Servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) contam com mais uma fundação de apoio para projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e/ou institucional. Esta opção é possível porque os Ministérios da Educação e da Ciência e Inovação autorizaram a Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc) a atuar com o IFC. A portaria de autorização está publicada no Diário Oficial da União (DOU), na edição de 5 de maio, e tem validade por um ano.
Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi) no IFC, Fátima Peres Zago de Oliveira, explica que, até o momento, o IFC tinha autorizada somente a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “Agora os servidores também têm a Feesc como possibilidade de apoio para o seus projetos. As contratações de fundação de apoio devem ser solicitadas ao Comitê Especial de Contratação com Fundações de Apoio (Cecfa) do IFC”, orienta a pró-reitora.
De acordo com a coordenadora do Cecfa, Márcia de Jesus Xavier, esclarece que as pessoas interessadas em contratar alguma das fundações devem preencher os documentos disponíveis na página do comitê. “Os atendimentos e esclarecimentos são realizados por e-mail e, quando necessário, por reuniões online, mas é imprescindível que o processo eletrônico do projeto chegue ao Cecfa via Sipac e instrumentalizado com os documentos citados nos fluxos para seguir adiante”, explica a coordenadora.
Comitê é composto por representantes das Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi), de Ensino (Proen), de Extensão (Proex), de Desenvolvimento Institucional (Prodin) e de Administração (Proad) e tem vinculação ao Gabinete da Reitora. Os fluxos para contratação das fundações de apoio, assim como as informações sobre as duas fundações autorizadas estão disponíveis na página do Cecfa em https://fundacoesdeapoio.ifc.edu.br/
Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana