O Instituto Federal Catarinense (IFC) foi representado por uma comitiva de 29 pessoas — entre servidores(as) e estudantes —na 42ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs 42), realizado no Campus Centro da UFRGS, em Porto Alegre, de 11 a 13 de setembro. O evento teve como objetivo promover o intercâmbio entre as Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), estimulando o diálogo interinstitucional e a troca de experiências entre extensionistas e comunidades.
O tema do Seminário para 2024 é “A Extensão que queremos”. A ideia é refletir, a partir das práticas de Extensão atuais, que futuros estão sendo produzidos e o que se deseja para as instituições de ensino superior e para a sociedade do amanhã.
Os extensionistas do IFC apresentaram 19 trabalhos — o máximo possível para participação — nas três modalidades do evento: Tertúlias (apresentações orais com rodas de conversas), Vídeo-Pôster (apresentados em totens e com público espectador) e Oficinas. A comitiva foi encabeçada pelo pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da instituição, Cleder Somensi, e pelo diretor de Extensão, Diego de Lima.
“Foi uma participação bastante rica, que mostra toda a nossa diversidade, nossa pluralidade de trabalhos extensionistas em todos os campi do IFC”, diz Lima. “Todas as áreas temáticas da Extensão foram atendidas: Comunicação, Cultura, Meio Ambiente, Educação, Direitos Humanos, Saúde, Trabalho e Produção”.
De acordo com o diretor de Extensão, os trabalhos do IFC foram bastante elogiados durante o Seminário. “Posso citar o projeto ‘Bem-vindo ao Alto Vale do Itajaí: um guia para migrantes e imigrantes’, trabalho de acolhimento de imigrantes que foi feito em Rio do Sul. Outra ação que obteve destaque foi a ‘Oficina de estêncil: combate ao racismo por meio da arte’, realizada junto à Educação de Jovens e Adultos (EJA) — porque essa modalidade de ensino tem muito pouco de Pesquisa e Extensão, então saber que foi feita Extensão com jovens e adultos chamou muita atenção do grupo e suscitou muitas questões”, explica. “Um outro trabalho que foi bastante comentado foi ‘O Letramento Literário Antirracista: relato de uma experiência extensionista’, realizado no Campus Camboriú”.
Confira abaixo a galeria de fotos da participação do IFC no Seurs 42:
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Fotos: Comitiva do IFC no Seurs