O reitor do Instituto Federal Catarinense, Rudinei Kock Exterckoter, assumiu a coordenação do Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Educação Técnica e Superior de Santa Catarina. A resolução foi tomada em reunião , realizada na quarta-feira (6). Exterckoter ficará à frente do Forúm por um ano.
“Penso que o principal desafio para este período em que estarei na liderança do Fórum será o fortalecimento e a ampliação de ações que busquem soluções conjuntas para o enfrentamento dos desafios institucionais”, diz o reitor do IFC.
Outro ponto ressaltado por Exterckoter é a necessidade ampliação do orçamento das instituições. “Vamos focar em ações conjuntas mais intensas na busca de recursos — sejam eles diretamente vinculados à Lei Orçamentária Anual (LOA), projetos captados por parcerias, ou também via emendas parlamentares de bancada”, explica.
Instituído em 2013, o Fórum de Reitores reúne os dirigentes máximos das das Universidades, Institutos Federais e demais centros universitários públicos do Estado em uma instância colegiada de articulação, debate, troca de experiências sobre temas relevantes para as instituições, visando o desenvolvimento da Educação, Pesquisa e Extensão no estado e a criação de soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas instituições que o compõem.
O Fórum é formado pelos reitores do Instituto Federal Catarinense (IFC), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães