As inscrições do Edital de Mobilidade Estudantil Internacional para Portugal, válido para intercâmbios realizados de setembro de 2026 a fevereiro de 2027, estão abertas até as 8h do dia 3 de março.
A seleção oferece dez vagas: duas vagas para o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e oito para o Instituto Politécnico de Bragança. O Edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no link abaixo:
Para se inscrever, é preciso atender os seguintes requisitos:
Estar regularmente matriculado em um dos campi do IFC em curso de Graduação com matrícula ativa;
Ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos completos até a data de viagem;
Comprometer-se a apresentar passaporte válido até pelo menos 24 de abril de 2026, caso selecionado neste edital, no prazo final estabelecido pelo Cronograma, Etapa 7;
Ter Coeficiente de Integralização (CI) do curso em que está matriculado, no momento da inscrição, superior a 30% da carga horária total do curso de graduação em que esteja inscrito no IFC;
Não ter sido contemplado com ajudas de custos em nenhum outro programa de mobilidade estudantil internacional, enquanto estudante do IFC, no nível de graduação;
Aceitar custear quaisquer despesas relacionadas à viagem, visto, estadia, entre outras, que excederem à ajuda de custo fornecido pelo IFC (válido para estudantes contemplados(as) com ajuda de custo; ver mais abaixo).
Aceitar custear todas as despesas relacionadas à viagem, visto, estadia (válido para estudantes não contemplados(as) com ajuda de custo; ver mais abaixo).
Não será exigido passaporte para as inscrições; no entanto, os selecionados deverão apresentar passaporte posteriormente, até 24/04/26, válido até 31/08/2027.
Classificação e Ajuda de Custo
Os três primeiros classificados serão contemplados, além da vaga nos Institutos Politécnicos portugueses com isenção de mensalidades e demais taxas acadêmicas, com ajuda de custo no valor de R$ 20 mil de Viana do Castelo e de Bragança.
Já aqueles entre quarto e décimo lugar terão acesso às vagas nos institutos portugueses participantes, com a isenção de mensalidades e taxas acadêmicas, mas sem ajuda de custo.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Reitoria/Andréa Santana
