O Grupo de Atividades em Robótica e Informática (G.A.R.I.) do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul obteve posições de destaque na Etapa Santa Catarina da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em Joaçaba (SC), no dia 16 de agosto. A competição, destinada a estudantes do ensino fundamental, médio ou técnico integrado, reuniu 75 equipes de escolas públicas e privadas de diferentes regiões do Estado. Integrantes do grupo obtiveram o primeiro lugar em uma das categorias da Olimpíada, e irão representar o IFC e o estado de Santa Catarina na Etapa Nacional da disputa, realizada de 13 a 19 de outubro, em Vitória (ES).
O G.A.R.I. é formado por 24 estudantes. dispostos em cinco equipes: quatro atuando na categoria Resgate (na qual se deve desenvolver um robô autônomo que seja capaz de resgatar vítimas em um ambiente de desastre passando por todos os perigos do caminho, sem intervenção humana) e uma na categoria Artística (na qual se desenvolve uma apresentação apresentação artística — dança, teatro, mágica, show de comédia, entre outros — com a utilização de robôs). Todas competiram no Nível 2, destinado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. As classificações de destaque foram as seguintes:
- Equipe Circuit – Matheus, Nicolas e Kaua: 1º lugar na categoria Resgate, garantindo a classificação para a etapa nacional;
- Equipe Valquírias – Beatriz, Emilly e Nicole: 2º lugar na categoria Artística
- Equipe Erro404 – Jhony, Pedro, Iuri e Thiago: 6º lugar na modalidade Resgate e o prêmio de Melhor Escola Pública.
Para o professor Cristhian Heck, responsável pelo grupo, participar da OBR vai além da conquista de prêmios, pois proporciona aos alunos experiências práticas de resolução de problemas, trabalho em equipe e aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, sendo um passo importante na formação acadêmica e pessoal. O docente também registrou um agradecimento especial ao IFC e ao Campus Rio do Sul pelo suporte e incentivo fundamentais para a realização das atividades do grupo e para a participação em competições como a OBR.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller, com colaboração de Cecom/Rio do Sul
Imagem: Arquivo G.A.R.I.
