O Campus Camboriú sediou, de 22 a 23 de novembro, a segunda edição deste ano dos Seminários Nacionais de Ouvidoria. O evento reuniu profissionais renomados e experientes da área em mesas e painéis temáticos, nos quais foram discutidos temas como “Governança de Serviços e o papel da Ouvidoria ”, “Interfaces entre a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados”, “Tratamento de denúncias e a proteção do denunciante”, “Estratégias para lidar com desafios emocionais na atividade de Ouvidoria”, entre outros.
O evento foi realizado de forma presencial, com transmissão simultânea Internet (os arquivos em vídeo estão disponíveis no site do evento). Ao todo, foram 390 inscritos — dos quais 190 participaram pelo modo online. Esta etapa dos Seminários foi organizada de forma conjunta pela Ouvidoria do IFC com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv).
De acordo com a ouvidora do IFC, Brunei Malfatti, o encontro foi um sucesso de organização e de público. “O modelo do evento, sem taxa de inscrição, causou espanto e admiração aos colegas ouvidores do Estado e dos municípios, devido à qualidade dos painéis apresentados e pelo renome dos palestrantes — além da participação do então Ouvidor-Geral da União, Valmir Dias, em seu último evento à frente do órgão”.
Brunei explica que a realização dos Seminários foi desafiadora em muitas frentes. “Tivemos o período eleitoral; a questão do aumento do número de casos de Covid-19; os cortes apresentados pelo Governo, que impediram muitos ouvidores de participar presencialmente do evento. Este último fator impactou também quantitativo de servidores que puderam colaborar na organização — mas os que se conseguiram auxiliar se desdobraram, com o auxílio de estudantes do curso de Turismo do Campus Camboriú, para entregar um evento de excelência”.
A ouvidora do IFC ressalta que organizar uma reunião deste porte traz visibilidade nacional ao Instituto. “O fato de termos sido escolhidos para sediar os Seminários demonstra o reconhecimento dos trabalhos realizados pela Ouvidoria como ferramenta de gestão e exemplo de boas práticas, impactando não só localmente, mas em nível nacional”.
“Esse mérito é reflexo do trabalho e comprometimento de todos os servidores do IFC”, prossegue Brunei, “em especial os gestores e os participantes do projeto Parceiros da Ouvidoria — iniciativa esta, inclusive, que será replicada pela Ouvidoria Fazendária da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas com o nome de ‘Projeto Ouvir’, conforme estabelecido em visita técnica da chefe da Ouvidoria, Ellen Patricia Nogueira da Costa, ao IFC, realizada no último dia 24”.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Ouvidoria/IFC