Cerca de 80 servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) participaram da 7ª Reunião Ordinária do Colégio de Dirigentes (Codir), realizada nos dias 15 e 16 de agosto, no Auditório Lino Grützmacher, na Associação de Municípios do Vale Europeu, em Blumenau. Para esta edição, além dos integrantes do Codir (reitor, pró-reitores e diretores(as)-gerais dos campi) foram convidadas as direções de Administração e Planejamento (DAPs); de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPEs) e de Infraestrutura e Produção (DIPs) dos campi e servidores da Reitoria.
Com uma pauta ampla e densa, a reunião abordou temas inerentes ao IFC como um todo. Na sexta-feira, houve um momento de apresentação aos participantes e à comunidade acadêmica do IFC o estágio de diversas políticas em curso e um conjunto de novidades e inovações que envolvem a gestão dos campi e da reitoria neste ano de 2024. Estas, são resultado de um processo de construção que tem mobilizado as gestões dos campi, reitoria, governo federal e parceiros institucionais. Entre elas, destacam-se o lançamento do programa Barriga Cheia: IFC alimentando o futuro; assinatura e apresentação da Portaria Normativa sobre o Programa de Gestão e Desempenho (PGD); apresentação do planejamento das obras de infraestrutura em 13 campi (salas de aula, refeitórios, biblioteca, auditório, etc.) e também dos novos campi que serão implantados em Campos Novos e Mafra; abertura de novas turmas e cursos em diferentes modalidades de Ensino; aprovação da primeira turma de doutorado no IFC; ampliação de participantes nos Jogos Internos do IFC (JIFs); adesão a programas federais; recursos de custeio para editais de ensino, pesquisa, extensão e integrados via taxa de bancada; melhorias em processos e novas ferramentas de trabalho; Farol+ IFC. Todos esses tópicos estão disponíveis na apresentação usada durante a reunião. Eles serão detalhados e apresentados em postagens nos canais oficiais do Instituto, nos momentos oportunos.
“A 7° Reunião Ordinária do Colegiado de Dirigentes foi realizada em um formato ampliado, envolvendo também os diferentes cargos de direção dos campi e da reitoria e contou com pautas de grande interesse de toda a comunidade. Foram dois dias intensos de aprendizado, com uma avaliação muito positiva dos participantes. Fica o desafio de realizar outros momentos semelhantes no futuro”, ressaltou o reitor do IFC, Rudinei Kock Exterckoter.
Palestras
Para oportunizar um momento de formação, esta edição do Codir contou com a participação de convidados externos para tratar de temas muito pertinentes para o funcionamento das instituições federais.
Na abertura das atividades, na tarde de quinta, os gestores participaram da palestra “Histórico de composição e divisão do orçamento da Rede EPT e cenário atual”, ministrada pela professora e pró-reitora de Administração do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Tatiana Weber. Atualmente, é coordenadora do Fórum de Planejamento (Forplan) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e atua na comissão de orçamento do Forplan desde 2017.
Weber apresentou as bases da Matriz Orçamentária do Conif de distribuição orçamentária, desde a sua origem até a versão atual. Nesse contexto, destacou quais informações foram se tornando relevantes ao longo do tempo e suas contribuições para a concepção do modelo atual. Ela ainda detalhou alguns indicadores que são essenciais no momento de definir o quantitativo orçamentário de cada instituição e também como é definido o orçamento da Rede Federal.
“Os gestores precisam entender como o orçamento da Rede Federal funciona. Eu brinco que as pessoas têm medo de orçamento, mas não podemos ter medo. Precisamos compreender como ele é formado e de onde ele vem, para a partir disso sabermos como fazer planejamento da instituição e podermos nos mover pelo melhor caminho possível”, destacou Weber após pontuar que o orçamento solicitado muitas vezes não é o orçamento concedido, pois é um processo que depende de vários fatores e negociação anual em diferentes espaços.
Para o encerramento da reunião, na tarde de sexta, os servidores do IFC receberam o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli. Docente titular do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas), Bregagnoli assumiu a Setec, em abril de 2024, após ser diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Na ocasião, Bregagnoli apresentou a palestra “Consolidação e expansão da Rede Federal”.
Egresso da Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho, atual Campus Muzambinho do IFSuldeMinas, e onde já foi reitor por dois mandatos, entre outras funções, Bregagnoli trouxe uma perspectiva ampla sobre o histórico e funcionamento da Rede Federal. O secretário destacou a importância desses momentos que foram propiciados a todos os gestores no Instituto Federal Catarinense e que deve ser um processo contínuo.
“Quero reverenciar a importância desses momentos em que a gente pode trazer as políticas públicas que estão sendo pensadas e executadas, socializar esses indicadores e a nossa forma de atuação na Rede Federal que passa pela expansão, pela consolidação, pela estruturação das nossas unidades. Discutimos aqui o que a Rede terá pela frente, como os desafios, inclusive os positivos, de integração com outras redes, ampliação da nossa oferta, da nossa qualidade tão evidenciada por diversos indicadores”, definiu Bregagnoli.
Durante a apresentação, o secretário respondeu alguns questionamentos dos participantes sobre diversos temas, desde o orçamento para execução de projetos, liberação de códigos de vagas para concursos, inclusive para formar as equipes dos novos campi, entre outras perguntas.
“É um momento de capacitação, um momento em que a gente também se ressignifica enquanto MEC, porque levamos para Brasília várias solicitações e sugestões. Acho que isso é muito importante, porque essa comunicação ativa com a ponta é o que faz a diferença para nós gestores e para a sociedade”, destacou o secretário.
Ambas palestras seguem disponíveis no canal oficial do IFC no YouTube: 7ª Reunião Ordinária do Codir – primeiro dia e 7ª Reunião Ordinária do Codir – segundo dia.
Doação de terreno para IFC
Outro momento marcante nesta 7ª Reunião Ordinária do Codir foi a assinatura do termo de doação do terreno que abriga o IFC Campus Avançado Abelardo Luz, oficializada entre o IFC e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Foi repassada do Incra para o IFC uma área de 5,5144 hectares do lote 297, localizado no interior do Projeto de Assentamento José Maria, no município de Abelardo Luz. O documento foi assinado pelo reitor da instituição, Rudinei Kock Exterckoter, e pelo representante do gabinete da Superintendência Regional do Incra em Santa Catarina, Jorge Solé. Assinaram como testemunhas do ato os diretores dos campi Concórdia e Abelardo Luz, Alessandra Carine Portolan e Elodir Lourenço de Souza, respectivamente; e pelo secretário da Setec, Marcelo Bregagnoli.
Conforme definido no título de doação, o IFC usará a área para ampliação de instalações do Campus Avançado Abelardo Luz e promover melhorias nas atividades de ensino, aumento de alojamentos e, consequentemente, atendimento a um maior número de estudantes.
Orçamento para obras
Durante a reunião, o reitor Rudnei apresentou diversas obras estratégicas para o IFC, as quais somam o valor total de R$70 milhões. Algumas estão em processo licitatório e outras em planejamento para elaboração e execução dos projetos. De acordo com o pró-reitor de Administração, Jorge Luís de Souza Mota, a indicação das obras a serem executadas ocorreu no Grupo de Trabalho que delimitou critérios e obras estratégicas para o IFC e foi validada pelo Codir, ou seja, partiu de uma decisão colegiada.
Sobre os recursos para os investimentos, o pró-reitor detalha que são oriundos de diversas fontes. “Entre esses valores, temos recursos de orçamento próprios da Reitoria e dos campi, emendas de bancada parlamentar e, principalmente, dos investimentos destinados para a instituição por meio do programa coordenado pelo governo federal: Novo PAC”, explica Mota.
Essas e outras informações sobre o orçamento institucional, planejamento e execução das obras de infraestrutura serão abordadas e apresentadas em matérias específicas, nos próximos meses, e apresentadas para a comunidade acadêmica e para a sociedade.
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Texto e fotos: Cecom/Reitoria / Rosiane Magalhães