Atualizado em 03/01/2018.

FORMULÁRIO-PADRÃO-SOLICITAÇÃO-DE-ALTERAÇÃO-DE-MATERIAIS

Os manuais estão listados em sequência ao fluxo.

 

Fluxo de processos da Coordenação de Programas, Projetos e Ações

Passo

Setor

Procedimento

1

Proponente/

coordenador (docente ou TAE)

Elabora proposta para submissão (pode ser programa, projeto, curso, evento ou produto)

2

Proponente/coordenador

Submete a proposta no módulo SIGAA – Extensão e seleciona o edital que pode ser:

  • Edital de fluxo contínuo: quando a proposta não necessita de recursos financeiros.

  • Edital específico: quando o edital prevê a concessão de bolsas e/ou recursos financeiros.

A proposta deve preencher todos os requisitos do edital e ser preenchido conforme as especificações do sistema SIGAA.

3

Chefia imediata do proponente/

coordenador e de todos os envolvidos na proposta

Autoriza ações de Extensão no sistema SIGAA.

4

Coordenação de Extensão dos campi ou Reitoria (conforme definido pelo edital)

Envia para o Comitê de Extensão do campus (no SIGAA vai somente para o coordenador de Extensão, que é o presidente do Comitê). O presidente deverá reunir o Comitê de Extensão para deliberar sobre as propostas e emitir de parecer sobre a validade, relevância social e viabilidade técnica e científica, que deverá ser registrada em ata.

5

Avaliadores ad hoc

Caso esteja previsto no edital, a proposta de ação de Extensão será enviada para avaliadores ad hoc.

6

Presidente do Comitê de Extensão do IFC (COMEXT) ou Presidente do Comitê de Extensão dos campi (conforme previsto em edital)

Avaliação final de proposta (Presidente do comitê) no SIGAA

7

Proponente/ coordenador

Colocar o projeto em execução no SIGAA. Enquanto a ação de Extensão estiver em execução, é possível ao coordenador do projeto gerenciar equipes organizadoras, gerenciar participantes, gerenciar inscrições, cadastrar bolsistas e planos de trabalho.

8

Coordenação de Extensão dos campi

Acompanhar a execução das ações de Extensão

9

Proponente/coordenador

Preencher o relatório parcial da ação de Extensão (no caso de atividades realizadas em período superior a dois meses)

10

Proponente/coordenador

Preencher o relatório final da ação de Extensão e realizar a prestação de contas conforme estabelecido em edital.

11

Chefia imediata do proponente/coordenador

Validação do departamento: valida o relatório de ação de Extensão no SIGAA

12

Presidente do Comitê de Extensão do IFC (COMEXT) ou Presidente do Comitê de Extensão dos campi (conforme previsto em edital)

Validação da Proex: analisa e emite o parecer final sobre o relatório no SIGAA.

13

Após a aprovação definitiva da ação de Extensão, o sistema SIGAA disponibilizará os certificados para o coordenador e colaboradores da ação de Extensão, bem como para os participantes, se for o caso.


Manuais – SIGAA – Módulo Extensão

Caros colegas servidores do IFC!

Os manuais a seguir, devem ser utilizados como guias no momento da submissão de propostas de ações de Extensão. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail  cppa@ifc.edu.br. 

IMPORTANTE: Na primeira etapa da submissão da proposta – Dados Gerais da Ação – é necessário informar as Formas de Financiamento.

Selecionar SEMPRE (mesmo que o projeto não tenha previsto o pedido de auxílio financeiro ou bolsas):

  • Financiado pelo IFC
    • Financiamento PROEX/Campus
      • Edital … (selecionar o edital do campus ou Reitoria)

Clique na figura abaixo para visualizar:

 

Guias passo a passo:

  • Para submissão de projetos, eventos ou ações:

Submeter proposta de ação de extensão

como preencher carga horária – projetos – módulo Extensão – SIGAA

Etapas da submissão: membros da equipe e equipe executora

 

  • Etapas após a aprovação da ação de Extensão no SIGAA:

Colocar o projeto em execução

Colocar o projeto em execução – Menu Docente

 

  • Tutorial específico para cursos ou eventos:

Submeter proposta para cursos ou eventos

Inserir período de inscrições curso/eventos

Para usuários – Cadastro nos cursos ou eventos de extensão

 

  • Tutorial para chefias imediatas.

    O sistema SIGAA envia e-mail solicitando autorização (Validação de Ações de Extensão) a todas as chefias imediatas de cada participante envolvido em proposta submetida a edital da Extensão. Este processo tem como objetivo dar ciência da submissão da proposta às chefias dos proponentes e participantes de projeto, curso ou evento.

Como validar ações ou relatórios de Extensão

Obs: Dúvidas e sugestões sobre os manuais, envie um e-mail para cppa@ifc.edu.br.