O Instituto Federal Catarinense (IFC) deu início nesta sexta-feira (16) ao processo de eleição suplementar de representantes docentes, discente e de servidores técnico-administrativos para o Conselho Superior (Consuper) e para o Conselho Pesquisa, Ensino e Extensão (Consepe).
O certame começa oficialmente com a publicação do edital de convocação e normas e das fichas de inscrição, que está disponíveis no link abaixo:
CLIQUE AQUI E ACESSE O EDITAL E O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
De acordo com o cronograma estabelecido pelo Edital, o período de inscrições vai de 19 a 26 de setembro. O procedimento será feito por e-mail; os interessados em se candidatar deverão enviar os formulários de inscrição (Anexo I do Edital) devidamente preenchidos e assinados para o e-mail cec@ifc.edu.br, seguindo as orientações abaixo:
Consuper
Os candidatos ao Consuper devem enviar suas inscrições com os seguintes assuntos do e-mail:
Para candidatura docente: CANDIDATURA: Segmento docente – Consuper.
Para candidatura de Técnicos Administrativos: CANDIDATURA: Segmento TAE – Consuper.
Para candidatura discente: Segmento discente – Consuper.
Consepe
Os candidatos ao Consepe devem enviar suas inscrições com os seguintes assuntos do e-mail:
Para candidatura docente: CANDIDATURA: Segmento docente–Consepe.
Para candidatura de Técnicos Administrativos: CANDIDATURA: Segmento TAE–Consepe.
Para candidatura discente: CANDIDATURA: Segmento discente–Consepe.
Os candidatos a ambos os conselhos deverão enviar ainda, no mesmo e-mail, a seguinte documentação:
Certidão expedida pela Diretoria de Gestão de Pessoas/Coordenação de Gestão de Pessoas, informando matrícula no SIAPE, data de admissão, campus de lotação, cargo efetivo e titulação.
Comprovante de matrícula para discentes, expedido pelo órgão competente do IFC.
Uma foto recente, digitalizada com fundo branco, no formato jpg/jpeg.
O Edital contém todas as informações pertinentes à consulta – como vagas disponíveis, cronograma de atividades, composição e funcionamento da Comissão Eleitoral e suas equipes de apoio, e as regras da participação na consulta, do processo de votação e das atividades de campanha, entre outras. Por isso, a leitura atenta do documento é essencial para os candidatos.
A lista definitiva de candidatos será divulgada no dia 29/09. O período de campanha eleitoral começa em seguida, no dia 30/09, e segue a 14/10; durante este período, os candidatos poderão divulgar à comunidade acadêmica suas propostas de atuação nos conselhos.
A votação será no dia 17/10, das 9h às 21h. O resultado final do certame será anunciado no dia 20/10, e homologado pelo Consuper no dia 25/10.
A importância da representatividade
A escolha dos membros que irão compor os Conselhos é um momento de vital importância para a Instituição, já que os órgãos são cruciais para a representatividade da comunidade acadêmica nos processos de gestão e na elaboração de políticas para as atividades finalísticas do Instituto – Ensino, Pesquisa e Extensão. É por meio de sua representação nos Conselhos que professores, estudantes e servidores técnico-administrativos tem voz ativa na definição dos caminhos que a Instituição irá trilhar.
Conheça um pouco mais sobre cada um dos Conselhos abaixo:
O Consuper é o órgão máximo do IFC, com caráter consultivo e deliberativo. Cabe aos membros deste conselho debater e dar a aprovação final a todas as iniciativas, decisões e providências educacionais, financeiras e administrativas no âmbito do Instituto — incluindo aquelas deliberadas previamente pelas outras instâncias representativas. Algumas das diversas atribuições do órgão são: aprovar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI); apreciar a proposta orçamentária anual de cada campus e do Instituto como um todo; aprovar a estrutura administrativa e o regimento geral da Instituição; aprovar as diretrizes para atuação do IFC e zelar pela execução de sua política educacional.
Entre os conselheiros do Consuper, estão cinco representantes de cada segmento da comunidade acadêmica — estudantes, técnicos administrativos e professores. Entidades trabalhistas, egressos, diretores-gerais dos campi e o Ministério da Educação também contam com prepostos no Conselho.
Saiba mais sobre o Consuper aqui.
Já o Consepe é um conselho consultivo e normativo, que tem como objetivo assessorar as decisões da Reitoria quanto a políticas de Ensino Pesquisa e Extensão. Entre as atribuições do órgão, estão a emissão de pareceres sobre criação, extinção e reformulação de cursos, contribuir com a elaboração e a aprovação do Calendário Acadêmico e avaliar e emitir pareceres sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFC — além de diversas outras providências que afetam diretamente a vida acadêmica.
Cada segmento da comunidade acadêmica — TAES, docentes e estudantes — conta com três representantes no Consepe (e mais três suplentes).
Saiba mais sobre o Consepe aqui.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana