O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú realizou, no dia 22/10, às 19h, a aula magna nacional do curso Técnico Subsequente em Defesa Civil (EaD). O evento, transmitido pelo canal oficial do IFC no YouTube, marcou o início da expansão nacional da formação técnica gratuita, que passa a ser ofertada também pelos Institutos Federais do Amapá (IFAP), Fluminense (IF Fluminense), Goiás (IFG), Piauí (IFPI) e Paraná (IFPR).
Assista o registro da Aula Magna abaixo:
Desde 2015, o IFC Camboriú coordena o curso técnico em Defesa Civil — pioneiro no Brasil e o único credenciado pelo Ministério da Educação (MEC). A expansão, que iniciou neste ano, é resultado de uma parceria interministerial entre o Instituto Federal Catarinense, a Casa Civil da Presidência da República, os Ministérios da Educação (SETEC/MEC), da Integração e do Desenvolvimento Regional (SEDEC/MIDR) e da Justiça e Segurança Pública (FDD/MJSP).
Nesta nova fase, estão sendo ofertadas 950 vagas distribuídas entre os polos parceiros, destinadas tanto ao público em geral quanto a servidores das Defesas Civis municipais, estaduais e federal. Outras 1.050 vagas serão ofertadas em 2026, totalizando 2.000 estudantes em todo o país. O curso tem como objetivo profissionalizar a atuação na área de proteção e defesa civil, ampliando o acesso à educação técnica pública, gratuita e de qualidade.
Marco para a educação nacional
Durante a abertura do evento, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (SETEC), Marcelo Bregagnoli, destacou o momento simbólico e a importância da parceria entre ministérios:
“Parabenizamos a iniciativa do IFC pelo curso pioneiro de Técnico em Defesa Civil, pela criação e expansão para os Institutos Federais do Amapá, Piauí, Paraná, Goiás e Rio de Janeiro, em uma área tão necessária e urgente para o país. Damos as boas-vindas aos estudantes que iniciam essa jornada.”
A representante da Casa Civil da Presidência da República, Roberta Martins, assessora da Secretaria Adjunta de Crises e Emergência da Secretaria de Articulação e Monitoramento, ressaltou a abrangência e o impacto da formação:
“Iniciamos essa capacitação inovadora com a meta de formar 2.000 profissionais no escopo desse esforço do governo federal em elevar o grau de maturidade e profissionalismo da atuação em campo na defesa civil.”
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, reforçou o papel do curso na consolidação do sistema nacional:
“Este é mais do que um curso, é um marco de fortalecimento do sistema nacional de proteção e defesa civil. É o início de uma nova fase em que a formação técnica, ciência aplicada e gestão pública caminham de mãos dadas para proteger vidas, meios de subsistência e patrimônios.”
História e protagonismo do IFC
Durante sua fala, a diretora-geral do IFC Camboriú, Sirlei Albino, relembrou o percurso do curso, desde sua criação até a consolidação atual:
“Hoje, após 10 anos de início do curso, o governo brasileiro expande e oferta 2.000 vagas para capacitação técnica em Defesa Civil. Isso é protagonismo! Orgulho de fazer parte da educação profissional científica e tecnológica.”
A coordenadora nacional do curso, professora Cleonice Beppler, ressaltou o caráter histórico para a educação:
“É um momento histórico para a educação profissional no país. Hoje celebramos a expansão de um curso pioneiro que une conhecimento, gestão e compromisso com a proteção da vida.”
O reitor do IFC, Rudinei Kock Exterckoter, destacou a importância da articulação entre os ministérios e a rede federal de ensino:
“Agradecemos ao IFC Camboriú pelo protagonismo, à Casa Civil, aos Ministérios da Educação, da Integração e do Desenvolvimento Regional e da Justiça e Segurança Pública por abraçarem e apoiarem a ideia. Parabenizamos cada um dos estudantes e Institutos Federais que se uniram a esse projeto. Esperamos que mais instituições possam ofertar o curso no futuro, difundindo essa formação Brasil afora.”
O diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica da SETEC/MEC, Sérgio Pedini, reforçou que a ação tem o envolvimento direto das quatro diretorias da secretaria:
“As quatro diretorias da SETEC têm um envolvimento com essa ação e se sentem empolgadas com o curso, com sua potencialidade e repercussão. Essa parceria interministerial é fundamental para que essa seja uma política permanente, consolidada com qualidade e eficiência na rede federal de educação.”
Sobre o curso
O curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Defesa Civil (EaD) tem duração de 1 ano e meio e forma profissionais aptos a atuar na gestão de riscos e de desastres, com competências para planejar, coordenar e executar ações nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, conforme preconiza a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
A formação é gratuita e ofertada na modalidade educação a distância (EaD), com 80% das aulas online e 20% presenciais, realizadas a cada dois meses nos polos de apoio presenciais. Pioneiro no Brasil, o curso é o único técnico em Defesa Civil credenciado pelo MEC.
Autoridades presentes
Também participaram da cerimônia de abertura:
- Professora Juliana Eveline, Reitora em exercício do Instituto Federal do Amapá (IFAP), representando o reitor Romaro Antonio Silva;
- Professora Áurea Yuki Sugai, Diretora do Instituto Federal Fluminense – Campus Macaé (IFF), representando o reitor Victor Saraiva;
- Professora Helen Betane Ferreira Pereira, Diretora de Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal de Goiás (IFG), representando a reitora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon;
- Professor Odimógenes Soares Lopes, Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal do Piauí (IFPI), representando o reitor Paulo Borges da Cunha;
- Professora Sheila Cristiana de Freitas, Pró-Reitora de Ensino do Instituto Federal do Paraná (IFPR), representando o reitor Adriano Willian da Silva Viana Pereira;
- Senhor João Luiz Merini Moser, Presidente do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC);
- Elton César Cunha, Presidente da Câmara Técnica de Proteção e Defesa Civil do CRA-SC.
Texto: Cecom/Camboriú/Marília Massochin
Imagens: Reprodução/Canal do IFC no YouTube