• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > Notícias > ConectaIF está com as inscrições abertas

Início do menu principal
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari - IFC - Instituto Federal Catarinense
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CIG – Comitê Interno de Governança
    • CGD – Comitê de Governança Digital
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia e Tecnologia da Informação
  • PROPESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

ConectaIF está com as inscrições abertas

Segunda-feira, 15 de setembro de 2025


Evento reúne a Rede Federal em Brasília de 7 a 11 de outubro na Arena BRB (Estádio Mané Garrincha)

 A Capital Federal abre-se mais uma vez para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica apresentar o que faz de melhor. De 7 a 11 de outubro, acontecerá a 7ª edição do ConectaIF, evento organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Este ano o evento tem a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e será dentro do Festival Curicaca, ação internacional sobre inovação e tecnologia que acontecerá na Arena BRB (Estádio Mané Garrincha).

O ConectaIF reúne mais de 20 eventos simultâneos de Educação, Tecnologia e Cultura.  Confira alguns:

14ª Semana de Produção Científica (SP14) – Divulgação de resultados de trabalhos de pesquisas desenvolvidas em todo o país.

Fábrica de Ideias Inovadoras (Fabin) – Apresentações de produtos ou protótipos que tenham potencial de proteção por meio de registros de marca, depósito e patente, modelo de utilidade, desenho industrial, indicação geográfica, programa de computador e topografias de circuito.

Mulheres e Meninas na Ciência – Iniciativa que visa empoderar, encorajar e dar representatividade a meninas e mulheres que desejem ingressar, atuar e protagonizar ações nas áreas Steam.

Qualific Express – Oficinas rápidas de qualificação profissional

Práticas e Vivências – Apresentações de projetos e ações interativas tais como atividades práticas, minioficinas, produção de protótipos, maquetes, confecção de itens e mostras interativas.

Vitrine dos Saberes – Lançamentos e apresentações de editoras e de autores independentes.

Feira de Economia Solidária – Espaço de exposição de produtos artesanais e alimentícios, produtos da agricultura familiar, espaço para trocas solidárias (escambo), bazar/brechó como incentivo ao consumo consciente, produtos oriundos das empresas juniores, tecnologias sociais e serviços.

Café com Ciência – Diálogos descontraídos sobre o saber científico, enquanto se degusta um bom café.

Conexão Empresarial – Espaço de interações com empresas, órgãos públicos, associações e ONGs, envolvidos em temas específicos, como, por exemplo, empreendedorismo, empresas juniores, startup, incubadoras, demonstração de novos processos e oportunidades.

IncluIF – Encontros e debates conduzidos pelos membros do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

Viva com Saúde – Comunicação Assertiva, Cultura da Paz, Lideranças e Gestão Humanizada, Promoção da Saúde e Equilíbrio entre Trabalho e Vida Pessoal.

Cão Fiel – Desfile e orientações com foco na adoção consciente de animais.

LudoIF – Espaço conduzido pela Licenciatura em Pedagogia do IFB para as crianças vivenciarem atividades lúdicas durante o evento.

 

Competições

IFBrasilidades – Competição de produções na área da alimentação e gastronomia com base na culinária brasileira.

Hackdays: Agricultura 4.0 – Competição de equipes multidisciplinares que deverão em dois dias propor soluções tecnológicas inovadoras voltadas para a agricultura digital e sustentável, alinhadas aos princípios da Agricultura 4.0.

 

Encontros

X Fórum de EaD – Apresentação de resumos e promoção de apresentações e diálogos sobre o uso o uso das tecnologias como ferramenta de mediação dos processos de ensino e aprendizagem.

III Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado – Reflexões, trocas de experiências e a afirmação do compromisso ético, político e pedagógico dos educadores e educadoras da Rede Federal de Educação, Científica e Tecnológica em defender e buscar formas de aperfeiçoar o Ensino Médio Integrado.

Relatos de Experiências em ao i-Hubs – Compartilhamento de experiências vivenciadas por servidores e estudantes da Rede Federal em atividades vinculadas ao i-Hubs, incentivando a cultura de inovação, o desenvolvimento de soluções criativas e o fortalecimento de práticas inovadoras no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Seminário EPT, Câmera e Claquete – Diálogos sobre Audiovisual e Educação na Rede Federal profissionais da área e fomento de uma cultura audiovisual e suas interfaces didáticas e criativas.

Seminário de Gestão Orçamentária e Financeira – Espaço de debate coletivo sobre como a instituição de ensino se mantém

 

Cultura

Click da Pesquisa, da Extensão e do Ensino – Exposições fotográficas sobre o fazer nas diferentes áreas da Rede Federal.

Festival de Curtas – Mostra de filmes produzidos por estudantes do IFB.

VII Festival de Arte e Cultura – Mostra de ações culturais e artísticas em suas várias categorias.

 

O ConectaIF2025 já está com as inscrições abertas. Confira: conectaif.ifb.edu.br.

 

Texto e imagem: Organização Conecta IF

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.