Na última quinta-feira, 20 de março, representantes do Instituto Federal Catarinense (IFC) receberam a certificação de reconhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com o Selo ODS Educação 2024. A cerimônia de entrega foi realizada no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e teve a presença de servidores da pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e dos seis campi da instituição certificados: Abelardo Luz, Camboriú, Concórdia, Luzerna, Rio do Sul e Santa Rosa do Sul.
Quando anunciadas as instituições certificadas, em dezembro de 2024, o diretor de Extensão na pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFC, Diego Rodolfo Simões de Lima, revelou que o objetivo para 2025 é a certificação de todos os campi. “A conquista do Selo ODS Educação pelos seis campi do IFC é um marco importante, refletindo o compromisso da instituição com a promoção da educação de qualidade e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Essa certificação reafirma o papel do IFC na formação de cidadãos conscientes e na construção de um futuro mais sustentável para a sociedade”, afirmou o diretor naquele momento.
De acordo com a representante do Selo Social no IFC Camboriú, Michela Cancillier, a certificação reconhece os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão do campus – desenvolvidos ao longo de 2024 – que tiveram como resultados o alcance de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Ao todo foram 11 iniciativas do IFC Camboriú, com mais de 9.500 pessoas atingidas em ações envolvendo a comunidade interna e externa. Os trabalhos desenvolvidos pelo campus foram analisados pela curadoria do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, que trabalha para implementar ações que ajudem o Brasil a atingir as metas globais. Além disso, o Grupo é responsável pela elaboração do Relatório Luz anual que analisa o avanço das metas no Brasil”, explicou Michela.
Também presente na cerimônia, a diretora-geral do IFC Concórdia, Alessandra Portolan destacou a relevância da certificação para o campus. “Receber o Selo ODS Educação, especialmente no Objetivo 4, que trata da Educação de Qualidade, é um reconhecimento do compromisso do IFC Concórdia com uma formação inclusiva, acessível e transformadora. Esse selo reforça que nosso trabalho diário – seja em sala de aula, nos projetos de pesquisa e extensão ou nas ações institucionais – está alinhado com a construção de uma educação que promove oportunidades para todos, reduz desigualdades e prepara nossos estudantes para os desafios da sociedade. Esse reconhecimento é fruto do empenho de toda a comunidade acadêmica, e seguimos firmes no propósito de oferecer um ensino público, gratuito e de excelência”, afirmou Portolan.
Nesta edição foram certificadas 74 instituições de ensino, que desenvolveram 909 iniciativas e somaram 1.939 impactos sociais durante todo o ano de 2024. O Selo ODS Educação reconhece o trabalho de organizações educacionais, públicas e privadas, que contribuem com os ODS, além de estimular a participação em ações que auxiliem no alcance das metas da Agenda 2030, especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade. O Selo ODS Educação é realizado pelo Instituto Selo Social, GT Agenda 2030, e UNB 2030, patrocinado pela Editora Edebê.
Texto: Cecom/Reitoria/ Rosiane Magalhães
com informações das Cecoms dos campi
Fotos: arquivo pessoal