Em reunião extraordinária, os membros do Conselho Superior (Consuper) do Instituto Federal Catarinense (IFC) reuniram-se via webconferência, na sexta-feira, 22 de setembro, e homologaram o resultado final da processo de consulta eleitoral para a escolha de reitor, diretores(as)-gerais de 13 campi, representantes do Conselho Superior (Consuper) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
Na ocasião, os representantes da Comissão Eleitoral Central (CEC) apresentaram o relatório do processo de consulta eleitoral, inclusive a compilação dos votos coletados em 12 de setembro. O relatório foi aprovado por todos os membros do Consuper.
Na sequência, o Consuper enviará o processo, com todos os documentos aprovados, à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) para a continuidade do fluxo administrativo e jurídico. A nomeação do reitor é prerrogativa do presidente da República. A posse do novo reitor é prevista para janeiro de 2024 para mandato até 2028. Após a posse, o novo reitor empossará os cargos de direção-geral de campus, com mandato de 4 anos, e os membros dos conselhos com mandato de 2 anos (2024 até 2026).
Confira o resultado final completo na página do Consuper. Os mais votados para cargos de reitor e direção-geral foram:
Reitor:
Rudinei Kock Exterckoter
Direção-geral de campus:
Araquari: Fernando José Braz
Blumenau: Aldelir Fernando Luiz
Brusque: Jéssyca Bózio Cipriano
Camboriú: Sirlei de Fátima Albino
Concórdia: Alessandra Carine Portolan
Fraiburgo: Vanderlei Cristiano Juraski
Ibirama: Douglas Hörner
Luzerna: Mario Wolfart Junior
Rio do Sul: Paula Andrea Grawieski Civiero
Santa Rosa do Sul: Cristiano Antonio Pochmann
São Bento do Sul: Alessandro Iavorski
São Francisco do Sul: Adalto Aires Parada
Videira: Manassés Ribeiro
Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana