• Portal do Governo Brasileiro

Barra de acessibilidade

  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu principal 2
  • Ir para a busca 3
  • Alto contraste
Logotipo do IFC

Formulário de busca

Links sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Restrito
  •   Menu principal
  • Perguntas Frequentes
  • Contatos
  • SIG
  • Ingresso
  • Institucional

Você está aqui: Página inicial > Notícias > Inscrições de transferência para cursos de Graduação (2026-2) começam nesta terça (19) e vão até 15/06

Início do menu principal
  • Nossos Campi
    • Campus Abelardo Luz
    • Campus Araquari - IFC - Instituto Federal Catarinense
    • Campus Blumenau
    • Campus Brusque
    • Campus Camboriú
    • Campus Campos Novos
    • Campus Concórdia
    • Campus Fraiburgo
    • Campus Ibirama
    • Campus Luzerna
    • Campus Mafra
    • Campus Rio do Sul
    • Campus Santa Rosa do Sul
    • Campus São Bento do Sul
    • Campus São Francisco do Sul
    • Campus Sombrio
    • Campus Videira
  • Conselhos e Colegiados
    • Consuper
    • Consepe
    • Codir
    • Cogepe
    • CIG – Comitê Interno de Governança
    • CGD – Comitê de Governança Digital
  • Documentos Oficiais
    • Regimento Geral do IFC
    • Estatuto do IFC
    • PDI IFC
    • Portarias Normativas
    • Editais
    • Portarias
    • Portarias da Corregedoria
  • Gabinete do Reitor
  • PROEN - Ensino
  • PROEPPI - Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação 
  • PROAD - Administração
  • PROGETI - Governança, Engenharia e Tecnologia da Informação
  • PROPESSOAS - Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa
Início do conteúdo

Inscrições de transferência para cursos de Graduação (2026-2) começam nesta terça (19) e vão até 15/06

Segunda-feira, 18 de maio de 2026

As inscrições para o processo seletivo de Transferência Interna, Externa, Reintegração e Ingresso de Diplomados para os cursos superiores de Graduação do Instituto Federal Catarinense (IFC), válidas para o segundo semestre letivo de 2026, tem início nesta terça-feira (19) e seguem até 15 de junho. 

O processo seletivo é voltado a pessoas que estejam fazendo sua graduação em outras instituições e queiram estudar no IFC, para estudantes do próprio Instituto que querem trocar de curso ou campus, ou para quem já concluiu um curso superior e possui diploma. 

O edital e seus anexos (incluindo o quadro de vagas disponíveis) estão dispostos no link abaixo:

Edital 48/2026 – Transferência, Reintegração e Ingresso de Diplomados para os Cursos de Graduação 2026-2

O documento traz, com detalhes, todas as informações sobre o processo seletivo — como o cronograma de atividades, o quadro de vagas (Anexo I), os procedimentos de matrícula e os critérios de avaliação, entre outras. Por isso, sua leitura atenta é fundamental.

Modalidades e Inscrições

O processo de transferência interna e externa conta com diferentes modalidades:

  • Transferência Externa: para alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação em outras instituições de ensino,sejam públicas ou particulares.
  • Transferência Interna: para estudantes regularmente matriculados em cursos de Graduação do Instituto Federal Catarinense, independentemente do campus;
  • Reintegração: para estudantes com matrícula cancelada em algum curso regular de Graduação do IFC nos últimos 5 anos. 
  • Diplomados: para pessoas portadora de diploma de graduação em curso reconhecido pelo MEC


As inscrições para a Transferência são gratuitas, e feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Candidato do IFC. É preciso ter cadastro no sistema GOV.BR, do Governo Federal, para efetuar o acesso.

Para se inscrever, basta acessar o Portal, fazer o cadastro e, em seguida, selecionar as opções apresentadas para concluir o processo.

Durante o período de inscrições, a pessoa sem acesso à internet poderá utilizar terminais disponibilizados nos campi, mediante contato prévio com a Coordenação de Registro Acadêmico (RACI). Os endereços das RACI de cada unidade estão no Anexo III do Edital.

Resultados e matrículas

A análise das solicitações será realizada pela Coordenação de cada curso (com anuência do Colegiado de Curso, quando necessário), conforme a modalidade de ingresso, os critérios de prioridade e a documentação apresentada. Será considerada também a possibilidade de adaptação curricular.

De acordo com o cronograma de atividades do Edital, a publicação do resultado final está marcada para o dia 26 de junho. A convocação para matrículas será de 20/06 a 07/07.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Poliana Souza

 

Links de acesso rápido

Aluno

  • Calendários Acadêmicos
  • Políticas e Programas Estudantis
  • Portal de Ingresso IFC
  • Regulamento da Conduta Discente
  • SIGAA

Comunidade

  • Acesso à Informação
  • Comitê de crise
  • Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
  • Conselho Superior
  • Portal público
  • Consultas Públicas
  • Consulta Pública de processos
  • Editais IFC
  • Eventos IFC
  • Projeto Cães-guia
  • Trabalhe no IFC

Servidor

  • Desenvolvimento do Servidor
  • Manual do Servidor
  • Portal SIAPENET
  • Suporte TI
  • Sistema Integrado de Gestão (SIG)
  • Webmail

Sites Relacionados

  • Brasil – GOV
  • CAPES – Chamadas Públicas
  • CAPES – Portal de Periódicos
  • CNPq – Chamadas Públicas
  • Informativo IFC
  • MEC
  • Transparência Pública
Portal desenvolvido na Fábrica de Software do IFC Campus Araquari.