A sétima edição dos Jogos Internos do Instituto Federal Catarinense (VII JIFC) teve início na quarta-feira (4). Até a próxima sexta (6), estudantes atletas de todos os campi do IFC se reúnem para participar de competições de basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez — sediadas no Complexo Esportivo Bernardo Werner – SESI, em Blumenau — e de diversas modalidades de atletismo (corrida, arremesso de peso, lançamento de disco, salto em altura, salto em distância e salto triplo, entre outras), que ocorrem no Complexo Esportivo de Timbó.
A atual edição dos JIFC é a maior já realizada em número de competidores: este ano, são cerca de 900 atletas — em comparação aos 750 de edições anteriores (mais detalhes abaixo).
Os Jogos foram oficialmente abertos na tarde do dia 4, em cerimônia que teve início às 14h, no Complexo Esportivo do Sesi. Os trabalhos se iniciaram com a entrada em quadra, em formato de desfile, das delegações de cada um dos campus do IFC.
Em sua fala, a pró-reitora de Desenvolvimento, Inclusão, Diversidade e Assistência à Pessoa, Iara Mantoanelli, agradeceu a presença e o esforço tanto dos estudantes quanto dos servidores que participam dos jogos. “Sei o tanto que vocês treinaram o ano todo, junto com os professores; a dedicação que vocês tiveram, aliada aos estudos. Sei também que foi um ano atípico; os jogos aconteciam sempre no mês de junho, e isso deixou vocês na expectativa para que chegassem logo, assim como nós. É muito gratificante ver o Sesi cheio, com mais estudantes — e é isso que a gente quer: que, a cada ano, mais e mais estudantes possam estar aqui conosco”.
Em seguida, o reitor do Instituto, Rudinei Exterckoter, convocou a torcida de cada delegação para que se manifestasse e fizesse barulho. “Ano que vem, quando a gente repetir essa chamada, nós vamos chamar também Campos Novos e Mafra; teremos duas delegações a mais para confraternizar e fazer uma edição dos jogos tão linda quanto as anteriores”, ressaltou Exterckoter, em referência aos futuros novos campi designados ao IFC pelo projeto de expansão dos Institutos Federais instituído pelo Governo Federal.
Após a abertura, a partir das 16h30, a programação esportiva teve início de fato, com as primeiras partidas de vôlei, basquete, futsal e handebol, tanto no masculino quanto no feminino. As demais modalidades começaram suas atividades na manhã de quinta-feira (5).
Confira abaixo o cronograma completo dos Jogos Internos do Instituto Federal Catarinense:
PROGRAMAÇÃO — JOGOS INTERNOS DO IFC 2024 (VII JIFC)
Expectativas e aprendizado
Como é de costume durante os JIFC, os atletas participantes demonstraram expectativas e avaliações positivas sobre os Jogos — e, principalmente, compreensão da importância de um evento dessa natureza para suas formações.
“Está tudo muito bem organizado. É a primeira vez que eu venho, e eu tinha bastante expectativa. Nós temos um time bem forte para competir esse ano, e acho que vamos longe!”, diz Guilherme Balena, estudante do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Campus Concórdia e atleta do futsal. Ele falou também sobre o impacto do evento em sua educação. “O cara cria responsabilidade, né? A gente conversa com pessoas novas, faz amizades, cria novos hábitos — porque aqui você tem que dividir espaço com outras pessoas”.
O estudante Wagner Morais, do curso de Informática do Campus Fraiburgo, tem opinião semelhante. “Eu acho muito importante, pois além de você se distrair, você vai aprimorando a sua atividade física. A gente se dedica — e isso contribui até com as notas, já que, pra ir pro JIFC, tem que estar com a nota boa! O IFC proporciona isso pra gente, e isso é muito bom; não é qualquer instituição que proporciona isso aos estudantes”.
Wagner também está disputando os Jogos pela primeira vez — nas modalidades vôlei e xadrez — e afirma estar animado para participar. “Eu acho que vai ser bastante emocionante. Quero apoiar meu campus, apoiar meus colegas. O evento está bem estruturado e eu tô gostando bastante da hospedagem, da comida, das pessoas; são todos gentis, ninguém tem preconceito nem nada. Tenho grandes expectativas!”
Kamila Thonholli, também do curso de Informática do Campus Fraiburgo, está no outro lado da moeda: como estudante do terceiro ano, esta é sua última participação nos Jogos, como atleta do vôlei. E, por isso, ela quer curtir a experiência ao máximo. “Minha expectativa é ganhar — mas também, e além de tudo, aproveitar. Porque é um momento importante de conhecer novas pessoas e aproveitar com os amigos”
Kamila falou um pouco sobre a dualidade de emoções em estar competindo pela última vez. “É uma coisa bem única, né? Acho que são poucas escolas que proporcionam isso, é uma coisa bem única do IFC. Então a gente fica um pouco triste, mas também eu feliz de ter conseguido viver tudo isso, sabe? Porque não é todo mundo que tem essa oportunidade. Então, eu fico muito feliz de poder estar aqui; de ter dado meu melhor tanto no primeiro quanto no segundo ano , e me dedicar ainda mais agora no terceiro ano”.
“Os JIFC contribuem não só com a prática dos esportes em si; a gente aprende como o esporte é importante pra gente no decorrer na vida. Aprendemos a conviver com as pessoas, a trabalhar em equipe”, concluiu a atleta.
Novidades para 2024
Este ano, os Jogos contarão com mais atletas do que as demais edições. “Tendo em vista a não realização das etapas regional e nacional dos JIFs, optamos por aumentar o número de participantes. Cada campus poderá inscrever até 60 estudantes-atletas”, explica o coordenador-geral de Políticas e Programas Estudantis do Instituto, Pedro Faccin. “Com essa alteração, o número de estudantes, que nas últimas edições girou em torno de 750, deve aumentar para algo próximo de 900 em 2024. Portanto, teremos a maior edição do JIFC realizada até hoje”.
Outra mudança é o número máximo de modalidades disputadas por estudantes, que passou de duas para três; a ideia é facilitar a montagem da delegação de cada campus, conferindo aos professores de educação física mais opções para a organizar as suas equipes. “Essa mudança deve desencadear, também, um número total de jogos maior do que as edições anteriores, o que é positivo para o evento. De modo a abarcar esse número maior de jogos, nesta edição, a abertura ocorrerá mais cedo, no início da tarde do primeiro dia de evento — diferentemente das edições anteriores, quando iniciava no final da tarde e se estendia até o início da noite”, acrescenta Faccin.
Integração, esporte e formação acadêmica
O objetivo dos JIFC é proporcionar aos estudantes do IFC a prática do esporte e do lazer de forma consciente e participativa, promovendo momentos de integração e colaboração entre a comunidade acadêmica. “A importância deste evento está em assegurar o acesso à prática esportiva no contexto educacional, de formação integral, que almejamos no IFC”, diz Faccin. “Considerar as habilidades e capacidades individuais, estimular o entendimento e a aplicação das regras esportivas, o respeito aos adversários e a valorização do companheirismo, bem como proporcionar ao estudante vivenciar o prazer, a socialização e o respeito às diferenças por meio do lúdico esportivo são alguns dos princípios do evento”.
O coordenador-geral de Políticas e Programas Estudantis ressalta ainda que, além dos benefícios acadêmicos e sociais trazidos pela consolidação dos JIFC, os resultados esportivos têm sido cada vez melhores. “No ano de 2023, o IFC obteve o seu maior número de medalhas, tanto no JIFSul (etapa regional, que envolve os seis Institutos da região sul) quanto no JIF Nacional. Entendemos que isso é resultado de um trabalho fantástico que nossos professores de Educação Física têm realizado e, também, de um JIFC cada vez mais consolidado e competitivo. Nossa expectativa em 2024 é a de fortalecermos o compromisso do IFC com este evento ainda mais.”.
Os regulamentos Geral e Específicos dos JIFC podem ser acessados na página dos Jogos no Portal do Estudante do IFC.
Texto e foto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller