O Instituto Federal Catarinense deu início, nesta terça-feira (8), ao processo seletivo para ocupação de vagas não preenchidas de representantes da sociedade civil, egressos e representação destinada à entidade representativa dos trabalhadores do IFC em seu Conselho Superior (Consuper).
As inscrições estão abertas, e seguem até o dia 25/11. O procedimento é feito por e-mail; os candidatos devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la para a Comissão Eleitoral pelo endereço cec@ifc.edu.br.
O edital que rege o processo seletivo já está disponível, e pode ser acessado pelo link abaixo:
As vagas a serem preenchidas e os critérios para candidatura são os seguintes:
EGRESSOS
Estão disponíveis duas vagas (mais duas de suplência) para egressos, eleitos por seus pares, na forma regimental. Para se candidatar, é preciso ser estudante egresso do Instituto — exceto nos casos em que o candidato também é servidor. A escolha se dará por meio de webconferência, marcada para o dia 08/12, às 10h, e mediada por representantes Comissão Eleitoral Central.
SOCIEDADE CIVIL
Para as duas vagas (mais duas de suplência) de representantes da Sociedade Civil, as entidades representativas patronais e de trabalhadores interessadas em participar devem preencher os seguintes requisitos:
- Ser entidade regularmente constituída e registrada junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Estar em pleno exercício de suas atividades;
- Ter representatividade em um dos segmentos patronais ou de trabalhadores.
- Para esta categoria, também é vedada a participação de servidores do IFC.
Os candidatos serão eleitos pelos seus pares, na forma regimental, em webconferência a ser realizada no dia 07/12, às 14h, também com mediação da Comissão Eleitoral Central.
ENTIDADE REPRESENTATIVA DOS TRABALHADORES DO IFC
A entidade representativa dos trabalhadores do IFC tem uma cadeira no Consuper (mais uma para suplência). A escolha se dará em duas etapas: na primeira, as entidades interessadas fazem sua inscrição e participam de webconferência (agendada para as 14h do dia 08/12) e escolhem qual delas ocupará a vaga. Os pré-requisitos para candidatura são os seguintes:
- Ser entidade regularmente constituída e registrada junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Estar em pleno exercício de suas atividades;
- Ser entidade representativa de trabalhadores do IFC.
Após esse passo, cabe à entidade selecionada realizar a eleição, entre seus pares, do representante no Conselho.
A divulgação do resultado final da seleção será no dia 12/12; sua homologação pelo Consuper será em 14/12. Informações detalhadas sobre a seleção — incluindo o cronograma completo de atividades, explicações sobre o funcionamento das webconferências e o processo de homologação das candidaturas, entre outras — estão disponíveis no Edital.
A importância da representatividade
O Consuper é o órgão máximo do IFC, com caráter consultivo e deliberativo. Cabe aos membros deste conselho debater e dar a aprovação final a todas as iniciativas, decisões e providências educacionais, financeiras e administrativas no âmbito do Instituto — incluindo aquelas deliberadas previamente pelas outras instâncias representativas.
Por isso, o trabalho dos representantes é muito importante, pois é por meio do seu trabalho que egressos, sociedade civil e entidades representativas dos trabalhadores têm voz ativa na definição dos caminhos que a Instituição irá trilhar.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana