O Instituto Federal Catarinense realiza, a partir desta quarta-feira (9), uma consulta púbica sobre o grau de relevância das bases de dados disponibilizada pela instituição à sociedade. Organizada por meio da Comissão Permanente de Dados Abertos (CPDA) da instituição, a pesquisa é voltada não só para estudantes e servidores, mas também para a comunidade externa — incluindo agentes e servidores públicos de outros órgãos e gestores, membros e funcionários de organizações, associações e entidades da sociedade civil e de empresas públicas e privadas.
O processo tem duração de 15 dias, e será feito por meio de formulário online, disponível no seguinte link:
CLIQUE AQUI E ACESSE O FORMULÁRIO DA CONSULTA PÚBLICA
O resultado da consulta irá auxiliar o IFC no processo de priorização das bases de dados que serão abertas e disponibilizadas aos cidadãos no Portal Brasileiro de Dados Abertos.
Confira abaixo a íntegra da descrição do processo elaborada pela CPDA:
O Instituto Federal Catarinense gostaria de obter de você, cidadão usuário de serviços públicos, servidor e aluno do IFC, bem como de agentes e servidores públicos de outros órgãos, também de gestores, membros e funcionários de organizações, associações e entidades da sociedade civil e de empresas públicas e privadas, o seu ponto de vista sobre o grau de relevância das bases de dados da instituição.
As bases de dados do IFC estão agrupadas em blocos por área, a fim de lhe dar a oportunidade de se manifestar sobre os temas que lhe interessam, como segue:
I. Gestão;
II. Ensino, Pesquisa e Inovação, Extensão; e
III. Governança.
A disponibilização das bases de dados do IFC à sociedade é decorrência do Decreto n.º 8.777, de 11 de maio de 2016, que institui a Política de Dados Abertos do Executivo Federal, e vai ao encontro da Política Nacional de Governo Aberto do Governo Federal, instituída pelo Decreto n.º 10.160, de 9 de dezembro de 2019.
São objetivos da Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal:
- Promover a publicação de dados dos órgãos e entidades da administração pública federal em formato aberto;
- Aprimorar a cultura de transparência pública;
- Promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação nos setores público e privado e fomentar novos negócios;
- Fomentar o uso e o reuso, de forma aberta, dos dados produzidos ou acumulados pelo Poder Executivo federal, sobre os quais não recaia vedação expressa de acesso;
- Fomentar a pesquisa científica de base empírica sobre a gestão pública;
- Facilitar o intercâmbio de dados entre órgãos e entidades da administração pública federal e dos Estados, Distrito Federal e Municípios;
- Promover a oferta de serviços públicos digitais de forma integrada;
Dentre outros.
Será dado tratamento quantitativo (estatístico) e qualitativo (análise de conteúdo), a fim de que o resultado contribua para a priorização das bases de dados que serão abertas e disponibilizadas aos cidadãos no Portal Brasileiro de Dados Abertos.
Agradecemos por dispor de pelo menos 5 minutos do seu tempo na participação desta consulta pública e pelo exercício da cidadania.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana