O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFC promove, na próxima quarta-feira (3), evento que marca o início das atividades do projeto de extensão “Construindo uma sociedade antirracista: ‘Eu sou porque tu és’”, que integra a Política Nacional de Equidade, ERER e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).
O evento, realizado no Palco das Artes, em Porto Belo-SC, à partir das 8h, tem como destaque a palestra da educadora, pesquisadora e ativista Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, figura pioneira e central da educação inclusiva e do combate ao racismo no país. As inscrições para a palestra são gratuitas e devem ser realizadas na página oficial do evento.
Doutora em Ciências Humanas – Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Petronilha tem, entre inúmeras outras realizações, papel fundamental na implementação da Lei 10.639/03 (que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas) e também na elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, como relatora do parecer nº 3/2004 do Conselho Nacional de Educação (CNE) — órgão da qual foi a primeira mulher negra a participar.
“Ao trazer uma especialista do calibre de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, o IFC reafirma seu compromisso com a educação antirracista e oferece aos profissionais da educação a oportunidade de dialogar com uma das principais referências nacionais sobre o tema”, ressalta a coordenadora do projeto, profesora Maria Aparecida Ramos.
A palestra conta com o apoio do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) do Campus Camboriú, do Grupo Mãnata de Natal, da OAB Santa Catarina – Comissão de Igualdade Racial, da AFROExt Brasil e do Programa Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).
Sobre o projeto
A palestra representa a abertura oficial do projeto “Construindo uma sociedade antirracista: ‘Eu sou porque tu és’”. A iniciativa irá conduzir análises das matrizes curriculares das Secretarias Municipais de Educação do Vale do Itajaí — com foco na implementação efetiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) — e promover formações continuadas em unidades de ensino da região durante o ano de 2026. “O objetivo é capacitar professores e gestores para o planejamento, financiamento e monitoramento de práticas antirracistas nas escolas, integrando a região a uma rede nacional de ensino, pesquisa e extensão voltada para a equidade racial na educação”, explica a coordenadora.
O projeto é contemplado pelo Edital nº 02/2025 do Programa Luiz Alberto Oliveira Gonçalves de Extensão: Políticas Educacionais em Equidade Racial (AFROEXT), uma iniciativa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). “O AFROEXT que tem como foco a articulação de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABs), Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) e grupos correlatos de Instituições Federais de Ensino Superior em todo o país”, conta Maria Aparecida, “ofertando bolsas de extensão e capacitação para docentes, estudantes de licenciatura e profissionais da educação básica, fortalecendo a implementação de políticas de equidade racial na educação brasileira”.
“A iniciativa representa um marco para o Vale do Itajaí, ao promover a formação qualificada de educadores em Relações Étnico-Raciais, área fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. O projeto visa não apenas o cumprimento da legislação vigente, mas especialmente a transformação das práticas pedagógicas e da cultura escolar na região”, finaliza a coordenadora do projeto de extensão.
SERVIÇO
Palestra – Construindo uma sociedade antirracista: “Eu sou porque tu és”
Palestrante: Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Data/horário: quarta-feira, 03/12, [às 8h
Local: Palco das Artes – Av. Francisco Severiano dos Santos, 137 – Vila Nova, Porto Belo – SC
Inscrições: página oficial do evento
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Divulgação
