Após quatro dias de competições acirradas, os Jogos dos Institutos Federais da Região Sul — JIFSul 2023, sediados pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), chegaram ao fim, A cerimônia de encerramento foi realizada no Complexo Esportivo Bernardo Werner – SESI, em Blumenau, e contou com pódio final, distribuição de medalhas e entrega de troféus para as equipes vencedoras de cada modalidade — que conquistaram vagas para representar seu Instituto nos Jogos Nacionais dos IFs, organizados pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) de 23 a 27 de outubro.
Os JIFSul reuniram 718 estudantes dos Institutos Federais Farroupilha (IFFar), do Rio Grande do Sul (IFRS), Sul-Rio-Grandense (IFSul), de Santa Catarina (IFSC) e do Paraná (IFPR), além do próprio IFC. De 29/08 a 01/09, os atletas competiram nas modalidades Atletismo, Basquetebol, Futsal, Futebol, Handebol, Voleibol, Vôlei de Praia, Tênis de Mesa e Xadrez, em partidas sediadas no Complexo Esportivo do SESI e também e na pista de atletismo do Complexo Esportivo de Timbó.
Confira no link abaixo o Boletim Final dos Jogos, com os resultados completos de cada modalidade:
Desafios e conquistas
A coordenadora-geral de Políticas e Programas Estudantis (CGPPE) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Iara Mantoanelli, fala sobre o processo de organização dos JIFSul. “Foi um desafio para a nossa Coordenação sediar um evento dessa magnitude. A equipe tem várias preocupações, e tudo tem que dar certo: hospedagem, alimentação, arbitragem, estrutura, equipes de saúde. Conseguir produzir uma programação que atendeu a realidade dos seis institutos — alguns, com campi a seis, doze horas e distância de Blumenau — mostra que somos uma instituição forte e unida”, diz.
Iara explica que a participação dos campi do IFC foi essencial para o sucesso da realização dos Jogos e dos atletas do Instituto. “Esse foi um saldo positivo: atletas de quase todos os campi participaram dos jogos, e isso foi muito importante para que nós chegássemos a esse bom resultado — já que, além dos professores e servidores técnicos, os estudantes também estavam muito engajados. Inclusive, o IFC foi a delegação que mais obteve medalhas nos jogos, e vai com a maior delegação do sul para o JIF nacional. Semana que vem, já começamos a organizar a ida dos 53 competidores que irão para o Nacional, junto com seus professores”.
“Começamos a participar dos Jogos somente em 2016; quase não tínhamos estudantes indo para o nacional… e hoje saímos muito fortalecidos”, comemora a coordenadora da CGPEE, ressaltando ainda que o caminho que levou à organização dos JIFSul pelo IFC começou já há alguns anos. “O IFC estava na lista para sediar o JIFSul desde 2019; porém, neste ano, os atletas de cada instituto foram direto para os Jogos Nacionais, sem competição regional. Em 2020 e 2021, houve a pandemia; e no ano passado, como as instituições estavam voltando à institucionalidade e os calendários não estavam fechando, também não houve a etapa regional dos jogos”.
Confira abaixo os registros fotográficos dos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul:
GALERIA DE FOTOS – JIFSUL 2023
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Divulgação JIFSul
Fotos da galeria: Cecom/Reitoria