O Instituto Federal Catarinense (IFC) teve presença de destaque no maior evento de Robótica da América Latina: o Robótica 2025. Composto pelas principais competições do país na área — Competição Brasileira de Robótica (CBR), Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Mostra Nacional de Robótica (MNR), o encontro foi realizado em Vitória (ES), entre 13 e 19 de outubro.
Na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), o IFC foi representado por estudantes do Campus Rio do Sul, com a equipe Circuit formada pelos alunos Matheus, Nicolas e Kauan, do curso Técnico em Informática para Internet. O time participou da modalidade prática Resgate N2, na qual os competidores são desafiados a resolver problemas de robótica e programação.
Os alunos, que integram o Grupo de Atividades em Robótica e Informática (G.A.R.I.), foram acompanhados pelo professor Eduardo Bidese Puhl.
Já na Mostra Nacional de Robótica (MNR), o Instituto teve como representante estudantes do Campus Blumenau que integra do projeto de pesquisa MECATECH, do curso Técnico em Mecatrônica. A equipe apresentou dois trabalhos de destaque:
Colher Estabilizadora com Monitoramento Integrado para Pessoas com Parkinson, desenvolvido pelos alunos Gustavo Medeiros, Samuel, Gustavo Knopf, Guido, Cristina, Paulo e Júlio;
Desenvolvimento de uma prótese robótica avançada para simulação precisa de movimentos manuais, dos alunos Paulo Victor, Júlio Cesar, Samuel e Gustavo Medeiros.
Ambos os projetos foram orientados pelos professores Simone Voltolini Olczyk, Vitor Mateus Moraes e Alessandro Braatz; este último também acompanhou os estudantes durante o evento.
Sobre o Robótica 2025
Promovido pela RoboCup Brasil em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo e a Universidade Federal do Espírito Santo, o Robótica 2025 é um dos maiores e mais importantes eventos da área da América Latina, reunindo competições e congressos científicos nas áreas de robótica e inteligência artificial (IA), com mais de 500 instituições participantes de todos os Estados do Brasil e de outros países.
Saiba mais sobre as competições nas quais os IFC esteve presente:
A Olimpíada Brasileira de Robótica é voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, que devem montar e programar robôs capazes de realizar o resgate de vítimas em um ambiente simulado. É uma das ligas da competição brasileira de robótica que terá sua final nacional disputada durante o Robótica 2025. Em 2024, mais de cinco mil alunos se inscreveram para essa modalidade.
A Mostra Nacional de Robótica, por sua vez, é uma exposição científica para alunos do ensino fundamental ao ensino superior. Os estudantes inscrevem seus projetos, que precisam ser relacionados à robótica, e são convidados a apresentá-los durante o “Robótica”. Todos os trabalhos concorrem a premiações e bolsas de Iniciação Cientifica Junior CNPQ/MNR.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagens: Arquivo pessoal/Professor Christhian Heck




