As inscrições para o Mestrado Profissional em Ensino da Geografia em Rede Nacional (ProfGEO), conduzido pelo IFC no Campus Brusque, está com inscrições abertas até o dia 18 de outubro. O curso tem como público-alvo professores(as) concursado(as) na rede pública de Educação Básica, com formação em Geografia.
O ProfGEO é totalmente gratuito; não há taxa de matrícula nem mensalidades. O Edital do processo seletivo, que contém todas as informações sobre o certame — como o cronograma de atividades, a documentação exigida para inscrição, o funcionamento das ações afirmativas (cotas) e detalhes sobre as provas classificatórias, entre outras —, está disponível no link abaixo:
EDITAL Nº10/2024 – MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE GEOGRAFIA EM REDE NACIONAL – PROFGEO
Inscrições e provas
As inscrições para o processo seletivo do ProfGEO são feitas exclusivamente pela internet, por meio do formulário abaixo:
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – PROFGEO – CAMPUS BRUSQUE
A documentação necessária para o procedimento está descrita no Edital; por esse motivo, e pela importância das demais informações contidas no documento, sua leitura atenta é fundamental.
A taxa de inscrição é de R$ 50; no entanto, candidatos de famílias de baixa renda podem solicitar a isenção do pagamento, com prazo até o dia 29 de setembro de 2024.Os procedimentos para pedir a isenção estão descritos no Edital.
O processo seletivo será realizado por meio do Exame Nacional de Acesso, mediante prova classificatória e eliminatória de questões objetivas e uma redação, no dia 24 de novembro, no município de Brusque, em local a definir, das 14h às 18h (horário de Brasília). O conteúdo programático do exame está disponível no Anexo B do Edital.
O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 13/12; o prazo para recursos é de 14 a 17/12. A publicação do resultado final do processo seletivo está marcada para o dia 20/12.
Sobre o ProfGEO
O Mestrado Profissional em Ensino da Geografia em Rede Nacional (ProfGEO) tem como objetivo proporcionar a formação continuada de professores da Educação Básica, com formação em Geografia. O curso integra os Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB ) da CAPES no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB.,
O PROFGEO é formado pela rede de instituições: Instituto Federal Catarinense (IFC), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto Federal de Brasília (IFB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) — esta última, responsável pela coordenação da rede nacional.
Para mais informações, consulte o site do PROFGEO no IFC.
SERVIÇO – Processo Seletivo – Mestrado Profissional em Ensino da Geografia em Rede Nacional (ProfGEO)
Edital: Nº10/2024 – ProfGEO
Inscrições: de 03/09 a 18/10
Requisitos para inscrição: Licenciatura em Geografia; ser professor(a) concursado(a) na rede pública de Educação Básica.
Taxa de inscrição: R$ 50; é possível solicitar a isenção do pagamento da taxa, com prazo até 29/09
Vagas disponíveis: 10 vagas, distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas
Início das aulas: fevereiro de 2025
Modalidade das aulas: semipresencial, com encontros presenciais quinzenais às sextas-feiras à noite e sábados pela manhã
Duração do curso: quatro semestres
Destaques do programa:
- Gratuidade: O curso não possui taxa de matrícula ou mensalidades, garantindo acessibilidade total para todos os candidatos aprovados.
- Corpo Docente Qualificado: Professores com experiência acadêmica e de pesquisa nas diversas áreas da Geografia.
- Infraestrutura de Qualidade: Acesso a laboratórios, biblioteca e toda infraestrutura do IFC.
- Oportunidades de Pesquisa: Projetos de pesquisa em diversas áreas da Geografia, com potencial para colaborar com instituições e organizações parceiras.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller,
com informações de Gabinete/Brusque/Daniela Koster
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana