Servidoras e servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC), dos campi Santa Rosa do Sul e Sombrio, participaram da apresentação da corregedora do IFC, Sandra Mara Valerius, nos dias 18 e 19 de março respectivamente. Com foco na prevenção e no esclarecimento, a ação busca aproximar a corregedoria da comunidade acadêmica, fortalecendo a cultura de ética, respeito e integridade no IFC.
Segundo Valerius, esta atividade é parte do projeto “Corregedoria em Movimento: vamos falar de prevenção?”. Lançado em dezembro de 2024, no IFC Concórdia, o projeto tem como iniciativa percorrer, em 2025, os campi da instituição para promover o diálogo, conscientização e informação sobre temas essenciais ao ambiente de trabalho, como assédio moral, assédio sexual e discriminação.
Durante as visitas, os participantes poderão compreender melhor o que caracteriza assédio e discriminação, saber como agir em situações sensíveis e conhecer os fluxos institucionais de acolhimento e responsabilização. “Mais do que investigar e apurar, a corregedoria também atua na educação para a integridade. Por isso, a proposta é estar presente nos campi, de forma itinerante, promovendo conversas francas com os servidores, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação ativa na prevenção de condutas abusivas”, explica a corregedora do IFC.
Este projeto surgiu após a publicação da Cartilha de Prevenção aos Assédios e à Discriminação, elaborada pela corregedoria em 2024. O material traz orientações claras e acessíveis sobre como identificar condutas inadequadas, quais os canais de denúncia disponíveis e o papel de cada servidor na construção de um ambiente seguro, acolhedor e respeitoso.
Na sequência do cronograma, a próxima apresentação está programada para 13 de junho, no Campus Rio do Sul.
- Concórdia
- Santa Rosa do Sul
- Santa Rosa do Sul
- Santa Rosa do Sul
- Sombrio
Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Fotos: Cecoms dos respectivos campi