A 17ª edição da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI), tem início nesta terça-feira (26). O evento — e também a 6ª Feira Epromundo e o 10º IFCultura, que ocorrem de forma concomitante — será realizado nas dependências do Campus Blumenau da UFSC.
As atividades começam às 14h, com o credenciamento dos participantes, realizado no piso térreo. Às 19h30, no Teatro Michaelangelo, têm início as apresentações do IFCultura — que servirão também como atração cultural da cerimônia de abertura, que será logo em seguida, às 20h
A programação segue até quinta-feira (28); o cronograma completo dos eventos está disponível no site https://micti2024.ifc.edu.br (e também no banner no fim desta matéria).
A MICTI é um evento científico multidisciplinar promovido pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), com o propósito de divulgar à comunidade interna e externa os resultados de projetos de Ensino, Extensão e Pesquisa desenvolvidos na instituição. O evento tem dentre suas finalidades instigar o intercâmbio técnico, científico, ambiental, social e cultural entre o IFC e as demais instituições de ensino, favorecendo as relações pessoais e profissionais; contribuir para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a ciência e a tecnologia; e oportunizar a integração entre a comunidade externa e o meio acadêmico.
Já a Feira EPROMUNDO é um evento que proporciona a difusão da cultura da inovação e empreendedorismo junto aos acadêmicos, educadores, pesquisadores, extensionistas e comunidade externa. Além disso, leva ao conhecimento da comunidade os cursos, soluções e tecnologias desenvolvidas no âmbito do IFC. Também incentiva o estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de novos projetos alinhados às demandas dos Arranjos Produtivos, Culturais e Sociais Locais.
O IFCULTURA, por sua vez, é o festival cultural estudantil do Instituto. Qualquer estudante regularmente matriculado nos cursos técnicos ou de graduação do IFC pode participar, apresentando trabalhos artísticos nas seguintes modalidades: Artes Visuais, Dança, Música, Poesia e Teatro.
O evento visa incentivar a cultura e a arte, nas suas diversas manifestações, enriquecendo os espaços educacionais e de formação humana no âmbito da educação profissional, científica e tecnológica. O festival é essencial para a formação integral dos discentes, uma vez que estimula e valoriza as manifestações artístico-culturais e promove o intercâmbio sociocultural e artístico entre estudantes e servidores — sendo, assim, um espaço importante de empoderamento, inclusão social e pertencimento.
Texto: Cecom/Blumenau/Thomás Müller e Gisele Silveira
Arte: Cecom/Reitoria/Poliana Souza