Na noite da última terça-feira (26), os holofotes do Teatro Michelangelo, em Blumenau, estiveram direcionados ao palco para a abertura da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (Micti), do X IFCultura e da VI Feira Epromundo. Delegações com estudantes e servidores dos 14 campi e da Reitoria do Instituto Federal Catarinense (IFC) ocuparam as cadeiras para acompanhar a abertura dos eventos que prometiam o compartilhamento de experiências, conhecimento e integração.
O campus Blumenau foi o anfitrião da edição deste ano, em parceria com a Reitoria, que está localizada na mesma cidade. Como o campus ainda não dispõe de anfiteatro, a UFSC Blumenau cedeu um espaço recém-adquirido, que incluiu o Teatro Michelangelo, palco das apresentações do IFCultura e da abertura e do encerramento dos eventos, que seguiram até quinta-feira às 13h30.
E foram as apresentações culturais que deram o toque especial à abertura dos eventos, com dança, música e poesia. Em seguida, autoridades foram convidadas à mesa de honra, para a solenidade de abertura da Micti.
O Pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROEPPI) e presidente da comissão organizadora, Cleder Alexandre Somensi, citou os objetivos dos três eventos e como eles se entrelaçam. “Percebam o enlace das temáticas dentre os três eventos, e o quão promissor fica tudo isso para atingir um objetivo institucional que é a formação por inteiro, como proposta não só do PDI, mas como vocação que temos. Dessa forma, com várias atividades pensadas e preparadas para todos, desejo que o sentimento de pertença seja fortalecido em todos vocês. E que tenhamos um IFC cada vez mais inclusivo, pensante e pulsante”.
Representando os discentes, a estudante Rayssa Tifany de Moura Castilhos, acadêmica do curso de licenciatura em Pedagogia do campus Blumenau e egressa do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, listou projetos e atividades nos quais já esteve à frente no IFC, para reforçar aos participantes o porquê estavam ali. “Se você está aqui hoje é porque também tem uma trajetória de estudos a partir das salas de aula e que se amplia para tantas outras experiências. Você está aqui porque participou de projetos de ensino, pesquisa e extensão, porque vem mostrando o seu trabalho artístico, porque participou de projetos de inovação e empreendedorismo. E esses movimentos compõem a formação integral de cada um”, observou.
O Diretor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) campus Blumenau, Adriano Péres, demostrou contentamento em ver pela primeira vez o espaço lotado, já que ainda não há aulas lá. “É a primeira vez que tem gente em massa nesse campus. O auditório está quase cheio e temos capacidade para 1.144 pessoas”. O diretor relembrou a época em que a UFSC chegou a Blumenau e emprestou salas do IFC para trabalhar. “É muito importante receber vocês aqui também como gratidão e reconhecimento por um ano e meio que vocês nos receberam em Blumenau. Porque quando nos instalaram aqui, há alguns anos, nós não tínhamos nada. E o IFC nos pegou no colo. Eu não estava ainda na universidade como professor, mas eu tenho esse histórico. E é com gratidão que recebemos vocês aqui”.
O diretor-geral do campus Blumenau, Aldelir Fernando Luiz, listou as atividades inéditas para a edição deste ano: um Hackathon intercampi; a disponibilização de ônibus para convidados que quisessem visitar o IFC Campus Blumenau e uma a atividade cultural voltada à visitação da cidade.
O diretor também agradeceu a todos que tornaram o evento possível: “Tudo isso é resultado da união dos esforços das equipes de servidores dos campi de Blumenau e Brusque e da Reitoria. Agradecimento especial ao professor Adriano e a toda equipe de servidores da UFSC Blumenau, que não apenas cederam gentilmente o espaço ao IFC para a realização destes eventos, mas também não mediram esforços para prestar toda a assistência às equipes do IFC”.
O reitor do Instituto Federal Catarinense, Rudinei Kock Exterckoter, lembrou que este é o evento mais importante da instituição. “É aqui que a gente consegue ver toda a pujança da nossa rede”. O reitor comentou os destaques do evento: “um deles será o painel de egressos, uma oportunidade para interagir com ex-estudantes. De praxe, trazemos grandes nomes para a abertura. E o painel é uma proposta inovadora e que tem tudo a ver com a ideia desse evento, feito por vocês e para vocês”. Ele também chamou atenção para a palestra do dia seguinte, ministrada pelo professor do IFC Eduardo Moro. “Este deve ser o caminho. Cada vez mais devemos olhar para o nosso IFC e dali trazer as grandes referências que temos para tantos temas importantes, e levá-los para nossos eventos”.
Painel de Egressos
Após abertura oficial do evento, ocorreu o Painel de Egressos do IFC. Ex-alunos contaram suas experiências durante e depois da passagem pelo IFC. Participaram as egressas Camila Borges, técnica em Informática para Internet pelo IFC campus Concórdia, graduanda em Jornalismo pela UFSC e estagiária na Assembleia Legislativa de SC (ALESC); e Eloisa Gabriela Frare, técnica em Química pelo IFSC, Bacharel em Agronomia pelo IFC Araquari e Especialista em Avaliações e Perícias pela UFSC.
Integraram o painel também os egressos Gabriel Eduardo Lima, Técnico em Informática e Bacharel em Ciência da Computação pelo IFC Campus Blumenau, Mestrando em Informática pela UFPR (Inteligência Computacional, com foco em Visão Computacional e Aprendizado Profundo/Deep Learning); e Júnior Cunha – Licenciado em Educação Profissional (IFSC), Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação (UNISINOS), Especialista em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia (UFT), Especialista em Docência na Educação Profissional (IFSC) e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFC campus Blumenau.
Confira alguns registros:
Texto e Fotos: Cecom/Blumenau/Gisele Silveira