema “Espanhol para os novos desafios pós pandemia”, e será ministrada pela professora da UFRGS e doutora em Letras Monica Marino Rodriguez. A programação completa segue até novembro, com conferências mensais (com exceção do mês de julho), abertas tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral. Confira abaixo cronograma completo:
Os interessados em obter certificado de participação no evento (cada live terá seu certificado específico, com carga horária de duas horas) devem se inscrever por meio do sistema SIG (https://sig.ifc.edu.br/sigaa/public). Em seguida, no Menu, escolha: Extensão => Eventos => Ano: 2023. Clique em Buscar. Ao visualizar a lista de palestras do 1o. Ciclo de Lives do CLIFC, escolha a do seu interesse. Na página seguinte, role a tela para baixo e selecione a opção “CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO”.
Para finalizar sua inscrição, você precisará ter uma conta Gov.Br. Caso não tenha, cadastre-se neste link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-gov.br. Cada conferência terá cem vagas para inscritos.
Capacitação e disseminação do conhecimento
“O Ciclo de Lives do CLIFC tem o objetivo de despertar o interesse e os olhares das comunidades interna e externa para as línguas adicionais e explorar e ampliar conhecimentos científicos, acadêmicos e didático-pedagógicos que embasam o ensino-aprendizagem de Inglês, Espanhol, Libras e Português para falantes de outras línguas”, explica a coordenadora do evento, Gicele Vieira. “Esperamos ainda, além de ofertar uma forma de capacitação continuada para docentes de línguas adicionais da Instituição, disseminar o conhecimento linguístico e cultural, promovendo espaços de troca e aprendizados”.
De acordo com Gicele, os temas foram pensados a partir de conversas regulares da equipe do CLIFC com os docentes de línguas adicionais. “Procuramos abordar assuntos que, além de oferecer formação aos professores, fossem interessantes para servidores e estudantes em geral, ampliando a ação do CLIFC, tanto na esfera interna quanto externa, no que diz respeito ao desenvolvimento de uma cultura plurilinguística e multicultural”.
Para mais informações sobre o Ciclo de Lives, consulte o site do Centro de Línguas do IFC.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Divulgação CLIFC