O Instituto Federal Catarinense, firmou um acordo com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, conforme deliberado no ofício nº 179/2024 em 31/12/2024. O acordo estabelece que o Curso Técnico Subsequente em Defesa Civil na modalidade EaD será ofertado para as 5 macrorregiões do país através de polos.
A seleção dos campi levou em conta critérios técnicos, como especificidades informadas pelos campi em 2023 e 2024, acesso aos estados próximos, riscos, ameaças e vulnerabilidades. O objetivo deste curso é fomentar a profissionalização em gestão de riscos e gestão de desastres, viabilizando a continuidade da oferta de vagas ao longo dos anos. Além disso, os institutos que manifestaram interesse e reúnem as condições básicas para oferta, mas não foram selecionados como polos regionais neste momento, terão suas demandas atendidas após análises por meio da Bolsa Formação Defesa Civil – 2024.
Veja os polos selecionados para a oferta de 2.000 vagas, com duas entradas: 1.000 vagas para o 2º semestre de 2025 e 1.000 vagas para o 1º semestre de 2026:
– Instituto Federal do Pará (região Norte)
– Instituto Federal do Piauí (região Nordeste)
– Instituto Federal de Goiás (região Centro-Oeste)
– Instituto Federal Fluminense (região Sudeste)
– Instituto Federal do Rio Grande do Sul (região Sul)
A coordenação nacional será realizada pelo Instituto Federal Catarinense campus Camboriú. A expansão justifica-se pela necessidade urgente de socialização do conhecimento nessa área para profissionalizar as defesas civis, independentes da esfera, e atender à iniciativa privada, focando no arranjo produtivo local/regional. Baseado em evidências científicas sobre desastres, esses profissionais poderão não apenas estabelecer medidas de resposta, mas também fomentar a gestão de riscos e resiliência de forma técnica e profissionalizada.
Para obter mais informações, entre em contato pelo e-mail: tecnicodefesacivil.brasil@ifc.edu.br