Esta semana, o Instituto Federal Catarinense (IFC) recebeu a notificação do recredenciamento EAD. A partir do relatório dos avaliadores do Ministério da Educação (MEC), o IFC recebeu o Conceito 5, nota máxima, que representa que a instituição possui um excelente perfil de qualidade. Na etapa de avaliação, cinco eixos foram avaliados: Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional; Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional; Eixo 3 – Políticas Acadêmicas; Eixo 4 – Políticas de Gestão; Eixo 5 – Infraestrutura. Por meio da análise desses elementos, a comissão definiu o perfil de qualidade do ensino ofertado pelo IFC.
Todo processo de recredenciamento exigiu a articulação entre vários setores, pois tratou-se de uma avaliação institucional. O trabalho foi coordenado pela equipe da Pró-reitoria de Ensino (Proen), que nos últimos meses fez a articulação entre os demais para a organização dos documentos necessários para o processo. A finalização do processo se deu com a visita in loco dos avaliadores, realizada de forma virtual entre 24 e 26 de maio, nas instalações da Reitoria, em Blumenau, e do Campus Camboriú, por ser o campus polo e sede da oferta do curso Tecnólogo em Sistemas para Internet na modalidade EAD.
Sônia Regina de Souza Fernandes, reitora do IFC, explica que o ato autorizativo do MEC dá outorga para a oferta da educação em EAD no âmbito do ensino superior no IFC, nos próximos anos. “É com muita alegria que recebemos a notícia do nosso recredenciamento, no âmbito da EAD, como uma renovação de um processo já credenciado há algum tempo. Nós atingimos a nota de excelência, pois numa escala de 1 a 5, tiramos 5. Foi uma avaliação feita de maneira virtual, uma modalidade que ajuda as instituições a estarem em dia com esses processos e que exigiu uma organização na articulação entre as pró-reitorias e o Campus Camboriú para a juntada dos documentos e as comprovações demonstrando nossas condições de recredenciamento. Então, esse resultado é o esforço de várias mãos das pró-reitorias, no sentido de garantirmos a oferta de uma educação a distância nos parâmetros de qualidade máxima por meio da avaliação externa, da comissão externa e junto ao Campus Camboriú na condição de polo”, enfatiza a reitora.
Pró-reitora de Ensino no IFC, Josefa Surek de Souza, esclarece que no processo de recredenciamento, seja no EAD ou institucional, diversas dimensões são observadas na instituição. “Quando você passa por um processo de recredenciamento se olha para a instituição como todo, porque nós somos uma instituição de educação e então todas as atividades que desenvolvemos tem finalidade no processo educacional, de qualidade e por isso, todos esses elementos são avaliados. Isso envolve uma mobilização de aspectos de infraestrutura, de políticas de ensino, pesquisa e extensão, de planejamento e desenvolvimento institucional, dos processos de avaliação feitos pela instituição e os desdobramentos desses processos de avaliação”, apresenta Souza.
Fábio André Negri Balbo, coordenador-geral de Avaliação e Regulação do Ensino (CGARE), relata que o recredenciamento EAD é um processo pelo qual a instituição passa periodicamente e que a autoriza para oferta de cursos de graduação na modalidade de Educação à Distância. “Institucionalmente, a conquista da nota máxima na avaliação e, consequentemente, o recredenciamento mostram que a instituição tem avançado bem na questão da EAD, tanto nas questões legais quanto nas questões de qualidade. Apesar do curso de graduação em Sistemas para Internet ser novo na instituição, esse recredenciamento comprova que o IFC está bem estruturado para garantir também a oferta de cursos na modalidade EAD”, detalha Balbo.
Em relação a oferta EAD, a pró-reitora de Ensino destaca que o objetivo institucional não é construir um processo de massificação da EAD. “Nosso olhar é justamente pensar nos cursos EAD como estratégia de acesso para muitos estudantes que não têm condições para cursar presencialmente. Usar estratégias, metodologias e modalidades distintas para os públicos na nossa sociedade, pois eles também têm perfis distintos. Temos um cuidado muito grande com a oferta, por isso avançamos a passos bastante cuidadosos, justamente no sentido de construir uma cultura de EAD que dialogue com essa perspectiva de uma oferta de qualidade e que fuja da perspectiva de oferta massificada, de matrícula por matrícula. Nosso objetivo institucional é ofertar cursos de qualidade para um público que necessita de uma formação de qualidade para sua atuação profissional posterior, inclusive”, ressalta Souza.
Sobre a oferta de cursos em EAD, a reitora do IFC também pontua a relevância da modalidade. “A EAD possibilita que mais pessoas possam, no âmbito da nossa comunidade externa e também interna, acessar aos nossos cursos superiores por meio desta forma e com isso aumentar as possibilidade de acesso e, consequentemente, a democratização do próprio ensino superior. Em muitos casos, a EAD ajuda a romper as barreiras sociais, econômicas e culturais e promove então a condição de poder estar fazendo um curso do lugar, do horário, muitas vezes quando não é síncrona, de onde a pessoa esteja. Então, nós primamos por uma educação de qualidade e a EAD vem no sentido de aprimorar e ampliar as nossas formas de oferta sem abrir mão do rigor da formação, dos processos de ensino, pesquisa extensão e, do que nos custa mais caro, que é a formação humana aliada a formação técnico profissional”, destaca Fernandes.
“Quero agradecer a todas as pessoas que se envolveram nesse processo, especial à equipe da Proen que esteve à frente dessa articulação que envolveu a instituição como um todo. Além disso, também referenciar e salientar o trabalho do Campus Camboriú em torno desse processo de recredenciamento, pois é o campus que oferta o nosso curso de graduação em EAD”, finaliza a pró-reitora.
Sobre o processo
Inicialmente, o IFC foi credenciado para oferta de cursos superiores na modalidade a distância pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), por meio da Portaria nº 919, de 15 de agosto de 2017, com validade de 5 anos. Após o credenciamento, este é o primeiro processo de Recredenciamento EAD pelo qual o IFC passa desde a sua criação em 29 de dezembro de 2008, por meio da Lei 11.892. A nota 5 foi atribuída ao IFC após um processo criterioso de avaliação, como a análise documental da Instituição, informações declaradas nos formulários e reuniões com dirigentes e gestores, docentes, técnicos administrativos, estudantes, equipe multidisciplinar e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Além das visitas às instalações físicas da Reitoria e do Campus Camboriú.
Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana