O Instituto Federal Catarinense foi certificado com o Selo ODS Educação 2025, reconhecimento nacional concedido a organizações educacionais, públicas e privadas, que desenvolvem iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa tem como foco estimular a participação de organizações educacionais em ações que contribuam para o alcance das metas da Agenda 2030, com ênfase especial no ODS 4 – Educação de Qualidade, que busca assegurar uma educação inclusiva, equitativa e transformadora.
A certificação é promovida pelo Instituto Selo Social, com participação gratuita para as instituições. De acordo com o entidade, o selo é um instrumento de mapeamento e valorização de boas práticas, integrando os ODS na gestão e nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Nesta edição, 11 campi e a Reitoria conquistaram a certificação: Campus Abelardo Luz, Campus Araquari, Campus Blumenau, Campus Brusque, Campus Concórdia, Campus Camboriú, Campus Fraiburgo, Campus Luzerna, Campus Rio do Sul, Campus Santa Rosa do Sul, Campus Videira e a Reitoria. Ao todo, o IFC teve 107 iniciativas aprovadas no processo de certificação.
“Na edição de 2024, seis campi foram certificados. Em 2025, o número dobrou, com a certificação de 11 campi e da Reitoria, demonstrando a ampliação do compromisso institucional com práticas educacionais sustentáveis. O aumento dos campi certificados evidencia o alinhamento das ações do IFC aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” destaca o reitor Rudinei Kock Exterckoter.
A cerimônia nacional de certificação está prevista para ocorrer em 2026, na cidade de Recife (PE), e reunirá instituições de todo o país que se destacaram por suas práticas educacionais voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável integram a Agenda 2030, um plano de ação global adotado em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), voltado à promoção do desenvolvimento sustentável por meio da redução da pobreza, da proteção do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida das pessoas. O Brasil é um dos países signatários desse compromisso, que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a serem alcançadas até 2030.