O Instituto Federal Catarinense sediou, de 25 a 27 de outubro, a sétima edição do Encontro Nacional de Editores da Rede Federal – Enedif 2023. A programação contou com palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, minicursos e lançamento de livros.
O Encontro tem como objetivo principal debater as conquistas e desafios da produção editorial no âmbito da Rede. O tema deste ano foi “Humanização no trabalho editorial em tempos de inteligência artificial”. Foram 305 participantes inscritos no total — que participaram, ao longo dos 3 dias de programação, de dois colóquios, três mesas-redondas e oito minicursos. O Enedif foi ainda o palco do lançamento de 37 livros.
O evento foi realizado de forma online. As transmissões foram feitas, em sua maioria, pelo canal oficial do IFC no Youtube, e permanecem disponíveis para ser assistidas. Algumas oficinas foram realizadas via sala virtual; no entanto, as gravações dos encontros também serão disponibilizadas, em breve, no canal do Instituto.
De acordo com a coordenadora da Editora IFC, Leila Cavalcante, o evento pode ser considerado um sucesso. “Recebemos um feedback muito positivo dos participantes, especialmente dos colegas editores da Rede Federal, que elogiaram bastante a organização do evento, os temas e palestrantes escolhidos para discussões e todas as atividades da programação”, diz. “Todas as atividades abordaram temas atuais e relevantes para o trabalho editorial e contaram com uma boa participação de ouvintes. Mas posso citar como destaques as mesas-redondas, especialmente a que tratou do tema ‘Editoração Científica’ e o colóquio de encerramento do evento, que trouxe o tema ‘As ferramentas de inteligência artificial e suas implicações no trabalho das editoras acadêmicas’ para discussão”
Organização e realizações
A coordenadora da Editora IFC explica que a organização desta edição do Enedif começou em novembro do ano passado, quando a candidatura do IFC para sediar o evento foi apresentada na Assembleia Geral dos Editores da Rede Federal, realizada durante a edição 2022 do Encontro. “Ali, fomos escolhidos e já começamos a pensar em como seria o evento. Nos primeiros meses de 2023, iniciamos efetivamente a organização, a partir da composição de uma comissão organizadora local. Essa comissão foi composta por servidoras e servidores da Editora IFC, PROPI, Cecom e DTI. A comissão organizadora local pôde contar também com o apoio do Grupo de Trabalho para Assuntos Editoriais (GT Editores) vinculado ao Forpog. Estou muito feliz com o resultado e certa de que, sem um trabalho coeso, colaborativo e comprometido da comissão organizadora, não teríamos conseguido êxito”.
“Trazer a sétima edição do Enedif para o IFC significou dar continuidade a um belo trabalho que vem sendo construído em rede pelas editoras dos institutos federais e que tem no evento uma de suas formas de materialização”, prossegue Leila. “Significou receber, mesmo que virtualmente, colegas que nos ajudam no dia-a-dia do trabalho editorial, proporcionando a eles, bem como a todos os demais participações, um diálogo rico sobre questões atuais que impactam no trabalho desenvolvido pelas editoras. Também pudemos dar visibilidade à Editora IFC e as suas publicações, que são fruto da produção intelectual de servidores e estudantes do Instituto”.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Reitoria/Andréa Santana