Campus Araquari

Rodovia BR 280 – Km 27 Caixa Postal 21 – Araquari/SC – CEP: 89.245-000

(47) 3803-7200 /  gabinete@ifc-araquari.edu.br

Diretor-geral: Jonas Cunha Espíndola

Desde o final do período imperial, vem sendo implementada no Brasil a educação agrícola. Porém, somente no final da década de 50 é que o Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira (CASCGO) entra para os cenários da educação brasileira e da educação agrícola.

Inicialmente, a instituição denominou-se Escola de Iniciação Agrícola Senador Gomes de Oliveira, e sua fundação, em Araquari, deu-se em 26 de fevereiro de 1954, por acordo celebrado entre a União e o Estado de Santa Catarina, conforme publicação no Diário Oficial nº 63, de 18 de março de 1954.

No entanto, somente em 1959, efetivamente, suas atividades começaram. Embora fosse destinada ao ensino agrícola, não possuía área de terra preparada e em condições de cultivo para demonstrar na prática os ensinamentos técnicos.

Isto demandou esforços conjuntos dos diretores, professores, funcionários e dos próprios alunos que trabalharam para que as unidades didáticas pudessem ser desenvolvidas.

Até 1963, a Escola formou três turmas de operários agrícolas. Após esse período, a instituição transformou-se no Ginásio Agrícola Senador Gomes de Oliveira e passou a ministrar o curso de Mestre Agrícola, formando seis turmas.

Em 1968, o Ginásio Agrícola foi transferido para a Universidade Federal de Santa Catarina, por força do Decreto nº 62.173, de 25 de janeiro de 1968, publicado no Diário Oficial da União em 26 de janeiro de 1968, integrando-se ao Sistema Federal de Ensino, na condição de Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, com a finalidade de formar técnicos agrícolas em nível de segundo grau, conforme Portaria nº 059, de 24 de julho de 1981, da Secretaria de 1º e 2º Graus do MEC.

O CASCGO, durante quase 50 anos, ministrou apenas o Curso Técnico em Agropecuária, nas modalidades concomitante e subsequente (antigo sequencial).

Em 2009, o Colégio Agrícola transformou-se num campus do Instituto Federal Catarinense, atendendo à chamada pública da SETEC/MEC para que as escolas agrícolas se tornassem institutos e assim tivessem a possibilidade de oferecer cursos superiores à comunidade.