O Instituto Federal Catarinense esteve presente na 3ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada pelo Ministério da Educação (MEC) até o dia 22 de outubro. Sediado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), o evento teve o objetivo de divulgar e ampliar o conhecimento do público sobre essa modalidade educacional, por meio de atividades como seminários, oficinas, exposição de projetos e pesquisas das instituições de educação profissional e tecnológica e apresentações culturais. O tema deste ano foi “Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”.
A delegação do IFC ocupou um estande no evento, entre os dias 16 e 18. No espaço, nove estudantes e quatro servidores de diversos campi do Instituto (ver quadro abaixo) apresentaram projetos com características interativas, conforme solicitado pela organização do evento. “Foi feito um convite geral pela SETEC a todos os Institutos Federais que quisessem participar da Semana. Devido ao curto espaço de tempo para a organização da equipe, os trabalhos foram indicados pelos diretores dos campi, coordenadores de pesquisa e pelo NIT, tentando contemplar o maior número de unidades”, explica o professor Daniel Kerr, que chefiou a delegação.
Os trabalhos indicados contemplaram os três laboratórios de prototipagem “IFMaker” existentes na instituição e outros cinco projetos selecionados pelas suas características de inovação e interatividade. Além disso, o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia do IFC, situado no Campus Camboriú, enviou dois servidores e dois animais em treinamento, aproveitando que teriam agenda com políticos e ministros em Brasília. “O desafio de reunir servidores e alunos de oito unidades diferentes em pouco tempo parecia impossível; parte da equipe só se conheceu nos aeroportos. Mas os jovens abraçaram a ideia e levaram seus trabalhos para o evento, representando o IFC e seus campi de origem de forma responsável”, ressalta o vice-chefe da comitiva, professor Eduardo Mueller.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação do IFC, Fátima de Oliveira, deu mais detalhes sobre o processo de seleção dos projetos. “O Edital foi lançado dia 06/09, com prazo para submissão em 15/09. Selecionamos então os projetos por meio do NIT, e depois compartilhamos em reunião com os diretores, que ratificaram a representação do IFC por meio das oito iniciativas selecionadas.”
De acordo com Fátima, as viagens dos estudantes tiveram ajudas de custo do IFC e da Setec. “A equipe de um nono projeto, o dos cães-guia do campus Camboriú, também quis participar, e então o campus arcou com as despesas”.
Para a pró-reitora, viabilizar a participação dos estudantes em eventos dessa natureza é importante não só para suas formações, mas para o Instituto como um todo. “A semana é um momento de troca de experiências entre o IFC e outras instituições, e também entre os estudantes e colegas de outros Institutos, pesquisadores e pesquisadoras, e pessoas de referência no Brasil. Os participantes tiveram a oportunidade ímpar de estar em um evento nacional, não só conhecendo outras realidades, mas também se sentindo protagonistas e autores de projetos que realizaram no IFC durante seu processo formativo”.
“A popularização do conhecimento com os estudantes e pelos estudantes é importante para que instituições públicas se façam conhecer”, prossegue Fátima. “Temos projetos belíssimos, profundos, inovadores, de Ensino, Pesquisa e Extensão. Em espaços como estes, os estudantes conseguem perceber quão importantes os projetos que desenvolvem no IFC são importante para suas vidas e também para as de outras pessoas”.
Experiência e oportunidades
Os estudantes que apresentaram seus projetos na Semana descreveram como positiva a participação no evento. “Adorei a experiência, pois tive a oportunidade de conhecer novas pessoas e projetos de outros estados. Com isso, vieram novas experiências profissionais, pois o evento proporcionou contato com uma diversidade de ideias e projetos interessantes”, afirma Ana Luiza da Rocha, estudante do campus Araquari, cujo projeto apresenta um plano de ensino sobre Robótica nos anos finais da rede pública de ensino. “A gente se locomove até as escolas levando o nosso material — robô de Lego, placas Arduino e notebooks — e ensina a lógica de programação. No caso do Arduino, simulamos em uma plataforma chamada Tinkercad e programamos em blocos, para facilitar o aprendizado das crianças. A partir daí, a gente converte o código para linguagem em C, que é a que utilizamos no Arduino, e conectamos o cabo ao notebook e à placa e rodamos o projeto. Já no Lego, a gente utiliza a própria plataforma da empresa (ev3) ou Spike, que é só em código scratch (em blocos)”, descreve a estudante.
O estudante Vinícius Santana, do campus Santa Rosa do Sul, também se diz satisfeito com a participação na Semana. “Foi uma experiência engrandecedora para nós. Conhecer projetos de vários cursos dos Institutos Federais de todo Brasil, além de cursos de Engenharia Agronômica de outros estados, apresentando soluções e inovações para o agronegócio, foi muito enriquecedor para o nosso crescimento profissional”. Santana é bolsista do projeto Smart Greenhouse – Produção inovadora, inteligente e eficiente de culturas com alto valor agregado, realizado em seu campus. “De forma breve, o objetivo principal foi desenvolver uma casa de vegetação automatizada e eficiente no uso de energia elétrica, com uso de inteligência artificial (IA). Para isso, a estrutura conta com sistema fotovoltaico, e a IA toma decisões com níveis de atuação, dos componentes que consomem menos energia elétrica até os mais dispendiosos, para o controle de variáveis bioclimáticas, fertirrigação, suplementação luminosa, enriquecimento de gás carbônico, dentre outros sistemas”, explica.
Para o chefe da delegação do IFC na Semana, a participação do Instituto superou suas expectativas. “São vários objetivos que temos quando participamos de um evento como esses. Primeiramente, a visibilidade sobre o está sendo desenvolvido no nosso Instituto, pois é importantíssimo mostrar que o investimento em Educação está sendo bem utilizado. O segundo objetivo são os contatos, os trabalhos dos demais servem muitas vezes de inspiração e um sopro de ânimo ver quanta coisa bonita está sendo desenvolvido”.
“Por fim, e tão importante quanto os demais, é a experiência que conseguimos proporcionar para os nossos estudantes”, prossegue o professor Kerr. “Na nossa delegação, sete estudantes nunca tinham andado de avião, e foi a primeira visita de todos a Brasília. Eles interagiram e conversaram com estudantes como eles de todas as partes do Brasil; viram de perto e interagiram com personalidades de suas áreas de interesse. Isso muda a forma de ver o mundo. Fora da Rede, nenhuma outra escola oferece isso; é o tipo de experiência que eu só fui ter no mestrado com muita ajuda da família. E alguns de nossos estudantes estão vivendo isso no ensino médio, graças a esse projeto de educação pública, gratuita e de qualidade”.
Prestígio ao evento e aprimoramento de transição
A reitora do IFC, Sônia Regina Fernandes, também esteve presente no evento, juntamente com o pró-reitor de Administração, Stefano Demarco, e o diretor do campus Concórdia e reitor eleito do Instituto para a próxima gestão, Rudinei Exterckoter. “Viemos prestigiar este evento tão importante, que retorna depois de anos sem recursos por parte do MEC e da Setec. E, especialmente, apreciar os trabalhos apresentados pelo Instituto Federal Catarinense, que representaram também a nossa instituição.
A viagem serviu também para aprimorar a transição entre gestões, aproveitando-se a oportunidade para apresentar o futuro dirigente ao pessoal da Rede e tratar da transição em espaços fundamentais de articulação interinstitucional. “Levamos o professor Rudinei para que ele pudesse acompanhar e conhecer nossa forma de trabalho no âmbito da assessoria parlamentar, feita pelo Stefano, no contexto do Congresso Nacional. Também pré-agendamos, para dezembro, uma reunião conjunta com a Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, para apresentar o reitor eleito e trocar algumas ideias”.
Trabalhos participantes
Confira abaixo os integrantes da comitiva do IFC na 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica e os projetos apresentados:
Nome | Campus | Projeto |
Abraão Teixeira da Silva | Brusque | ReuseTech: Conscientização Ambiental Sobre Reutilização de Equipamentos de Informática |
Ana Júlia Ferreira de Souza | Concórdia | Mensurador de Pressão Traqueal para Exame Radiológico |
Ana Luiza Dias da Rocha | Araquari | Iniciação tecnológica e cultura Maker utilizando Linguagem de Programação Visual aplicada ao ensino de programação de Hardware Livre (Arduino), LEGO programável, e criação de objetos para Impressão 3D, com foco no processo de ensino-aprendizagem utilizando metodologias ativas para estudantes dos anos finais do ensino fundamental da rede pública de ensino. |
Alexandre Weiss | Rio do Sul | Caneta TIG Ergonômica – Sistema para a Adição de Material na Soldagem TIG Alimentada Visando a Prevenção de Lesões por Esforço Repetitivo em Soldadores |
André Sturion | Camboriú | Tecnologia Assistiva Cão-Guia: Ferramenta que promove a inclusão e a inovação social. |
Daniel Shikanai Kerr | Camboriú | IFMAKER Campus Camboriú – Espaço de inclusão |
Eduardo Negri Mueller | Mensurador de Pressão Traqueal para Exame Radiológico | |
Elane Souza de Oliveira | Camboriú | IFMAKER Campus Camboriú – Espaço de inclusão |
Joana Espíndula | Sombrio | Plataforma Expert |
Lenara Bernieri | Camboriú | Tecnologia Assistiva Cão-Guia: Ferramenta que promove a inclusão e a inovação social. |
Maisa Benedete Duarte | Santa Rosa do Sul | Smart Greenhouse – Produção inovadora, inteligente e eficiente de culturas com alto valor agregado. |
Matheus Cerutti | Luzerna | Extensão Tecnológica no Laboratório IFMaker Luzerna: Inovação, Disrupção e Prototipagem para Startups de Tecnologia |
Vinícius Santana Farias | Santa Rosa do Sul | Smart Greenhouse – Produção inovadora, inteligente e eficiente de culturas com alto valor agregado. |
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: MEC/Luis Fortes e Acervo Pessoal
Atualizada em 26/10/23