A votação para eleição de representantes docentes, técnico-administrativos em educação e discentes dos Conselhos Superior (Consuper) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) será realizada nesta quinta-feira (26), das 9h às 21h.
O processo será eletrônico, realizado por meio do sistema Helios. A Comissão Eleitoral já enviou aos eleitores, por e-mail, todas as instruções para a realização da votação. A mensagem informa ainda o endereço eletrônico que deverá ser acessado no dia da votação, bem como o usuário e senha a ser utilizado pelo eleitor para a realização de seu voto. Verifique sua caixa de entrada; o remetente é “Sistema de Votação Eletrônica”.
O voto é facultativo, secreto, uninominal, pessoal e intransferível.
O resultado final será divulgado no dia 30/09, e posteriormente homologado pelo Consuper em data ainda a ser definida.
A importância da representatividade
A escolha dos membros que irão compor os Conselhos é um momento de vital importância para a Instituição, já que os órgãos são cruciais para a representatividade da comunidade acadêmica nos processos de gestão e na elaboração de políticas para as atividades finalísticas do Instituto – Ensino, Pesquisa e Extensão. É por meio de sua representação nos Conselhos que professores, estudantes e servidores técnico-administrativos tem voz ativa na definição dos caminhos que a Instituição irá trilhar.
Conheça um pouco mais sobre cada um dos Conselhos abaixo:
O Consuper é o órgão máximo do IFC, com caráter consultivo e deliberativo. Cabe aos membros deste conselho debater e dar a aprovação final a todas as iniciativas, decisões e providências educacionais, financeiras e administrativas no âmbito do Instituto — incluindo aquelas deliberadas previamente pelas outras instâncias representativas. Algumas das diversas atribuições do órgão são: aprovar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI); apreciar a proposta orçamentária anual de cada campus e do Instituto como um todo; aprovar a estrutura administrativa e o regimento geral da Instituição; aprovar as diretrizes para atuação do IFC e zelar pela execução de sua política educacional.
Entre os conselheiros do Consuper, estão cinco representantes de cada segmento da comunidade acadêmica — estudantes, técnicos administrativos e professores. Entidades trabalhistas, egressos, diretores-gerais dos campi e o Ministério da Educação também contam com prepostos no Conselho.
Saiba mais sobre o Consuper aqui.
Já o Consepe é um conselho consultivo e normativo, que tem como objetivo assessorar as decisões da Reitoria quanto a políticas de Ensino Pesquisa e Extensão. Entre as atribuições do órgão, estão a emissão de pareceres sobre criação, extinção e reformulação de cursos, contribuir com a elaboração e a aprovação do Calendário Acadêmico e avaliar e emitir pareceres sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFC — além de diversas outras providências que afetam diretamente a vida acadêmica.
Cada segmento da comunidade acadêmica — TAES, docentes e estudantes — conta com três representantes no Consepe (e mais três suplentes).
Saiba mais sobre o Consepe aqui.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana