O período de inscrições para o processo seletivo de estudantes e supervisores bolsistas para o Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid/IFC), válido para o período 2024-2026, tem início nesta quarta-feira (16), e segue até as 23h59 do dia 23/10.
Os editais com as regras da seleção para cada uma das modalidades já estão disponíveis, e podem ser acessados nos links abaixo:
Edital 65/2024 – Seleção De Estudantes Pibid (2024-2026)
Edital 66/2024 – Seleção De Supervisores Pibid (2024-2026)
As inscrições serão feitas pela internet, por meio de formulários eletrônicos específicos (disponíveis abaixo). Confira a seguir mais detalhes sobre o procedimento para cada modalidade:
Estudantes
As inscrições são realizadas por meio do formulário abaixo:
Formulário de Inscrição – Estudantes Pibid
Para participar do Programa, o estudante bolsista deverá ser aprovado no Processo Seletivo do Programa realizado pelo IFC e comprovar, no ato da inscrição:
I – estar regularmente matriculado em curso de licenciatura participante do Subprojeto da IES responsável pelo Projeto Institucional;
II – ser aprovado em processo seletivo realizado pela IES;
III – possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, consoante as normas da IES; e
IV – possuir disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades do PIBID, conforme carga horária mensal estabelecida em edital.
Poderá ser bolsista do PIBID o estudante de licenciatura que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado, desde que o vínculo não seja com a IES responsável pela concessão da bolsa, nem com a CAPES e nem com a Escola Parceira onde realiza as atividades do Projeto — exceto nos casos de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura Intercultural Indígena e Licenciatura em Educação Quilombola.
O valor da bolsa é de R$ 700,00 mensais, depositados diretamente pela CAPES na conta corrente do estudante bolsista. O valor é destinado ao auxílio na execução das atividades do programa, não existindo ajuda financeira adicional para transporte, alimentação ou outros custos.
Para mais informações, como o número de bolsas disponíveis, as áreas de atuação, a documentação necessária para inscrição e outro detalhes importantes, leia atentamente o Edital 65/2024.
Supervisores
O formulário de inscrição está disponível no seguinte link:
Formulário de Inscrição – Supervisores Pibid
Além da aprovação no processo seletivo, os(as) candidatos(as) supervisores(as) devem cumprir as seguintes exigências:
I – ser aprovado no processo seletivo do PIBID realizado pela IES;
II – possuir diploma de licenciatura em área do conhecimento correspondente à área do Subprojeto, exceto para os Subprojetos de Educação Indígena, Educação do Campo ou Educação Quilombola (desde que esteja atuando em Escola Parceira indígena, do campo ou quilombola, respectivamente) ou para os Subprojetos de Educação de Jovens e Adultos – EJA ( desde que ministre aulas em turma(s) dessa modalidade)
III – possuir experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério da educação básica;
IV – ser docente preferencialmente efetivo na Escola Parceira que abrigará o Subprojeto, atuando em sala de aula na área, modalidade ou etapa correspondente ao curso que compõe o Subprojeto; e
V – possuir disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades relacionadas à sua função no PIBID.
O valor mensal da bolsa para o supervisor é de R$1.100, sendo diretamente pago pela CAPES em conta corrente; o contemplado deve ser o titular da conta. A soma é destinada ao auxílio na execução das atividades do Programa, não existindo ajuda financeira adicional para transporte, alimentação ou outros custos.
Para mais informações, como o número de bolsas disponíveis, as áreas de atuação, a documentação necessária para inscrição e outro detalhes importantes, leia atentamente o Edital 66/2024.
A divulgação dos resultados finais de cada processo seletivo está prevista para o dia 30/10 (se não houver recursos). A previsão de início das atividades é para 15/11.
Sobre o Pibid
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem o objetivo de fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o fortalecimento da formação de professores em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
Para tanto, o Programa insere os licenciandos diretamente no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando assim oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e
interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Assim, o Pibid contribui para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana