O Conselho Superior (Consuper) do IFC aprovou a criação de dois novos cursos de graduação para o Instituto: Licenciatura em Pedagogia para o Campus Sombrio e Bacharelado em Ciências da Computação para o Campus Concórdia. A medida foi deliberada na 2ª Reunião Extraordinária do órgão, realizada em 13 de setembro.
Confira abaixo mais informações sobre cada um dos novos cursos:
Ciência da Computação – Campus Concórdia
O curso de Ciência da Computação será noturno e presencial. Serão abertas 40 vagas para cada turma, com início no primeiro semestre do ano e duração de cinco anos. Serão abordadas as seguintes linhas de pesquisa: Arquitetura e Sistemas Operacionais, Redes de Computadores e Segurança da Informação, Engenharia de Software e Banco de Dados, linguagens de programação, Inteligência Artificial e Ciência de Dados. A primeira turma terá início já em 2025, com processo seletivo realizado via Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que funciona com base na nota do Enem.
O cientista da computação formado no Campus Concórdia terá sólida formação para desenvolver softwares e sistemas embarcados, visão global de arquitetura de sistemas e suas diferentes aplicações. Além disso, será capaz de refletir sobre o impacto ético do uso de sistemas pela sociedade, aplicando-os adequadamente para solucionar problemas com criatividade e inovação.
Durante o evento de lançamento do curso para a comunidade, realizado na tarde do dia 18/09, o professor Mateus Pelloso apresentou uma contextualização histórica da área da Computação na unidade, desde 2010. O professor Heitor Scalco Neto apresentou o curso, suas áreas de estudo e possibilidades de atuação. A professora Alessandra Portolan, diretora-geral do Campus Concórdia, falou sobre a inserção do curso no arranjo produtivo e ecossistema local.
A pró-reitora de Ensino do IFC, professora Liane Vizzotto, lembrou que a abertura do curso foi uma demanda apresentada pela comunidade e empresariado concordiense e regional. O reitor do IFC, professor Rudinei Kock Exterckoter, falou da importância de ter essa área de estudos verticalizada no Campus Concórdia. “Atender todas as demandas nem sempre é fácil, mas assumimos esse compromisso no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Ter um curso dessa área aqui é chave para ter força de dar os passos necessários no crescimento da Rede Federal”, diz. “Concórdia merece esse curso”, completa.
Licenciatura em Pedagogia – Campus Sombrio
O início das aulas do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Sombrio está previsto para março de 2025. O ingresso será por meio do processo seletivo do SISU/ENEM e abertura de um edital de cadastro reserva, que utilizará o histórico escolar como critério de classificação.
A instituição do curso surgiu demanda da própria sociedade, conforme explica a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus, Mirian da Rosa Silveira. “A ideia surgiu de um movimento comunitário entre os servidores, que constantemente eram indagados sobre a possibilidade de oferecer essa formação. A necessidade da criação do curso foi confirmada por meio de uma consulta popular e pela constatação da ausência de oferta de cursos presenciais na região — além da crescente demanda por formação docente qualificada.”
“O processo de criação da Licenciatura começou em 2018, com a inclusão da proposta no PDI 2019-2023”, prossegue Mirian. “O campus, que já oferece o curso superior de Licenciatura em Matemática, possui infraestrutura adequada e uma equipe de profissionais experientes, o que reforça a viabilidade do projeto”.
A partir daí, o projeto passou por várias etapas. “Em 2022, foi instituída a Comissão de Avaliação de Criação do Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFC, que conduziu uma pesquisa junto aos gestores escolares e à comunidade por meio de plataformas digitais para identificar a demanda, confirmando a necessidade do curso”, conta a diretora da Depe. “Após essa fase, foi formada uma nova comissão para elaborar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que foi submetido e aprovado pelos conselhos Consepe e Consuper”.
Com a aprovação da criação do curso, os próximos passos incluem a organização dos espaços físicos para acolher os novos acadêmicos e a definição de detalhes logísticos do curso. “A primeira coordenadora do curso está em processo de definição, e estamos confiantes de que, independentemente do docente que assumir a coordenação, o curso estará em mãos competentes, contando com o suporte do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Núcleo de Planejamento e Extensão (NUPE) e demais servidores do campus. A comunidade acadêmica está mobilizada para garantir que todos os aspectos estejam prontos para a oferta do curso”, diz Mirian.
“O trabalho foi colaborativo, contando com a participação de servidores de diversas áreas. Além disso, a administração local, juntamente com a equipe da Reitoria, ofereceu apoio fundamental para a viabilização do projeto”, conclui a diretora.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller e Cecom/Concórdia/Nanachara Sperb
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana