As inscrições para o Partiu IF — Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica — no IFC têm início esta quinta-feira (27), e seguem até o dia 06/04. O procedimento, aberto para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, é feito pela internet (saiba mais abaixo).
O Partiu IF, instituído nacionalmente pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Rede Federal, consiste em um curso preparatório que irá oferecer aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens dos estudantes — além de melhorar suas oportunidades de acesso nos processos seletivos do Ensino Médio dos IFs e, posteriormente, garantir sua permanência e êxito.
O Edital de Seleção está disponível no link abaixo:
Edital nº 23/2025 – Processo Seletivo Simplificado de Estudantes para o Programa Partiu IF
As inscrições são feitas por meio de formulários eletrônicos; cada campus possui um formulário específico. Os links para cada um deles estão no item 3.8 do Edital.
Quem pode se inscrever?
O Programa é voltado para estudantes de grupos prioritários, com maior histórico de vulnerabilidade social e que compõem o público-alvo da Lei n° 12.711/2012, alterada pela Lei n° 14.945/2024:
a) os que cursaram integralmente a educação em escola pública;
b) os oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo por pessoa;
c) os autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas; e
d) a pessoa com deficiência.
A seleção será feita por meio de sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 07/04. A divulgação da lista de aprovados está prevista para o dia 08/04, a partir das 18h.
Como funcionará o Partiu IF?
As atividades terão início ainda no primeiro trimestre de 2025, e serão organizadas da seguinte maneira:
Ciclo Básico de Formação: aulas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, com 40 horas cada, mais 40 horas cada para atendimento aos estudantes;
Formação Suplementar: atividades complementares como oficinas de redação, resolução de problemas, debates, orientação pedagógica, acompanhamento psicossocial dos estudantes, entre outras.
Cada campus terá três professores e três monitores para ministrar as aulas — além de um coordenador pedagógico e um profissional de apoio, como psicólogo ou assistente social. O material didático para o Ciclo Básico de Formação será fornecido pelo MEC; as Instituições Executoras (como é o caso do IFC) poderão produzir materiais para a Formação Suplementar, considerando as características e especificidades locais.
Para mais informações sobre o Partiu IF e sua implementação no IFC, acesse a página oficial do programa e, ainda, confira a matéria a seguir, publicada no site do Instituto em janeiro, quando da adesão da instituição ao programa:
Partiu IF: IFC irá ofertar 600 vagas em curso preparatório para estudantes de Escolas Públicas
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana