O Instituto Federal Catarinense foi contemplado com o primeiro lugar no Ranking da Qualidade da Informação de Custos 2024, na categoria “Institutos Federais”. A colocação foi anunciada durante o 14º Encontro de Gestão de Custos do Setor Público, realizado de forma online nos dias 20 e 21 de agosto.
O evento, realizado pelo Governo Federal, por meio do Tesouro Nacional, com o objetivo de compartilhar experiências de modelos de gerenciamento de custos e apresentar inovações que buscam fortalecer o sistema de custos como instrumento de gestão.
O Ranking da Qualidade da Informação de Custos é uma iniciativa do Tesouro Nacional que visa, segundo o material de divulgação do órgão, “incentivar a gestão de custos na Administração Pública Federal, por meio do reconhecimento dos órgãos e entidades que tratam de forma adequada seus dados contábeis com o objetivo de gerar informações úteis para a gestão”.
“Uma gestão adequada dos dados contábeis é fundamental para a boa tomada de decisões na administração dos recursos públicos, pois assegura não apenas a conformidade das obrigações legais, mas também oferece uma visão clara do ponto em que estamos, de onde queremos chegar e, sobretudo, de como percorrer esse caminho por meio do controle de custos, da transparência das informações e do planejamento”, afirma o coordenador-geral de Contabilidade, Orçamento e Finanças do IFC, Charles Laubenstein. “Ainda que esta premiação reconheça e celebre conquistas passadas, é na utilização qualificada dos dados contábeis que encontramos o alicerce para oferecer educação de qualidade, mantendo-nos firmes no presente e impulsionando melhorias cada vez maiores no futuro”.
“É fundamental reconhecer o papel das contadorias dos campi”, ressalta Laubenstein”, “que, de forma integrada e contributiva, atuam no acompanhamento, controle e avaliação das rotinas contábeis estabelecidas, assegurando a aplicação das normas com qualidade da informação, elemento decisivo para o desenvolvimento da contabilidade no IFC.”
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Raquel Rybandt
