A Comissão de Ética do IFC foi uma das vencedoras do “IX Concurso de Boas Práticas da Gestão da Ética”, promovido pelo Governo Federal por meio da Secretaria-Executiva da Comissão de Ética Pública (Secep). A iniciativa premiada é a campanha “É possível conciliar ética com diversidade?”, que teve como finalidade afirmar as diferenças, promover a convivência social respeitosa e expressar o compromisso do Instituto com os direitos da comunidade LGBTQIAPN+.
O órgão concorreu na categoria A (Administração Direta Federal, Universidades Federais e Institutos Federais de ensino). O título foi compartilhado com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), que apresentou o projeto “Promoção da Ética e Saúde Mental dos Servidores da Universidade Pública Federal”. A cerimônia de premiação ocorreu durante o Encontro Regional do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal de 2023 – Edição Sul/Sudeste, realizado em Florianópolis entre os dias 9 e 10 de novembro.
De acordo com a presidente da Comissão de Ética do IFC, Viviani Teixeira, a campanha foi concebida com o intuito de promover ações educativas e preventivas no combate ao preconceito e a discriminação da diversidade de gênero, dentro e fora da comunidade do IFC. “O principal objetivo é promover a luta por igualdade, dignidade e respeito pelas pessoas LGBTQIAPN+. Elaboramos uma arte e um texto com a reflexão ‘É possível conciliar ética com diversidade LGBTQIAPN+?’ e enviamos para todos os servidores do Instituto Federal Catarinense, com o auxílio da Coordenação de Comunicação (Cecom). O material integra de forma permanente a galeria de Campanhas no site da Comissão, e fará parte das ações de formação e capacitação in loco propostas pela Comissão — além de compor a terceira edição da cartilha da Comissão”.
Viviani explica que a ideia de participar do Concurso teve como meta dar visibilidade nacional ao trabalho da Comissão, com destaque a campanhas de combate ao preconceito e a discriminação e campanhas e que abraçam a diversidade por parte de servidores e alunos. “Tanto o IFC como a Comissão de Ética ganharam destaque e visibilidade no cenário nacional. Passamos a ser uma referência, não só pela vitória, mas também pela proposta de construção de uma instituição modelo no combate à homofobia e lutas pela diversidade”.
Sobre a premiação
O Concurso de Boas Práticas tem como objetivo busca promover a difusão e o intercâmbio de práticas de gestão e educação para a Ética, dando visibilidade às ações desenvolvidas pelas Comissões de Ética setoriais integrantes do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo federal, bem como reconhecer seu papel educador. Além disso, pretende-se estimular a reflexão sobre o papel e a importância da ética na Administração Pública, de maneira a contribuir para a prevenção de condutas incompatíveis com o padrão ético desejável para o desempenho da função pública.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagens: Divulgação/Arquivo Pessoal