2019

Atualizado em 05/09/2019.

II Seminário de Ciências Sociais da UESB

Este II Seminário de Ciências Sociais do Sudoeste da Bahia, cujo tema é “As Ciências Sociais no Brasil Hoje”, a realizar-se de 24 a 27 de setembro do corrente ano, no Campus da UESB de Vitória da Conquista, propiciará uma reflexão crítica acerca do debate atual sobre o contexto da crise brasileira. O II Seminário oferecerá Conferências, Mesas Temáticas, Grupos de Trabalho, Minicursos e Exposições, envolvendo professores, pesquisadores e discentes das Ciências Sociais e áreas afins, numa extensa programação (ver aqui).

Os contatos com a Comissão Organizadora devem ser feitos pelo e-mail seminariociso2019@gmail.com.

Inscrições pelo site: http://www2.uesb.br/eventos/cienciassociais/?page_id=18

 

X FECIC – IFSUL Camaquã

logo-fecic

Este que é o maior evento do IFSul – Câmpus Camaquã, irá acontecer entre os dias 2 e 4 de outubro de 2019. As inscrições e submissões de projetos científicos já estão abertas e vão até o dia 10 de setembro de 2019 pelo site www.fecic.com.br. No mesmo site, podem ser realizadas inscrições para avaliadores. Caso você tenha interesse em oferecer um minicurso, palestra ou oficina, também há uma área específica para submissão da proposta.

Este ano, a X FECIC terá o tema central “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. Participarão, nas mais diversas áreas do conhecimento, projetos de alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental, Médio, Médio/Técnico, nas modalidades Regular e EJA, além do Superior. A programação conta ainda com a oferta de oficinas e minicursos nas mais diversas temáticas, eventos culturais e esportivos.

Dentre as novidades desta edição, há a inclusão de novas premiações para projetos de destaque, como o prêmio “Meninas na Ciência”, que busca dar reconhecimento ao papel das mulheres no meio científico. Os participantes, visitantes e público em geral poderão indicar projetos para premiação a partir do voto popular. Também serão reconhecidas as escolas que tiverem seus projetos premiados.

Ademais, a X FECIC é uma porta de entrada para feiras de ciência de abrangência nacional e internacional. Além da medalha, os projetos com melhor colocação, e que cumpram os requisitos, serão credenciados em importantes feiras como a Mostratec (Novo Hamburgo/RS) e FENICIT (Recife/PE).

Inscrições para a X FECIC vão até o dia 10 de setembro.
Dúvidas podem ser enviadas para fecic@camaqua.ifsul.edu.br ou fecic.ifsul@gmail.com ou ainda, (51) 3671-7350.

 

8ª MOSTRAROB – Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia

A Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia – MOSTRAROB, é um evento educacional, realizado anualmente pelo Câmpus Pelotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), com o objetivo de aproximar os conhecimentos teóricos à prática, desenvolvendo a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos, a fim de estimular o pensamento científico, por meio do desenvolvimento de projetos e, por consequência, propagar a importância da realização de pesquisa nas instituições de ensino como fator determinante para a evolução econômica, tecnológica e social de nosso país.

MOSTRAROB 2019 CONVITE

Inscrições até 12 de agosto de 2019.

Mais informações: http://mostrarob.com/

 

 

XXXIV Feira Regional de Matemática

Mais informações: http://www.furb.br/web/3337/feiras-de-matematica/feira-regional

 

IFB recebe projetos da Rede Federal para o ConectaIF2019

De 26 a 30 de agosto, o Instituto Federal de Brasília (IFB) realiza mais uma edição do ConectaIF – Encontro de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.  O evento é aberto e gratuito e reúne, em um só local, oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, desafios, palestras, competições, feiras, exposições e resultados de pesquisas.

Para montagem da programação, estão abertos editais convidando a Rede Federal para participar.

Confira os links:

Mais informações: www.ifb.edu.br

 

Feira Agro-Centro Oeste Familiar 2019

Ofício Circular nº 12_2019 – Convite Reitores e Pro-Reitores externos

O Evento será realizado de 29 maio a 01 de junho em Goiânia.

Mais informações:https://agrocentro.agro.ufg.br/

 

Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos
Premiação criada para identificar, reconhecer e estimular experiências no âmbito da educação, que promovam os Direitos Humanos, contribuindo para a consolidação de uma sociedade que afirme valores como liberdade, justiça, igualdade, solidariedade, tolerância e paz.
Organizadores: Secretaria Nacional de Proteção Global, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos e a Fundação SM
Prazo de inscrição: 7 de maio (veja regulamento)
Vencedores em 2018: “Mulheres Inspiradoras”, do Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia no Brasil

Prêmio Educador Nota 10
Reconhece e valoriza professores da educação infantil ao ensino médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.
Organizadores:  Fundação Victor Civita, Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho
Prazo de inscrição: 27 de maio (veja regulamento)
Vencedor em 2018: Professor do RJ é eleito Educador do Ano com projeto de inclusão social

Professores do Brasil
Criado em 2005, o prêmio consiste na seleção e na premiação de práticas pedagógicas desenvolvidas por professores das escolas públicas e das instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino, em uma das etapas da educação básica que, comprovadamente, tenham tido êxito, considerando as diretrizes, metas e estratégias propostas no PNE (Plano Nacional de Educação), bem como os direitos e objetivos de aprendizagem da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Em 2019, o prêmio conta com cinco temas especiais: Esporte como estratégia de aprendizagem; Uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de inovação educacional; Educação empreendedora; Criação e produção de linguagens de mídia por professores e estudantes no ensino fundamental e médio; e Aprendizagem Criativa
Organizadores:  MEC e instituições parceiras
Prazo de inscrição: 31 de maio (veja regulamento)
Vencedor em 2018: lista da categoria nacional e também de vencedores estaduais, regionais e de temáticas especiais

Criadores do Futuro
Alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares de todo Brasil são encorajados a pensar o futuro da educação e das profissões, reconhecendo-os como protagonistas dos seus próprios destinos. Colocando os jovens no centro das discussões sobre “Qual o futuro das profissões e da escola?”, o desafio propõe que os alunos apresentem suas perspectivas sobre os temas propostos, por meio de produções cinematográficas e musicais. A equipe vencedora irá curtir um dia no Rock in Rio 2019 e conhecer o Museu do Amanhã, em uma viagem com as despesas pagas para ele e um responsável para o Rio de Janeiro.
Organizador: ClassUp
Prazo de Inscrição: 31 de maio (veja regulamento)

Respostas para o Amanhã
O prêmio é dedicado a estudantes de ensino médio da rede pública que, sob a orientação de professores, realizam à melhoria da vida de suas comunidades. Para conectar o aprendizado em sala de aula ao mundo real, a edição de 2019 traz como maior novidade o foco em projetos na área de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Organizador: Samsung
Prazo de Inscrição: 17 de junho (veja regulamento)
Vencedores em 2018: A experiência como premiação

Prêmio “Ações Transformadoras”
A Metodologia OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo), idealizada pelo psicoterapeuta Leo Fraiman, lança o prêmio Ações Transformadoras, cujo objetivo é destacar iniciativas positivas dentro de escolas públicas e particulares que impactem a comunidade e que tragam aos alunos subsídios para seu desenvolvimento pessoal e profissional de forma saudável e sustentável. Podem se inscrever escolas de todo o Brasil que adotem a metodologia e que tenham desenvolvido iniciativas ao longo de 2018 e no primeiro semestre de 2019, em pelo menos um dos seguintes eixos: autoconhecimento, inteligência emocional, valores humanos, educação financeira, sustentabilidade e escolhas profissionais.
Organizador: Metodologia OPEE
Prazo de Inscrição: 21 de junho (veja regulamento)

Criativos da Escola
Concurso realizado pelo programa Criativos da Escola e voltado para iniciativas de estudantes de 13 a 21 anos de todas as escolas do Brasil. Em sua 5ª edição, o prêmio traz como novidade uma imersão para alunos e professores em Roma, na Itália, além dos tradicionais de R$ 1.500 para cada projeto escolhido e R$ 500 para cada educador responsável.
Organizador: Instituto Alana
Prazo de Inscrição: 30 de junho (veja regulamento)
Vencedores em 2018: Iniciativa destaca trabalhos de nove estados que valorizam a diversidade e a identidade dos estudantes

 

Competições:

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
A competição é aberta a alunos do ensino fundamental e médio e pode ser uma porta de entrada para o mundo da ciência. Neste ano, as provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e astronáutica serão realizadas no dia 17 de Maio. Quem tiver bom desempenho será selecionado para as fases seguintes e poderá até mesmo representar o Brasil em olimpíadas internacionais.
Organizador: Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira
Prazo de inscrição: 5 de abril (veja regulamento)

 

Olimpíada Brasileira de Atualidades
Com os vestibulares e o ENEM exigindo cada vez mais temas contemporâneos, a Olimpíada de Atualidades promovida pela Facamp (Faculdades de Campinas) é uma oportunidade para estudantes de todo o Brasil se prepararem para as provas e ainda carregarem conhecimentos para toda a vida. A Olimpíada avaliará questões atuais das áreas de humanas e engenharias. Todo o conteúdo cobrado está disponível em 21 vídeos produzidos por professores da Facamp e disponíveis no Canal Facamp no YouTube . Temas como o Aquecimento Global, as Mudanças Tecnológicas, o Mercado de Trabalho Hoje, A Nova Política Americana, entre outros, estão entre os conteúdos cobrados. As provas serão compostas por duas fases: a primeira, em 14 de junho, é online e de múltipla escolha. Já a segunda fase, marcada para 31 de agosto no Campus da Facamp em Campinas (SP), é presencial e dissertativa. Para esta etapa, serão selecionados os 300 mais bem classificados na primeira fase.
Organizador: Facamp (Faculdades de Campinas)
Prazo de inscrição: 12 de junho (veja regulamento)

 

Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro
Sob a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a Olimpíada apoia os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.
Organizador: Itaú Social, MEC, Cenpec
Prazo de inscrição: 19 de agosto (veja regulamento)

Mais informações: http://porvir.org/premios-e-competicoes-de-educacao-de-2019-veja-regulamentos-e-prazos/

37° SEURS – Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

O 37º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul ocorrerá dias 3 e 4 de julho de 2019, na Universidade Federal de Santa Catarina, no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, em Florianópolis.

Para mais informações sobre o evento acesse o site: http://seurs37.ufsc.br/

Regulamento:http://seurs37.ufsc.br/files/2019/04/Regulamento-2.pdf

 

Projeto Rondon – UDESC – 2019

Local: Municípios selecionados da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina – AMOSC
Link do evento: http://www.udesc.br/nucleorondon
Período de realização do evento: 10 a 20 de Julho de 2019

 

SEMEA UFFS

O prazo de submissões para o SEMEA UFFS foi prorrogado até o dia 26/05/2019.
Basta clicar no link  http://www.uffs.edu.br/semeauffs

Dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail: semea@uffs.edu.br

 

 XV Congreso Latinoamericano y Caribeño de Extensión Universitaria

 

 

Submissão de trabalhos será prorrogada até o dia 30 de abril.

Para mais informações, acesse o site oficial do evento: http://www.une.edu.py/extension/index.php/inicio

“La Extensión Universitaria a 101 años de la Reforma”

Homenaje a Jorge Orlando Castro

Data: 25 a 28 de junho de 2019.

A ULEU e a REXUNPY, no marco do compromisso político e institucional com a Extensão Universitária, convocam ao XV Congresso Latinoamericano e Caribenho de Extensão Universitária a realizar-se na Universidade Nacional del Este (Ciudad del Este, Paraguay). Este evento se realizará entre os dias 25 e 28 de junho de 2019 no campus do quilômetro 8 Acaray de Ciudad del Este, departamento de Alto Paraná, Paraguay.

A construção e comunicação coletiva dos processos extensionistas universitários é de vital importância se consideramos a esta estratégia como uma chave de transformação da universidade pública do século XXI e o compromisso social que assume junto aos povos latinoamericanos e do Caribe. Pensar, discutir, fazer, avaliar, são elementos indispensáveis das práticas universitarias. A extensão deve refletir sobre este exercício, considerando as particularidades e complexidades de cada cenário. O social, o político, o econômico, o cultural, o ambiental, são dimensões de uma realidade que demanda ideias e ações, mas principalmente um forte compromisso social das universidades públicas.

O XV Congresso Latinoamericano e Caribenho de Extensão Universitária, a mais de 100 anos após o movimento estudantil de Córdoba, representa um desafio institucional e acadêmico com esta reflexão e com a visão da universidade latinoamericana.

Este evento reunirá estudantes, egressos, docentes, trabalhadores universitários em geral, organizações sociais, organizações territoriais e organismos públicos.

 

2018

36° SEURS – Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

A 36ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul ocorrerá entre os dias 28 e 31 de agosto de 2018, no Campus Centro da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110), em Porto Alegre. Com o tema “Extensão: ação transformadora”, o SEURS 36 refletirá acerca da capacidade da extensão universitária de agir, entender e contribuir para modificar a realidade em que se insere. As transformações também remetem às mudanças ocorridas nas universidades públicas brasileiras nos últimos anos, as quais trazem como protagonista um público cada vez mais diversificado.

As universidades e institutos federais da Regional Sul participantes poderão inscrever trabalhos no SEURS 36 em quatro modalidades diferentes: tertúlias (apresentações orais seguidas de uma roda de discussão), oficinas, minicursos e mostra interativa.

Para mais informações sobre o evento acesse o link: https://www.ufrgs.br/seurs36/

Lista de trabalhos do IFC inscritos no 36º SEURS

Anais do 36º SEURS para download!

 

2017

35° SEURS – Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

 

JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS OS ANAIS DO EVENTO:

https://unila.edu.br/35seurs/anais/

 

Local: Campus Jardim Universitário da UNILA e no campus da UNIOESTE.
Link do evento: https://unila.edu.br/35seurs/
Período de realização do evento: 30 de outubro a 01 de novembro de 2017

APRESENTAÇÃO ORAL
NOME DO COORD. AÇÃO Título do Trabalho Campus
RAFAEL LEONARDO VIVIAN ESCOLA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fraiburgo
ILLYUSHIN ZAAK SARAIVA EXTENSÃO TECNOLÓGICA E HARDWARE LIVRE: RESULTADOS DO PROJETO DE ROBÓTICA PEDAGÓGICA COM ARDUINO DO IFC-CAMPUS LUZERNA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MEIO-OESTE CATARINENSE Luzerna
MARIA GISELE PERES IFCINE: REFLEXÕES SOBRE CINEMA E EXTENSÃO São Bento do Sul
ALESSANDRA DOMINGUES MALHEIRO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE VIDEIRA/SC Videira
MARLISE POMPEO CLAUS RELATOS DA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS: RESULTADOS PARCIAIS Araquari
ADRIANO MAFRA ENSINO DE PORTUGUÊS AOS IMIGRANTES HAITIANOS EM PRESIDENTE GETÚLIO: BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA Ibirama
TALITA DANIEL SALVARO ENTRE MEMÓRIAS: A AGRICULTURA REMANESCENTE QUILOMBOLA DE SÃO ROQUE/PRAIA GRANDE-SC Santa Rosa do Sul
CARLA SOFIA DIAS BRASIL OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO – UM NOVO OLHAR PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Sombrio
FLÁVIA WALTER O DESAFIO DO ENSINO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA HAITIANOS Camboriu
RENATO RESENDE RIBEIRO DE OLIVEIRA CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA PARA ESCRITÓRIO PARA OS DISCENTES DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS SURDOS (APAS) DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA – SC Concordia
SEVERINO MIRANDOLA JR NET:NÚCLEO DE ESTUDOS TEATRAIS São Francisco do Sul
APRESENTAÇÃO CULTURAL
NOME DO COORD. AÇÃO Título do Trabalho Campus
SEVERINO MIRANDOLA JR NET EM: A FLOR E A NÁUSEA VENCEM O MELHOR São Francisco do Sul
OFICINA
NOME DO COORD. AÇÃO Título do Trabalho Campus
CARLA SOFIA DIAS BRASIL OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO – UM NOVO OLHAR PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Sombrio
MINICURSO
NOME DO COORD. AÇÃO Título do Trabalho Campus
CAMILA ZANETTE ZUANAZZI / ANGELA MARIA CROTTI DA ROSA GRUPO DE DANÇA TRADICIONALISTA DO IFC Videira

 

Resultado do Sorteio (02/08/2017) via web-conferência. Na modalidade apresentação oral não foi feito o sorteio, tendo em vista que cada campus poderia indicar um trabalho até o dia 01/08/2017.

Duvidas e informações, envie um e-mail para proex@ifc.edu.br.

Projeto Rondon – UDESC – 2017

Local: Região Sul Catarinense – Braço do Norte, Laguna, Tubarão e Criciúma
Link do evento: http://www.udesc.br/nucleorondon
Período de realização do evento: 12 a 22 de Julho de 2017

Reportagem especial no site IFC.

 

2016

34° SEURS – SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL

Datas: 03, 04 e 05 de agosto de 2016.

Local: INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – Campus Camboriú

Acesse o site do evento: http://eventos.ifc.edu.br/seurs2016/

Lista-de-trabalhos-aprovados-34º-SEURS

7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

Displaying Flyer 7 CBEU - A5 - Colorido - Prorrogado.jpg

Datas Importantes

Inscrições Pareceristas 01/02 a 28/02
Inscrições dos Participantes 1°lote (ouvintes) 01/03 a 30/04
Inscrições dos Trabalhos 1°lote 01/03 a 30/04
Análise dos Trabalhos pelos pareceristas 01/05 a 31/05
Divulgação dos trabalhos aprovados 1ª chamada e lista de espera 10/06
Divulgação dos trabalhos aprovados 2ª chamada 20/06
Inscrições dos Participantes 2°lote (ouvintes) 01/07 a 15/07
Inscrição em Roda de Conversa/Oficina/Minicurso 01/07 a 15/07