A partir desse mês, o Instituto Federal Catarinense (IFC) integra a Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (UniSustentável). Além do Instituto, foram incluídos também a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Com as novas adesões, a Rede UniSustentável passa a ter 25 membros.
Lançada em setembro de 2023, na Cidade Universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Rede UniSustentável tem como objetivo promover um ambiente de cooperação, colaboração, intercâmbio e comunicação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) membros, com o propósito de contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável, por meio da formação de pessoas e pelo incentivo à adoção de boas práticas em sustentabilidade.
IFC será representado por Rafael da Rosa Couto e Daisy da Silva, membros do Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) Institucional. “A adesão, feita por meio do NGA institucional do IFC, na Rede UniSustentável é uma grande oportunidade de nos inspirarmos e aprendermos com outras instituições de ensino sobre as práticas de sustentabilidade, além de divulgar as práticas que já estão inseridas em todo o IFC. Também é um compromisso que reflete a inserção da variável ambiental nas políticas e ações institucionais, onde a gestão ambiental passa a fazer parte de seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”, destaca Silva.
Silva explica ainda que a adesão do IFC atende os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especificamente o ODS 17 que é ‘Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável’.
Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Arte: Cecom/Reitoria/ Andréa Santana