O Campus Luzerna sedia, a partir desta terça-feira (21), a XVI edição do principal evento científico do IFC: a Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (Micti). Durante a Mostra, que segue até quinta (23), estudantes de todo o Instituto irão realizar apresentações orais dos trabalhos resultantes de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, em várias áreas do conhecimento, dos quais fazem parte.
A Micti tem como objetivo divulgar à comunidade interna e externa os resultados dos desenvolvidos no IFC — bem como fomentar iniciativas inovadoras em ensino, pesquisa e extensão, valorizar os esforços da comunidade acadêmica interna e externa e oportunizar a integração entre a comunidade externa e o meio acadêmico. O evento pretende ainda contribuir para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a ciência e a tecnologia e instigar o intercâmbio técnico, científico, ambiental, social e cultural entre o IFC e as demais instituições de ensino nacionais, favorecendo as relações pessoais e profissionais.
Paralelamente à Mostra, ocorrem também o IX IFCultura — festival cultural em que os estudantes de todos os campi apresentam seus trabalhos artísticos em Artes Visuais, Dança, Música, Poesia e Teatro — e a quinta Feira Promundo — evento voltado à difusão da cultura da inovação e empreendedorismo entre acadêmicos, educadores, pesquisadores, extensionistas e comunidade externa.
A abertura oficial da Micti ocorre às 17h30; no entanto, as atividades dos eventos tiveram início já às 14h, com os procedimentos de recepção e credenciamento dos participantes e a organização das estandes da Mostra.
O IFCultura tem sua cerimônia de abertura marcada para as 19h. As primeiras apresentações de palco ocorrem antes disso, a partir das 17h20. A Epromundo principia seus trabalhos oficialmente também às 19h.
A programação completa da Micti, do IFCultura e da Epromundo pode ser acessada no site oficial da Mostra — onde também estão à disposição informações como os regulamentos de cada evento, as listas de trabalhos e espetáculos participantes e um Guia Rápido para os participantes.
Dedicação e expectativa
O diretor-geral do Campus Luzerna, Eduardo Butzen, explica que, apesar das chuvas e alagamentos que atingiram o município nos últimos dias, as expectativas para a Micti são as melhores possíveis, uma vez que a organização trabalhou duro para superar as adversidades. “Nós corremos até agora com os preparativos, muito em função das intempéries do fim de semana; fornecedores não conseguiram chegar no tempo certo e a organização e instalação de tudo que tínhamos planejado com tanto carinho estava comprometida. Mas o pessoal buscou energia, inspiração e e esforço e, de domingo à noite pra cá, tudo ficou pronto. Os últimos ajustes foram feitos nesta manhã, e agora estamos na expectativa na chegada da primeira delegação, porque o que faz que os eventos aconteçam é a presença de nossos estudantes e servidores”
“Pro campus, [receber a Micti] é uma honra, porque era o único evento que não tínhamos sediado na unidade”, prossegue Butzen. “Todos os outros — reuniões de dirigentes, encontros do Ensino Médio etc. — a gente já recebeu aqui. Aceitamos o desafio, a organização foi feita e todos da organização estão felizes em ver o resultado do que já foi feito — e ansiosos para ver o evento acontecer”.
Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller,
Reportagem: Cecom/Reitoria/Cristiane Riffel
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana