As inscrições para o processo seletivo de Transferência Interna, Externa, Reintegração e Ingresso de Diplomados para os cursos superiores de Graduação do Instituto Federal Catarinense (IFC), válidas para o segundo semestre letivo de 2026, tem início nesta terça-feira (19) e seguem até 15 de junho.
O processo seletivo é voltado a pessoas que estejam fazendo sua graduação em outras instituições e queiram estudar no IFC, para estudantes do próprio Instituto que querem trocar de curso ou campus, ou para quem já concluiu um curso superior e possui diploma.
O edital e seus anexos (incluindo o quadro de vagas disponíveis) estão dispostos no link abaixo:
O documento traz, com detalhes, todas as informações sobre o processo seletivo — como o cronograma de atividades, o quadro de vagas (Anexo I), os procedimentos de matrícula e os critérios de avaliação, entre outras. Por isso, sua leitura atenta é fundamental.
Modalidades e Inscrições
O processo de transferência interna e externa conta com diferentes modalidades:
- Transferência Externa: para alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação em outras instituições de ensino,sejam públicas ou particulares.
- Transferência Interna: para estudantes regularmente matriculados em cursos de Graduação do Instituto Federal Catarinense, independentemente do campus;
- Reintegração: para estudantes com matrícula cancelada em algum curso regular de Graduação do IFC nos últimos 5 anos.
- Diplomados: para pessoas portadora de diploma de graduação em curso reconhecido pelo MEC
As inscrições para a Transferência são gratuitas, e feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Candidato do IFC. É preciso ter cadastro no sistema GOV.BR, do Governo Federal, para efetuar o acesso.
Para se inscrever, basta acessar o Portal, fazer o cadastro e, em seguida, selecionar as opções apresentadas para concluir o processo.
Durante o período de inscrições, a pessoa sem acesso à internet poderá utilizar terminais disponibilizados nos campi, mediante contato prévio com a Coordenação de Registro Acadêmico (RACI). Os endereços das RACI de cada unidade estão no Anexo III do Edital.
Resultados e matrículas
A análise das solicitações será realizada pela Coordenação de cada curso (com anuência do Colegiado de Curso, quando necessário), conforme a modalidade de ingresso, os critérios de prioridade e a documentação apresentada. Será considerada também a possibilidade de adaptação curricular.
De acordo com o cronograma de atividades do Edital, a publicação do resultado final está marcada para o dia 26 de junho. A convocação para matrículas será de 20/06 a 07/07.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Poliana Souza
