O Instituto Federal Catarinense está com as inscrições abertas para o processo seletivo simplificado para o ingresso nos cursos de Licenciatura Intercultural Indígena com Ênfase em Linguagens e Licenciatura em Educação Especial Inclusiva.
Os dois cursos ofertados fazem parte do PARFOR EQUIDADE, uma ação especial do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) desenvolvido pelo Ministério da Educação. A edição do Parfor Equidade busca promover o acesso equitativo à formação de professores para o atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, assim como educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos.
Os cursos ofertados pelo IFC visam a formação de professores. O Câmpus Abelardo Luz oferta o curso de Licenciatura Intercultural Indígena com Ênfase em Linguagens, destinado a atender a demanda da população Kaingang do Oeste Catarinense. O curso objetiva formar profissionais capazes de atuar na docência, gestão e pesquisa, o curso visa contribuir para a preservação da língua e cultura indígena, fortalecendo as comunidades locais.
Já no Campus Camboriú é ofertada a Licenciatura em Educação Especial Inclusiva. O curso tem como propósito a preparação de profissionais para atuarem na modalidade da educação especial em diversos níveis e modalidades de ensino da Educação Básica. Além disso, os futuros profissionais estarão aptos a trabalhar em espaços não formais, proporcionando conhecimentos específicos na área da educação especial e desempenhando atividades como ensino, docência, atendimento educacional especializado, pesquisa, gestão e assessoria especializada.
De acordo com a Diretora de Graduação do IFC, Débora de Lima Velho Junges, a oferta dos dois cursos é motivada pela oportunidade do Instituto em contribuir no processo de formação de professores qualificados e na promoção de uma educação inclusiva e equitativa. “O IFC reconhece assim a importância de promover a inclusão e a valorização das comunidades indígenas, quilombolas, do campo e outras populações historicamente marginalizadas. Essa ação vai ao encontro dos objetivos do Instituto em promover a educação de qualidade e o respeito à diversidade cultural”, explicou.
Os cursos têm duração de quatro anos. O início das aulas está previsto para o segundo semestre de 2024.
Inscrições
O período de inscrição para ambos os cursos é de 06/05 a 07/06/2024. Para realizar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá acessar o Portal do Candidato do IFC no endereço: https://candidato.ifc.edu.br/
Confira os requisitos para a inscrição:
Licenciatura Intercultural Indígena com Ênfase em Linguagens – Edital 22/202
Poderão se inscrever os professores da rede pública de educação básica, das escolas indígenas, das redes de formação por alternância, o público de demanda social, e demais interessados da ampla concorrência que: – Possuírem certificado de conclusão do Ensino Médio; – Comprovarem exercício efetivo da docência- mediante documento expedido pelas Secretarias de Educação Estadual ou Municipal- apenas para professores; – Apresentarem comprovação específica, de acordo com a legislação vigente, caso sejam o público de demanda social: indígenas, quilombolas, pardos, pretos, populações do campo, pessoas surdas ou público-alvo da educação especial. Será assegurada a oferta de vagas a professores da rede pública da educação básica, das escolas indígenas e/ou das redes de formação por alternância que já atuem na área do curso sem possuir a formação adequada, dando-se preferência àqueles que são indígenas, conforme descrito a seguir: Licenciatura Intercultural Indígena com Ênfase em Linguagens: 50% (cinquenta por cento) das vagas, ou seja, 20 (vinte) vagas. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas com o público da demanda social: indígenas.
|
Licenciatura Educação Especial Inclusiva – Edital 21/2024
Poderão se inscrever os professores da rede pública de educação básica, das redes de formação por alternância, o público de demanda social, e demais interessados da ampla concorrência que: – Possuírem certificado de conclusão do Ensino Médio; – Comprovarem exercício efetivo da docência- mediante documento expedido pelas Secretarias de Educação Estadual ou Municipal- apenas para professores; – Apresentarem comprovação específica, de acordo com a legislação vigente, caso sejam o público de demanda social: indígenas, quilombolas, pardos, pretos, populações do campo, pessoas surdas ou público-alvo da educação especial. Será assegurada a oferta de vagas a professores da rede pública da educação básica e/ou das redes de formação por alternância que já atuem na área do curso sem possuir a formação adequada, dando-se preferência àqueles que são indígenas, quilombolas, pardos, pretos, pertencentes a populações do campo, pessoas surdas e público-alvo da educação especial, conforme descrito a seguir: Licenciatura em Educação Especial Inclusiva: 60% (sessenta por cento) das vagas, ou seja, 24 (vinte e quatro) vagas.
As vagas remanescentes poderão ser preenchidas com o público da demanda social: indígenas, quilombolas, pardos, pretos, populações do campo, pessoas surdas e para o público-alvo da educação especial. |
Bolsas para estudantes
Os estudantes indígenas, pardos, pretos, quilombolas e das populações do campo, assim como pessoas surdas e do público-alvo da educação especial, matriculados no curso de primeira Licenciatura Intercultural Indígena com Ênfase em Linguagens do PARFOR EQUIDADE, receberão uma bolsa de estudos mensal no valor de R$ 700,00 (setecentos reais), durante a vigência do curso.
Mais informações:
Editais completos: https://ensino.ifc.edu.br/cursos/graduacao/parfor-equidade-no-ifc/editais/
E-mail para contato: parfor.equidade@ifc.edu.br
Coordenadora Institucional: Solange Aparecida Zotti
Texto e imagem: CECOM com informações da Diretoria de Graduação.