Nos últimos meses temos enfrentado atrasos nos pagamentos das bolsas do programa PartiuIF na Região Sul, incluindo os bolsistas do IFC. Como informado no comunicado anterior, a Fundação Ennio de Jesus Pinheiro Amaral de Apoio ao Instituto Federal Sul-rio-grandense (FAIFSul) é a responsável pelos pagamentos, convênio firmado entre a SECADI/MEC e IFSul.
Após reunião nacional entre as coordenações institucionais, constatamos atrasos nos pagamentos aos bolsistas em todos os Institutos Federais da região sul. Diante disso, a gestão do IFC, em conjunto com os coordenadores institucionais do programa nos demais Institutos Federais da Região Sul (IFPR, IFC, IFRS e IFFar), passou a cobrar providências imediatas para a regularização da situação. Em reunião com a SECADI, ficou pactuado que todos os pagamentos em atraso seriam regularizados até 20 de agosto.
A partir de 14 de agosto, observamos o início da quitação parcial desses valores. Entretanto, verificaram-se diversos problemas no pagamento de alguns bolsistas do IFC, cujo encaminhamento à Fundação de Apoio (FAIFsul) foi imediatamente realizado.
Diante aos frequentes problemas na gestão dos pagamentos aos bolsistas por parte da FAIFsul, fomos informados que haverá substituição na presidência da Fundação e reestruturação da sua equipe de gestão.
Com base nessas informações, reitero à comunidade do PartiuIF no âmbito do IFC que acompanharemos esse processo de transição e continuaremos cobrando para que os pagamentos em atraso sejam regularizados com a maior brevidade possível. Independentemente de mudanças na equipe gestora, a fundação deve cumprir integralmente com as responsabilidades estabelecidas no convênio firmado com a SECADI e nos contratos celebrados com cada bolsista.
Conforme formos recebendo novas informações, manteremos as Coordenações Pedagógicas atualizadas, garantindo que todos os bolsistas do PartiuIF, no IFC, tenham acesso às informações.
Davi Cézar da Silva
Coordenador Institucional do Partiu IF – IFC
Portaria nº 338/2025